Introdução ao uso da tecnologia básica como ferramenta em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martino, Solange Beatrís
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/197941
Resumo: Nesta pesquisa, investiga-se e avalia-se a implementação do Projeto Autores brasileiros, proposto na Escola, consistindo na introdução ao uso de tecnologias básicas em sala de aula, a partir de ações que dialogam com o universo dos autores brasileiros, o livro, leitura e literatura. Pretende-se verificar os resultados, a partir dessa investigação, pela importância da atuação do professor como mediador pedagógico e a inserção do uso da tecnologia na aprendizagem do aluno no ambiente escolar, pois a utilização da tecnologia da informação no âmbito educacional vem auxiliando nas construções e reconstruções do conhecimento. Dessa forma faz-se necessário adequar a prática pedagógica às novas mudanças que acontecem cotidianamente com o uso das tecnologias digitais e aparelhos móveis. A tecnologia inserida segundo estudos, de novas práticas na educação favorece sua melhoria, fazendo com que suas variadas ferramentas e programas proporcionem o desenvolvimento e a aquisição do conhecimento, tanto dos alunos, como dos professores e de toda a comunidade escolar.
id UFRGS-2_326091d2a3babac38b8ce718319cc944
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197941
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Martino, Solange BeatrísAzevedo, Marcelo Alexandre de2019-08-13T02:30:24Z2019http://hdl.handle.net/10183/197941001098993Nesta pesquisa, investiga-se e avalia-se a implementação do Projeto Autores brasileiros, proposto na Escola, consistindo na introdução ao uso de tecnologias básicas em sala de aula, a partir de ações que dialogam com o universo dos autores brasileiros, o livro, leitura e literatura. Pretende-se verificar os resultados, a partir dessa investigação, pela importância da atuação do professor como mediador pedagógico e a inserção do uso da tecnologia na aprendizagem do aluno no ambiente escolar, pois a utilização da tecnologia da informação no âmbito educacional vem auxiliando nas construções e reconstruções do conhecimento. Dessa forma faz-se necessário adequar a prática pedagógica às novas mudanças que acontecem cotidianamente com o uso das tecnologias digitais e aparelhos móveis. A tecnologia inserida segundo estudos, de novas práticas na educação favorece sua melhoria, fazendo com que suas variadas ferramentas e programas proporcionem o desenvolvimento e a aquisição do conhecimento, tanto dos alunos, como dos professores e de toda a comunidade escolar.In this research, the implementation of the Brazilian Authors Project, proposed in the School, is investigated and evaluated, and consists of the introduction to the use of basic technologies in the classroom. The results of this research point to the importance of the teacher's role as a pedagogical mediator and the insertion of the use of technology in the student's learning in the school environment, since the use of information technology in the educational sphere has helped in the construction and reconstruction of knowledge. it is necessary to adapt the pedagogical practice to the new changes that happen daily with the use of digital technologies and mobile devices. The technology inserted in education favors its improvement, making its varied tools and programs provide the development and acquisition of knowledge, both of students, teachers and the entire school community.application/pdfporTecnologia virtualAprendizagemSala de aulaMobile technologiesUse of technologiesBrazilian authorsIntrodução ao uso da tecnologia básica como ferramenta em sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019especializaçãoCurso de Especialização em Informática Instrumental para Professores da Educação Básica a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001098993.pdf.txt001098993.pdf.txtExtracted Texttext/plain34858http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197941/2/001098993.pdf.txtc3b57dcc047dfc0e9fa248996a41bd6aMD52ORIGINAL001098993.pdfTexto completoapplication/pdf1540838http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197941/1/001098993.pdfb0e6a0c396b087a02e05b9e5addafcbaMD5110183/1979412019-08-14 02:31:28.499341oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197941Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-08-14T05:31:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Introdução ao uso da tecnologia básica como ferramenta em sala de aula
title Introdução ao uso da tecnologia básica como ferramenta em sala de aula
spellingShingle Introdução ao uso da tecnologia básica como ferramenta em sala de aula
Martino, Solange Beatrís
Tecnologia virtual
Aprendizagem
Sala de aula
Mobile technologies
Use of technologies
Brazilian authors
title_short Introdução ao uso da tecnologia básica como ferramenta em sala de aula
title_full Introdução ao uso da tecnologia básica como ferramenta em sala de aula
title_fullStr Introdução ao uso da tecnologia básica como ferramenta em sala de aula
title_full_unstemmed Introdução ao uso da tecnologia básica como ferramenta em sala de aula
title_sort Introdução ao uso da tecnologia básica como ferramenta em sala de aula
author Martino, Solange Beatrís
author_facet Martino, Solange Beatrís
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martino, Solange Beatrís
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Azevedo, Marcelo Alexandre de
contributor_str_mv Azevedo, Marcelo Alexandre de
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia virtual
Aprendizagem
Sala de aula
topic Tecnologia virtual
Aprendizagem
Sala de aula
Mobile technologies
Use of technologies
Brazilian authors
dc.subject.eng.fl_str_mv Mobile technologies
Use of technologies
Brazilian authors
description Nesta pesquisa, investiga-se e avalia-se a implementação do Projeto Autores brasileiros, proposto na Escola, consistindo na introdução ao uso de tecnologias básicas em sala de aula, a partir de ações que dialogam com o universo dos autores brasileiros, o livro, leitura e literatura. Pretende-se verificar os resultados, a partir dessa investigação, pela importância da atuação do professor como mediador pedagógico e a inserção do uso da tecnologia na aprendizagem do aluno no ambiente escolar, pois a utilização da tecnologia da informação no âmbito educacional vem auxiliando nas construções e reconstruções do conhecimento. Dessa forma faz-se necessário adequar a prática pedagógica às novas mudanças que acontecem cotidianamente com o uso das tecnologias digitais e aparelhos móveis. A tecnologia inserida segundo estudos, de novas práticas na educação favorece sua melhoria, fazendo com que suas variadas ferramentas e programas proporcionem o desenvolvimento e a aquisição do conhecimento, tanto dos alunos, como dos professores e de toda a comunidade escolar.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T02:30:24Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/197941
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001098993
url http://hdl.handle.net/10183/197941
identifier_str_mv 001098993
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197941/2/001098993.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197941/1/001098993.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c3b57dcc047dfc0e9fa248996a41bd6a
b0e6a0c396b087a02e05b9e5addafcba
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224578264989696