Práticas de letramento no ensino de LE : uma proposta de ensino através do gênero discursivo letra de música
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/16196 |
Resumo: | O presente estudo analisa uma lição elaborada e lecionada dentro dos moldes de letramento para a prática de estágio da disciplina de Estágio de Docência em Língua Inglesa II. A lição é parte de um projeto desenvolvido com uma turma de ensino médio em uma escola pública de Porto Alegre. O objetivo do trabalho é propor, através da prática pedagógica de letramento, uma prática de ensino que vise à formação social do aluno, além da formação tradicional. Para tanto, sugere-se a reflexão sobre o tema norteador da lição através do desenvolvimento de tarefas de interpretação e expressão escrita. |
id |
UFRGS-2_335d420576799a1bf7d84b34f7ea064b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/16196 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Lima, Melina SchiavonRosa, Daniel Christian de Oliveira2009-06-24T04:13:37Z2008http://hdl.handle.net/10183/16196000686882O presente estudo analisa uma lição elaborada e lecionada dentro dos moldes de letramento para a prática de estágio da disciplina de Estágio de Docência em Língua Inglesa II. A lição é parte de um projeto desenvolvido com uma turma de ensino médio em uma escola pública de Porto Alegre. O objetivo do trabalho é propor, através da prática pedagógica de letramento, uma prática de ensino que vise à formação social do aluno, além da formação tradicional. Para tanto, sugere-se a reflexão sobre o tema norteador da lição através do desenvolvimento de tarefas de interpretação e expressão escrita.The present study analyses a lesson created and taught according to literacy ideals for the teaching practice of the discipline Estágio de Docência em Língua Inglesa II. The lesson is part of the project developed with a group of high school students of a public school of Porto Alegre. The objective of this paper is to propose, through the discussion of the concept of literacy, a teaching practice that aims at raising social awareness despite teaching the traditional curriculum. In order to achieve this goal, it is suggested that students think and debate about the guiding theme of the lesson through interpretation and writing tasks.application/pdfporLíngua estrangeiraEnsino e aprendizagemAvaliação formativaLíngua inglesaLetramentoEscola públicaMúsicaLiteracyEnglish as a second languagePublic schoolMusicPráticas de letramento no ensino de LE : uma proposta de ensino através do gênero discursivo letra de músicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2008Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000686882.pdf000686882.pdfTexto completoapplication/pdf863574http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16196/1/000686882.pdf083d293df0bda1829722dfed2ddb486cMD51TEXT000686882.pdf.txt000686882.pdf.txtExtracted Texttext/plain101454http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16196/2/000686882.pdf.txt43d0e3c14cae05e191eb1f5a7ac188eaMD52THUMBNAIL000686882.pdf.jpg000686882.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg966http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16196/3/000686882.pdf.jpg3561f05511d00bd2a82f76314e75a54cMD5310183/161962018-10-22 07:26:00.646oai:www.lume.ufrgs.br:10183/16196Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T10:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Práticas de letramento no ensino de LE : uma proposta de ensino através do gênero discursivo letra de música |
title |
Práticas de letramento no ensino de LE : uma proposta de ensino através do gênero discursivo letra de música |
spellingShingle |
Práticas de letramento no ensino de LE : uma proposta de ensino através do gênero discursivo letra de música Lima, Melina Schiavon Língua estrangeira Ensino e aprendizagem Avaliação formativa Língua inglesa Letramento Escola pública Música Literacy English as a second language Public school Music |
title_short |
Práticas de letramento no ensino de LE : uma proposta de ensino através do gênero discursivo letra de música |
title_full |
Práticas de letramento no ensino de LE : uma proposta de ensino através do gênero discursivo letra de música |
title_fullStr |
Práticas de letramento no ensino de LE : uma proposta de ensino através do gênero discursivo letra de música |
title_full_unstemmed |
Práticas de letramento no ensino de LE : uma proposta de ensino através do gênero discursivo letra de música |
title_sort |
Práticas de letramento no ensino de LE : uma proposta de ensino através do gênero discursivo letra de música |
author |
Lima, Melina Schiavon |
author_facet |
Lima, Melina Schiavon |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Melina Schiavon |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rosa, Daniel Christian de Oliveira |
contributor_str_mv |
Rosa, Daniel Christian de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua estrangeira Ensino e aprendizagem Avaliação formativa Língua inglesa Letramento Escola pública Música |
topic |
Língua estrangeira Ensino e aprendizagem Avaliação formativa Língua inglesa Letramento Escola pública Música Literacy English as a second language Public school Music |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Literacy English as a second language Public school Music |
description |
O presente estudo analisa uma lição elaborada e lecionada dentro dos moldes de letramento para a prática de estágio da disciplina de Estágio de Docência em Língua Inglesa II. A lição é parte de um projeto desenvolvido com uma turma de ensino médio em uma escola pública de Porto Alegre. O objetivo do trabalho é propor, através da prática pedagógica de letramento, uma prática de ensino que vise à formação social do aluno, além da formação tradicional. Para tanto, sugere-se a reflexão sobre o tema norteador da lição através do desenvolvimento de tarefas de interpretação e expressão escrita. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2009-06-24T04:13:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/16196 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000686882 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/16196 |
identifier_str_mv |
000686882 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16196/1/000686882.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16196/2/000686882.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16196/3/000686882.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
083d293df0bda1829722dfed2ddb486c 43d0e3c14cae05e191eb1f5a7ac188ea 3561f05511d00bd2a82f76314e75a54c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224385652064256 |