O influenciador digital e as intenções de compra de consumidores da Geração Z
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/238352 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é compreender o papel do influenciador digital e as intenções de compras de consumidores da geração Z. Busca-se entender a conexão da geração Z com o influenciador digital, o seu comportamento em redes sociais e a sua atitude e confiança em relação a um produto quando divulgado pelo influenciador. A partir de uma revisão de literatura, foi desenvolvido um questionário para uma pesquisa experimental, de caráter causal. Os resultados indicaram que os jovens dessa geração são muito presentes nas redes sociais, seguem os influenciadores digitais em suas plataformas, consomem os diversos conteúdos produzidos por eles e o principal motivo que os levam a seguir, é a afinidade com o perfil do influenciador. No que se diz respeito a atitude e a confiança, nota-se que a atitude é menos positiva quando o produto é promovido pelo influenciador, fazendo com que a confiança se torne menor também. Desse modo, é possível perceber que a confiança medeia a relação entre quem está apresentando o produto e a atitude. Portanto, conclui-se que os influenciadores digitais são capazes de influenciar os consumidores da geração Z, apenas quando há uma relação de confiança por parte desses jovens. |
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Santos, Carmela Domingues Mathias dosNicolao, Leonardo2022-05-10T04:50:49Z2021http://hdl.handle.net/10183/238352001139276O objetivo deste trabalho é compreender o papel do influenciador digital e as intenções de compras de consumidores da geração Z. Busca-se entender a conexão da geração Z com o influenciador digital, o seu comportamento em redes sociais e a sua atitude e confiança em relação a um produto quando divulgado pelo influenciador. A partir de uma revisão de literatura, foi desenvolvido um questionário para uma pesquisa experimental, de caráter causal. Os resultados indicaram que os jovens dessa geração são muito presentes nas redes sociais, seguem os influenciadores digitais em suas plataformas, consomem os diversos conteúdos produzidos por eles e o principal motivo que os levam a seguir, é a afinidade com o perfil do influenciador. No que se diz respeito a atitude e a confiança, nota-se que a atitude é menos positiva quando o produto é promovido pelo influenciador, fazendo com que a confiança se torne menor também. Desse modo, é possível perceber que a confiança medeia a relação entre quem está apresentando o produto e a atitude. Portanto, conclui-se que os influenciadores digitais são capazes de influenciar os consumidores da geração Z, apenas quando há uma relação de confiança por parte desses jovens.The aim of this paper is to understand the meaning of the digital influencer in the purchase intention of Generation Z consumers. It seeks to understand the connection between the Gen Z and the influencer, their behavior in social media and their attitude and reliability in relation to a product when advertised by the influencer. From a literature review, an experimental research, of a causal character was developed The results indicated that the people of this generation are very present on social media, they follow the digital influencers on their platforms, consume the various content produced by them and the main reason that leads them to follow is the affinity with the influencer's profile. With regard to attitude and reliability, it is noted that the attitude is less positive when the product is promoted by the influencer, causing the reliability to become lower as well. Thus, it is possible to see that reliability mediates the relationship between who is presenting the product and the attitude. Therefore, it is concluded that the digital influencers are able to influence Generation Z consumers, only when there is a relationship of reliability towards the Gen Z.application/pdfporComportamento do consumidorInfluenciador digitalMarketing de relacionamentoDecisão de compraConsumer behaviorGeneration ZInfluencer marketingDigital influencerPurchase decision making processO influenciador digital e as intenções de compra de consumidores da Geração Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2021/1Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001139276.pdf.txt001139276.pdf.txtExtracted Texttext/plain109779http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238352/2/001139276.pdf.txt4d0cf325601a31c4b616074e7ca87cd6MD52ORIGINAL001139276.pdfTexto completoapplication/pdf814731http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238352/1/001139276.pdf5dfefc06d6e0d63b2ebcf3544d5676ceMD5110183/2383522023-02-16 04:28:38.196042oai:www.lume.ufrgs.br:10183/238352Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-02-16T06:28:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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O objetivo deste trabalho é compreender o papel do influenciador digital e as intenções de compras de consumidores da geração Z. Busca-se entender a conexão da geração Z com o influenciador digital, o seu comportamento em redes sociais e a sua atitude e confiança em relação a um produto quando divulgado pelo influenciador. A partir de uma revisão de literatura, foi desenvolvido um questionário para uma pesquisa experimental, de caráter causal. Os resultados indicaram que os jovens dessa geração são muito presentes nas redes sociais, seguem os influenciadores digitais em suas plataformas, consomem os diversos conteúdos produzidos por eles e o principal motivo que os levam a seguir, é a afinidade com o perfil do influenciador. No que se diz respeito a atitude e a confiança, nota-se que a atitude é menos positiva quando o produto é promovido pelo influenciador, fazendo com que a confiança se torne menor também. Desse modo, é possível perceber que a confiança medeia a relação entre quem está apresentando o produto e a atitude. Portanto, conclui-se que os influenciadores digitais são capazes de influenciar os consumidores da geração Z, apenas quando há uma relação de confiança por parte desses jovens. |
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