Percepções docentes do desempenho de alunos do 1º ano do Ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/222417 |
Resumo: | Este artigo apresenta um estudo que investiga a relação entre as percepções de professoras do perfil acadêmico de seus alunos eo desempenho destes em avaliação dos princípios de contagem. Para tanto, são apresentados estudos que abordam a investigação das percepções dos professores, evidenciando o que os resultados de pesquisas anteriores apontam. Partindo da análise de tais achados, é apresentado o estudo empírico que compõe este artigo. Participaram da pesquisa 60 alunos de 1º ano do Ensino Fundamental de 10 turmas em três escolas públicas de Porto Alegre e suas respectivas professoras. As respostas das docentes ao questionário sobre o perfil acadêmico dos estudantes foram relacionadas com o desempenho dos alunos em avaliação dos princípios de contagem. Os resultados evidenciam que as docentes têm percepções corretas no que se refere a sujeitos que dominam os princípios, mas o mesmo não ocorre para indivíduos que não apresentam a consolidação ou que ainda estão construindo os princípios de contagem. |
id |
UFRGS-2_42c4ed397e5235f5f3d307c6025304c1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222417 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Assis, Évelin Fulginiti deCorso, Luciana Vellinho2021-06-18T04:32:17Z20210102-5473http://hdl.handle.net/10183/222417001126904Este artigo apresenta um estudo que investiga a relação entre as percepções de professoras do perfil acadêmico de seus alunos eo desempenho destes em avaliação dos princípios de contagem. Para tanto, são apresentados estudos que abordam a investigação das percepções dos professores, evidenciando o que os resultados de pesquisas anteriores apontam. Partindo da análise de tais achados, é apresentado o estudo empírico que compõe este artigo. Participaram da pesquisa 60 alunos de 1º ano do Ensino Fundamental de 10 turmas em três escolas públicas de Porto Alegre e suas respectivas professoras. As respostas das docentes ao questionário sobre o perfil acadêmico dos estudantes foram relacionadas com o desempenho dos alunos em avaliação dos princípios de contagem. Os resultados evidenciam que as docentes têm percepções corretas no que se refere a sujeitos que dominam os princípios, mas o mesmo não ocorre para indivíduos que não apresentam a consolidação ou que ainda estão construindo os princípios de contagem.This paper presents a study that investigates the relation between teacher’s perceptions of the academic profile of their students and the students’ performance in tasks involving counting principles. To this end, studies addressing the investigation of teachers’ perceptions are presented, thus evidencing results found in previous research. Based on the analysis of such findings, the empirical study approached in this article is presented. Sixty first-grade students of 10 groups and their teachers from 3 public schools located in Porto Alegre participated in this research. Teachers’ answers to the questionnaire about the students’ academic profile were related to the student's achievement in a task involving counting principles. The results have shown that teachers had accurate perceptions of the children who mastered the counting principles, but not of the students who had not consolidated the principles or who were still learning them.Este artículo presenta un estudio que investiga la relación entre las percepciones de profesoras sobre el perfil académico de sus alumnos y el desempeño de éstos en la evaluación de los principios de conteo. Con este fin, se presentan estudios que abordan la investigación de las percepciones de los maestros, evidenciando lo que señalan los resultados de investigaciones anteriores. Basado en el análisis de tales hallazgos, se presenta el estudio empírico que compone este artículo. Participaron de la investigación 60 alumnos de 1º año de la Enseñanza Fundamental, de 10 grupos en tres escuelas públicas de Porto Alegre y sus respectivas profesoras. Las respuestas de las docentes al cuestionario sobre el perfil académico de los estudiantes fueron relacionadas con el desempeño de los alumnos en la evaluación de los principios de conteo. Los resultados evidencian que las docentes poseen percepciones correctas sobre sujetos que dominan los principios, pero no ocurre lo mismo con los individuos que no presentan la consolidación o que aún están construyendo los principios de conteo.application/pdfporPerspectiva (Florianópolis). Florianópolis. Vol. 39, n. 2 (abr./jun. 2021), p. 01 a 15ProfessorPerfilAlunoPercepçãoEnsino fundamentalFormaçãoTeacher’s perceptionsCounting principlesAcademic profilePercepciones de profesorasPrincipios de conteoPerfil académicoPercepções docentes do desempenho de alunos do 1º ano do Ensino FundamentalThe reflective teacher’s training in a distance learning program La formación del profesor reflexivo en un curso a distancia info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001126904.pdf.txt001126904.pdf.txtExtracted Texttext/plain37785http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222417/2/001126904.pdf.txtefd093d1306580b1eea22b8395ddfb20MD52ORIGINAL001126904.pdfTexto completoapplication/pdf740708http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222417/1/001126904.pdfdb1b804ee99b6c4f29197b4066b14450MD5110183/2224172021-06-26 04:44:08.440348oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222417Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-06-26T07:44:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Percepções docentes do desempenho de alunos do 1º ano do Ensino Fundamental |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The reflective teacher’s training in a distance learning program |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
La formación del profesor reflexivo en un curso a distancia |
title |
Percepções docentes do desempenho de alunos do 1º ano do Ensino Fundamental |
spellingShingle |
Percepções docentes do desempenho de alunos do 1º ano do Ensino Fundamental Assis, Évelin Fulginiti de Professor Perfil Aluno Percepção Ensino fundamental Formação Teacher’s perceptions Counting principles Academic profile Percepciones de profesoras Principios de conteo Perfil académico |
title_short |
Percepções docentes do desempenho de alunos do 1º ano do Ensino Fundamental |
title_full |
Percepções docentes do desempenho de alunos do 1º ano do Ensino Fundamental |
title_fullStr |
Percepções docentes do desempenho de alunos do 1º ano do Ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
Percepções docentes do desempenho de alunos do 1º ano do Ensino Fundamental |
title_sort |
Percepções docentes do desempenho de alunos do 1º ano do Ensino Fundamental |
author |
Assis, Évelin Fulginiti de |
author_facet |
Assis, Évelin Fulginiti de Corso, Luciana Vellinho |
author_role |
author |
author2 |
Corso, Luciana Vellinho |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Assis, Évelin Fulginiti de Corso, Luciana Vellinho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor Perfil Aluno Percepção Ensino fundamental Formação |
topic |
Professor Perfil Aluno Percepção Ensino fundamental Formação Teacher’s perceptions Counting principles Academic profile Percepciones de profesoras Principios de conteo Perfil académico |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teacher’s perceptions Counting principles Academic profile |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Percepciones de profesoras Principios de conteo Perfil académico |
description |
Este artigo apresenta um estudo que investiga a relação entre as percepções de professoras do perfil acadêmico de seus alunos eo desempenho destes em avaliação dos princípios de contagem. Para tanto, são apresentados estudos que abordam a investigação das percepções dos professores, evidenciando o que os resultados de pesquisas anteriores apontam. Partindo da análise de tais achados, é apresentado o estudo empírico que compõe este artigo. Participaram da pesquisa 60 alunos de 1º ano do Ensino Fundamental de 10 turmas em três escolas públicas de Porto Alegre e suas respectivas professoras. As respostas das docentes ao questionário sobre o perfil acadêmico dos estudantes foram relacionadas com o desempenho dos alunos em avaliação dos princípios de contagem. Os resultados evidenciam que as docentes têm percepções corretas no que se refere a sujeitos que dominam os princípios, mas o mesmo não ocorre para indivíduos que não apresentam a consolidação ou que ainda estão construindo os princípios de contagem. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-06-18T04:32:17Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/222417 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0102-5473 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001126904 |
identifier_str_mv |
0102-5473 001126904 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/222417 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Perspectiva (Florianópolis). Florianópolis. Vol. 39, n. 2 (abr./jun. 2021), p. 01 a 15 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222417/2/001126904.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222417/1/001126904.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
efd093d1306580b1eea22b8395ddfb20 db1b804ee99b6c4f29197b4066b14450 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447746518188032 |