Representações sociais eformação docente em química : estudo de temasemergentes e racionalidades subjacentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/261790 |
Resumo: | São investigadas as representações sociais deestudantes universitários da área de Química, matriculados em uma disciplina denominada Introdução ao Campo da Docência,acerca de temas concernentes ao magistério. Foi realizada acoleta de dados via questionário e a interpretaçãodestesocorreupor meio deanálise de conteúdo.As reflexões construídas têm potencial para aperfeiçoar o planejamento e o desenvolvimento da formação docente, com foco reorientado para a racionalidade crítica. |
id |
UFRGS-2_4b520b0268c9bb8fc04a1aa7f0cecd3f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/261790 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Fonseca, Carlos Ventura2023-07-05T03:48:10Z20232175-6600http://hdl.handle.net/10183/261790001168932São investigadas as representações sociais deestudantes universitários da área de Química, matriculados em uma disciplina denominada Introdução ao Campo da Docência,acerca de temas concernentes ao magistério. Foi realizada acoleta de dados via questionário e a interpretaçãodestesocorreupor meio deanálise de conteúdo.As reflexões construídas têm potencial para aperfeiçoar o planejamento e o desenvolvimento da formação docente, com foco reorientado para a racionalidade crítica.The social representations of university students in the area of Chemistry, enrolled in a course called Introduction to the Field of Teaching, about themes related to teaching are investigated. Data were collected via questionnaire and interpreted through content analysis. The constructed reflections have the potential to improve the planning and development of teacher education with a reorientedfocus on critical rationality.Se investigan las representaciones sociales de estudiantes universitarios del área de Química, matriculados en un curso denominado Introducción al Campo de la Enseñanza, sobre temas relacionados con la docencia. Los datos fueron recolectados a través de un cuestionario e interpretados a través del análisis de contenido. Las reflexiones construidas tienen el potencial de mejorar la planificación y el desarrollo de la formación docente, con un enfoque reorientadoen la racionalidad crítica.application/pdfporDebates em Educação. Maceió, AL. Vol. 15, n. 37 (2023), p. 48-65Formação de professoresQuímicaTeacher educationSocial representationsChemistry teachingFormación de profesoresRepresentaciones socialesEnseñanza de la químicaRepresentações sociais eformação docente em química : estudo de temasemergentes e racionalidades subjacentesSocial representations andchemistry teacher education : a study of emerging themes andunderlying rationalitiesRepresentaciones sociales yformación de profesores de química : un estudio de temas emergentes y racionalidades subyacentesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001168932.pdf.txt001168932.pdf.txtExtracted Texttext/plain62511http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261790/2/001168932.pdf.txt2d2ef350a61e7917901da58b56aab46cMD52ORIGINAL001168932.pdfTexto completoapplication/pdf425218http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261790/1/001168932.pdf02bfeb82fdf9cbfbbd907cd028066955MD5110183/2617902023-07-06 03:53:20.156478oai:www.lume.ufrgs.br:10183/261790Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-06T06:53:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Representações sociais eformação docente em química : estudo de temasemergentes e racionalidades subjacentes |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Social representations andchemistry teacher education : a study of emerging themes andunderlying rationalities |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Representaciones sociales yformación de profesores de química : un estudio de temas emergentes y racionalidades subyacentes |
title |
Representações sociais eformação docente em química : estudo de temasemergentes e racionalidades subjacentes |
spellingShingle |
Representações sociais eformação docente em química : estudo de temasemergentes e racionalidades subjacentes Fonseca, Carlos Ventura Formação de professores Química Teacher education Social representations Chemistry teaching Formación de profesores Representaciones sociales Enseñanza de la química |
title_short |
Representações sociais eformação docente em química : estudo de temasemergentes e racionalidades subjacentes |
title_full |
Representações sociais eformação docente em química : estudo de temasemergentes e racionalidades subjacentes |
title_fullStr |
Representações sociais eformação docente em química : estudo de temasemergentes e racionalidades subjacentes |
title_full_unstemmed |
Representações sociais eformação docente em química : estudo de temasemergentes e racionalidades subjacentes |
title_sort |
Representações sociais eformação docente em química : estudo de temasemergentes e racionalidades subjacentes |
author |
Fonseca, Carlos Ventura |
author_facet |
Fonseca, Carlos Ventura |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca, Carlos Ventura |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Química |
topic |
Formação de professores Química Teacher education Social representations Chemistry teaching Formación de profesores Representaciones sociales Enseñanza de la química |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teacher education Social representations Chemistry teaching |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Formación de profesores Representaciones sociales Enseñanza de la química |
description |
São investigadas as representações sociais deestudantes universitários da área de Química, matriculados em uma disciplina denominada Introdução ao Campo da Docência,acerca de temas concernentes ao magistério. Foi realizada acoleta de dados via questionário e a interpretaçãodestesocorreupor meio deanálise de conteúdo.As reflexões construídas têm potencial para aperfeiçoar o planejamento e o desenvolvimento da formação docente, com foco reorientado para a racionalidade crítica. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-05T03:48:10Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/261790 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2175-6600 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001168932 |
identifier_str_mv |
2175-6600 001168932 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/261790 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Debates em Educação. Maceió, AL. Vol. 15, n. 37 (2023), p. 48-65 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261790/2/001168932.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261790/1/001168932.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2d2ef350a61e7917901da58b56aab46c 02bfeb82fdf9cbfbbd907cd028066955 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225091129802752 |