Alfabetização : uma proposta de intervenção psicopedagógica com jogos digitais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/193313 |
Resumo: | Este artigo investiga como as intervenções psicopedagógicas, através do uso de jogos digitais, podem colaborar no processo de alfabetização das crianças. Para efetivar este trabalho foi realizado um levantamento e selecionados alguns jogos digitais de alfabetização oferecidos no site do Ministério da Educação - Portal do Professor que poderiam ser utilizados para aquisição da leitura e da escrita. Procurou-se contemplar os jogos que tivessem objetivos claros e não repetitivos, que abrangessem diferentes níveis de aprendizagem, que fossem lúdicos, que apresentassem diferentes temáticas e que atendessem as necessidades de alunos em processo de alfabetização. Concluímos que, quando bem planejados e aplicados de maneira sistemática, os jogos digitais podem ser ótimos recursos tecnológicos a serem utilizados nas intervenções psicopedagógicas colaborando na evolução da leitura e da escrita e trazendo uma nova maneira, atrativa, motivadora para o trabalho com as crianças, mais condizente com a realidade do século XXI. |
id |
UFRGS-2_5174bf47519a0caa5fe49f0803048011 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193313 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Cella, MônicaCorbellini, Silvana2019-04-24T02:34:06Z2014http://hdl.handle.net/10183/193313001092102Este artigo investiga como as intervenções psicopedagógicas, através do uso de jogos digitais, podem colaborar no processo de alfabetização das crianças. Para efetivar este trabalho foi realizado um levantamento e selecionados alguns jogos digitais de alfabetização oferecidos no site do Ministério da Educação - Portal do Professor que poderiam ser utilizados para aquisição da leitura e da escrita. Procurou-se contemplar os jogos que tivessem objetivos claros e não repetitivos, que abrangessem diferentes níveis de aprendizagem, que fossem lúdicos, que apresentassem diferentes temáticas e que atendessem as necessidades de alunos em processo de alfabetização. Concluímos que, quando bem planejados e aplicados de maneira sistemática, os jogos digitais podem ser ótimos recursos tecnológicos a serem utilizados nas intervenções psicopedagógicas colaborando na evolução da leitura e da escrita e trazendo uma nova maneira, atrativa, motivadora para o trabalho com as crianças, mais condizente com a realidade do século XXI.application/pdfporAlfabetizaçãoJogos digitaisPsicopedagogiaTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Alfabetização : uma proposta de intervenção psicopedagógica com jogos digitaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Psicopedagogia e Tecnologias da Informação e Comunicação na modalidade à distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001092102.pdf.txt001092102.pdf.txtExtracted Texttext/plain46946http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193313/2/001092102.pdf.txteac1926a53b3feef531b0ce6ded968d1MD52ORIGINAL001092102.pdfTexto completoapplication/pdf284349http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193313/1/001092102.pdf545c00925aa91461e4f607e4663a849eMD5110183/1933132019-04-25 02:36:46.183996oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193313Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-04-25T05:36:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Alfabetização : uma proposta de intervenção psicopedagógica com jogos digitais |
title |
Alfabetização : uma proposta de intervenção psicopedagógica com jogos digitais |
spellingShingle |
Alfabetização : uma proposta de intervenção psicopedagógica com jogos digitais Cella, Mônica Alfabetização Jogos digitais Psicopedagogia Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) |
title_short |
Alfabetização : uma proposta de intervenção psicopedagógica com jogos digitais |
title_full |
Alfabetização : uma proposta de intervenção psicopedagógica com jogos digitais |
title_fullStr |
Alfabetização : uma proposta de intervenção psicopedagógica com jogos digitais |
title_full_unstemmed |
Alfabetização : uma proposta de intervenção psicopedagógica com jogos digitais |
title_sort |
Alfabetização : uma proposta de intervenção psicopedagógica com jogos digitais |
author |
Cella, Mônica |
author_facet |
Cella, Mônica |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cella, Mônica |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Corbellini, Silvana |
contributor_str_mv |
Corbellini, Silvana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Jogos digitais Psicopedagogia Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) |
topic |
Alfabetização Jogos digitais Psicopedagogia Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) |
description |
Este artigo investiga como as intervenções psicopedagógicas, através do uso de jogos digitais, podem colaborar no processo de alfabetização das crianças. Para efetivar este trabalho foi realizado um levantamento e selecionados alguns jogos digitais de alfabetização oferecidos no site do Ministério da Educação - Portal do Professor que poderiam ser utilizados para aquisição da leitura e da escrita. Procurou-se contemplar os jogos que tivessem objetivos claros e não repetitivos, que abrangessem diferentes níveis de aprendizagem, que fossem lúdicos, que apresentassem diferentes temáticas e que atendessem as necessidades de alunos em processo de alfabetização. Concluímos que, quando bem planejados e aplicados de maneira sistemática, os jogos digitais podem ser ótimos recursos tecnológicos a serem utilizados nas intervenções psicopedagógicas colaborando na evolução da leitura e da escrita e trazendo uma nova maneira, atrativa, motivadora para o trabalho com as crianças, mais condizente com a realidade do século XXI. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-04-24T02:34:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/193313 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001092102 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/193313 |
identifier_str_mv |
001092102 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193313/2/001092102.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193313/1/001092102.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
eac1926a53b3feef531b0ce6ded968d1 545c00925aa91461e4f607e4663a849e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224572465315840 |