Contribuições da teoria da atividade para m-learning
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/29331 |
Resumo: | Mobile learning (m-learning – aprendizagem por meio de dispositivos móveis) é uma área que envolve diversos aspectos, além dos tecnológicos, tendo em vista o objetivo final que é a aprendizagem. Nesse sentido, entende-se que a referida área requer um aporte teórico que oriente as ações a serem promovidas. Este artigo propõe uma análise das contribuições da Teoria da Atividade para m-learning, segundo a visão de vários autores. Para tanto, inicialmente, promove-se uma reflexão sobre diversos aspectos envolvidos na definição de m-learning. A seguir, são apresentadas, resumidamente, as principais concepções da Teoria da Atividade, assim como são analisadas características da atividade de aprendizagem. Finalizando, discute-se como a referida teoria tem sido adotada no suporte de ações em m-learning.9 |
id |
UFRGS-2_5198f9350fabddaa0d9126e8b2c2d89b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29331 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Batista, Silvia Cristina FreitasBehar, Patrícia AlejandraPasserino, Liliana Maria2011-06-02T06:00:46Z20101679-1916http://hdl.handle.net/10183/29331000763126Mobile learning (m-learning – aprendizagem por meio de dispositivos móveis) é uma área que envolve diversos aspectos, além dos tecnológicos, tendo em vista o objetivo final que é a aprendizagem. Nesse sentido, entende-se que a referida área requer um aporte teórico que oriente as ações a serem promovidas. Este artigo propõe uma análise das contribuições da Teoria da Atividade para m-learning, segundo a visão de vários autores. Para tanto, inicialmente, promove-se uma reflexão sobre diversos aspectos envolvidos na definição de m-learning. A seguir, são apresentadas, resumidamente, as principais concepções da Teoria da Atividade, assim como são analisadas características da atividade de aprendizagem. Finalizando, discute-se como a referida teoria tem sido adotada no suporte de ações em m-learning.9Mobile learning (m-learning – learning through mobile devices) is an area that involves several aspects, besides the technological, with the ultimate goal of learning. It is considered that this area requires a theoretical framework to guide the actions to be promoted. This article proposes an analysis of the contributions from the Activity Theory to m-learning, in the view of different authors. Thus, it presents, first, a reflection on various aspects involved in the definition of m-learning. Following, we make a brief presentation of the main concepts of the Activity Theory and analyze characteristics of the learning activity. Finally, the paper discusses how this theory has been adopted to support actions in m-learning.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 8, n. 2 (jul. 2010), 10 f.Teoria da atividadeActivity theoryM-learningLearning activityContribuições da teoria da atividade para m-learningContributions from activity theory to M- learningONTRIBUTIONS info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000763126.pdf.txt000763126.pdf.txtExtracted Texttext/plain35894http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29331/2/000763126.pdf.txt2fe51a80c62c4656657094e0ec798645MD52ORIGINAL000763126.pdf000763126.pdfTexto completoapplication/pdf119623http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29331/1/000763126.pdfc1fea8751634b35b82d3a3f659f7acccMD51THUMBNAIL000763126.pdf.jpg000763126.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1707http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29331/3/000763126.pdf.jpg66917cdc126f0556f296245c36793bedMD5310183/293312019-11-09 04:51:29.771273oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29331Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-11-09T06:51:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Contribuições da teoria da atividade para m-learning |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Contributions from activity theory to M- learningONTRIBUTIONS |
title |
Contribuições da teoria da atividade para m-learning |
spellingShingle |
Contribuições da teoria da atividade para m-learning Batista, Silvia Cristina Freitas Teoria da atividade Activity theory M-learning Learning activity |
title_short |
Contribuições da teoria da atividade para m-learning |
title_full |
Contribuições da teoria da atividade para m-learning |
title_fullStr |
Contribuições da teoria da atividade para m-learning |
title_full_unstemmed |
Contribuições da teoria da atividade para m-learning |
title_sort |
Contribuições da teoria da atividade para m-learning |
author |
Batista, Silvia Cristina Freitas |
author_facet |
Batista, Silvia Cristina Freitas Behar, Patrícia Alejandra Passerino, Liliana Maria |
author_role |
author |
author2 |
Behar, Patrícia Alejandra Passerino, Liliana Maria |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Batista, Silvia Cristina Freitas Behar, Patrícia Alejandra Passerino, Liliana Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teoria da atividade |
topic |
Teoria da atividade Activity theory M-learning Learning activity |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Activity theory M-learning Learning activity |
description |
Mobile learning (m-learning – aprendizagem por meio de dispositivos móveis) é uma área que envolve diversos aspectos, além dos tecnológicos, tendo em vista o objetivo final que é a aprendizagem. Nesse sentido, entende-se que a referida área requer um aporte teórico que oriente as ações a serem promovidas. Este artigo propõe uma análise das contribuições da Teoria da Atividade para m-learning, segundo a visão de vários autores. Para tanto, inicialmente, promove-se uma reflexão sobre diversos aspectos envolvidos na definição de m-learning. A seguir, são apresentadas, resumidamente, as principais concepções da Teoria da Atividade, assim como são analisadas características da atividade de aprendizagem. Finalizando, discute-se como a referida teoria tem sido adotada no suporte de ações em m-learning.9 |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-06-02T06:00:46Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/29331 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1679-1916 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000763126 |
identifier_str_mv |
1679-1916 000763126 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/29331 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 8, n. 2 (jul. 2010), 10 f. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29331/2/000763126.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29331/1/000763126.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29331/3/000763126.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2fe51a80c62c4656657094e0ec798645 c1fea8751634b35b82d3a3f659f7accc 66917cdc126f0556f296245c36793bed |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224727042195456 |