Contribuições da teoria da atividade para m-learning

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Silvia Cristina Freitas
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Behar, Patrícia Alejandra, Passerino, Liliana Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/29331
Resumo: Mobile learning (m-learning – aprendizagem por meio de dispositivos móveis) é uma área que envolve diversos aspectos, além dos tecnológicos, tendo em vista o objetivo final que é a aprendizagem. Nesse sentido, entende-se que a referida área requer um aporte teórico que oriente as ações a serem promovidas. Este artigo propõe uma análise das contribuições da Teoria da Atividade para m-learning, segundo a visão de vários autores. Para tanto, inicialmente, promove-se uma reflexão sobre diversos aspectos envolvidos na definição de m-learning. A seguir, são apresentadas, resumidamente, as principais concepções da Teoria da Atividade, assim como são analisadas características da atividade de aprendizagem. Finalizando, discute-se como a referida teoria tem sido adotada no suporte de ações em m-learning.9
id UFRGS-2_5198f9350fabddaa0d9126e8b2c2d89b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29331
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Batista, Silvia Cristina FreitasBehar, Patrícia AlejandraPasserino, Liliana Maria2011-06-02T06:00:46Z20101679-1916http://hdl.handle.net/10183/29331000763126Mobile learning (m-learning – aprendizagem por meio de dispositivos móveis) é uma área que envolve diversos aspectos, além dos tecnológicos, tendo em vista o objetivo final que é a aprendizagem. Nesse sentido, entende-se que a referida área requer um aporte teórico que oriente as ações a serem promovidas. Este artigo propõe uma análise das contribuições da Teoria da Atividade para m-learning, segundo a visão de vários autores. Para tanto, inicialmente, promove-se uma reflexão sobre diversos aspectos envolvidos na definição de m-learning. A seguir, são apresentadas, resumidamente, as principais concepções da Teoria da Atividade, assim como são analisadas características da atividade de aprendizagem. Finalizando, discute-se como a referida teoria tem sido adotada no suporte de ações em m-learning.9Mobile learning (m-learning – learning through mobile devices) is an area that involves several aspects, besides the technological, with the ultimate goal of learning. It is considered that this area requires a theoretical framework to guide the actions to be promoted. This article proposes an analysis of the contributions from the Activity Theory to m-learning, in the view of different authors. Thus, it presents, first, a reflection on various aspects involved in the definition of m-learning. Following, we make a brief presentation of the main concepts of the Activity Theory and analyze characteristics of the learning activity. Finally, the paper discusses how this theory has been adopted to support actions in m-learning.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 8, n. 2 (jul. 2010), 10 f.Teoria da atividadeActivity theoryM-learningLearning activityContribuições da teoria da atividade para m-learningContributions from activity theory to M- learningONTRIBUTIONS info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000763126.pdf.txt000763126.pdf.txtExtracted Texttext/plain35894http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29331/2/000763126.pdf.txt2fe51a80c62c4656657094e0ec798645MD52ORIGINAL000763126.pdf000763126.pdfTexto completoapplication/pdf119623http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29331/1/000763126.pdfc1fea8751634b35b82d3a3f659f7acccMD51THUMBNAIL000763126.pdf.jpg000763126.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1707http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29331/3/000763126.pdf.jpg66917cdc126f0556f296245c36793bedMD5310183/293312019-11-09 04:51:29.771273oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29331Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-11-09T06:51:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Contribuições da teoria da atividade para m-learning
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Contributions from activity theory to M- learningONTRIBUTIONS
title Contribuições da teoria da atividade para m-learning
spellingShingle Contribuições da teoria da atividade para m-learning
Batista, Silvia Cristina Freitas
Teoria da atividade
Activity theory
M-learning
Learning activity
title_short Contribuições da teoria da atividade para m-learning
title_full Contribuições da teoria da atividade para m-learning
title_fullStr Contribuições da teoria da atividade para m-learning
title_full_unstemmed Contribuições da teoria da atividade para m-learning
title_sort Contribuições da teoria da atividade para m-learning
author Batista, Silvia Cristina Freitas
author_facet Batista, Silvia Cristina Freitas
Behar, Patrícia Alejandra
Passerino, Liliana Maria
author_role author
author2 Behar, Patrícia Alejandra
Passerino, Liliana Maria
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Silvia Cristina Freitas
Behar, Patrícia Alejandra
Passerino, Liliana Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria da atividade
topic Teoria da atividade
Activity theory
M-learning
Learning activity
dc.subject.eng.fl_str_mv Activity theory
M-learning
Learning activity
description Mobile learning (m-learning – aprendizagem por meio de dispositivos móveis) é uma área que envolve diversos aspectos, além dos tecnológicos, tendo em vista o objetivo final que é a aprendizagem. Nesse sentido, entende-se que a referida área requer um aporte teórico que oriente as ações a serem promovidas. Este artigo propõe uma análise das contribuições da Teoria da Atividade para m-learning, segundo a visão de vários autores. Para tanto, inicialmente, promove-se uma reflexão sobre diversos aspectos envolvidos na definição de m-learning. A seguir, são apresentadas, resumidamente, as principais concepções da Teoria da Atividade, assim como são analisadas características da atividade de aprendizagem. Finalizando, discute-se como a referida teoria tem sido adotada no suporte de ações em m-learning.9
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-06-02T06:00:46Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/29331
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000763126
identifier_str_mv 1679-1916
000763126
url http://hdl.handle.net/10183/29331
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 8, n. 2 (jul. 2010), 10 f.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29331/2/000763126.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29331/1/000763126.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29331/3/000763126.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2fe51a80c62c4656657094e0ec798645
c1fea8751634b35b82d3a3f659f7accc
66917cdc126f0556f296245c36793bed
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224727042195456