Análise do processo de desenvolvimento de gráficos instrucionais para material didático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Vinícius Nunes Rocha e
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Bruscato, Léia Miotto
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/157449
Resumo: A linguagem visual e os profissionais encarregados pela sua efetividade e aperfeiçoamento possuem grande importância no atual contexto no qual o ser humano se encontra na contemporaneidade. As imagens visuais, que fazem parte do cotidiano de milhões de pessoas, são capazes de cativar a atenção de muitos e, de certa forma, influenciar seus comportamentos. É inegável a sua efetividade como ferramenta em prol da aprendizagem, estimulando o raciocínio visual e os benefícios trazidos por ele. Todavia, para essa finalidade, faz-se necessário um bom planejamento e a utilização de gráficos instrucionais adequados, de acordo com o tipo de conteúdo a ser apresentado. O presente estudo tem como objetivo compreender como a linguagem visual exerce seu papel como recurso para ensino/aprendizagem em materiais didáticos. Para isso, traz relatos do processo de desenvolvimento de um manual de produção gráfica ilustrado, elaborado mediante utilização da metodologia projetual para produtos gráfico-impressos proposta por Matté (2004), com determinadas adaptações apontadas por Clark e Lyons (2011) em relação ao uso de gráficos instrucionais. A partir dessa análise, pode-se observar a importância da linguagem visual como ferramenta instrucional, assim como constatar a necessidade de respeitar métodos específicos, úteis para os campos que estudam a comunicação e a apresentação de informações por meio de imagens visuais.
id UFRGS-2_63adf22e57cea5d29ea711b276ffb367
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157449
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Souza, Vinícius Nunes Rocha eBruscato, Léia Miotto2017-05-06T02:40:04Z2017http://hdl.handle.net/10183/157449001020325A linguagem visual e os profissionais encarregados pela sua efetividade e aperfeiçoamento possuem grande importância no atual contexto no qual o ser humano se encontra na contemporaneidade. As imagens visuais, que fazem parte do cotidiano de milhões de pessoas, são capazes de cativar a atenção de muitos e, de certa forma, influenciar seus comportamentos. É inegável a sua efetividade como ferramenta em prol da aprendizagem, estimulando o raciocínio visual e os benefícios trazidos por ele. Todavia, para essa finalidade, faz-se necessário um bom planejamento e a utilização de gráficos instrucionais adequados, de acordo com o tipo de conteúdo a ser apresentado. O presente estudo tem como objetivo compreender como a linguagem visual exerce seu papel como recurso para ensino/aprendizagem em materiais didáticos. Para isso, traz relatos do processo de desenvolvimento de um manual de produção gráfica ilustrado, elaborado mediante utilização da metodologia projetual para produtos gráfico-impressos proposta por Matté (2004), com determinadas adaptações apontadas por Clark e Lyons (2011) em relação ao uso de gráficos instrucionais. A partir dessa análise, pode-se observar a importância da linguagem visual como ferramenta instrucional, assim como constatar a necessidade de respeitar métodos específicos, úteis para os campos que estudam a comunicação e a apresentação de informações por meio de imagens visuais.application/pdfporBernardes, Mauricio Moreira e Silva; Linden, Júlio Carlos de Souza van der (orgs.). Design em pesquisa : vol 1. Porto Alegre : Marcavisual, 2017. p. 416-433Linguagem visualDesign instrucionalAnálise do processo de desenvolvimento de gráficos instrucionais para material didáticoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001020325.pdf001020325.pdfCapítuloapplication/pdf928325http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157449/1/001020325.pdf28212cca463a150d3de3e638d807414cMD51TEXT001020325.pdf.txt001020325.pdf.txtExtracted Texttext/plain31762http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157449/2/001020325.pdf.txtb46218172d45314c8bf17d47bd267ee5MD52THUMBNAIL001020325.pdf.jpg001020325.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1889http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157449/3/001020325.pdf.jpgf7be45447360afc448cd64a93f1ee89aMD5310183/1574492023-06-03 03:36:28.667041oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157449Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-06-03T06:36:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise do processo de desenvolvimento de gráficos instrucionais para material didático
title Análise do processo de desenvolvimento de gráficos instrucionais para material didático
spellingShingle Análise do processo de desenvolvimento de gráficos instrucionais para material didático
Souza, Vinícius Nunes Rocha e
Linguagem visual
Design instrucional
title_short Análise do processo de desenvolvimento de gráficos instrucionais para material didático
title_full Análise do processo de desenvolvimento de gráficos instrucionais para material didático
title_fullStr Análise do processo de desenvolvimento de gráficos instrucionais para material didático
title_full_unstemmed Análise do processo de desenvolvimento de gráficos instrucionais para material didático
title_sort Análise do processo de desenvolvimento de gráficos instrucionais para material didático
author Souza, Vinícius Nunes Rocha e
author_facet Souza, Vinícius Nunes Rocha e
Bruscato, Léia Miotto
author_role author
author2 Bruscato, Léia Miotto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Vinícius Nunes Rocha e
Bruscato, Léia Miotto
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem visual
Design instrucional
topic Linguagem visual
Design instrucional
description A linguagem visual e os profissionais encarregados pela sua efetividade e aperfeiçoamento possuem grande importância no atual contexto no qual o ser humano se encontra na contemporaneidade. As imagens visuais, que fazem parte do cotidiano de milhões de pessoas, são capazes de cativar a atenção de muitos e, de certa forma, influenciar seus comportamentos. É inegável a sua efetividade como ferramenta em prol da aprendizagem, estimulando o raciocínio visual e os benefícios trazidos por ele. Todavia, para essa finalidade, faz-se necessário um bom planejamento e a utilização de gráficos instrucionais adequados, de acordo com o tipo de conteúdo a ser apresentado. O presente estudo tem como objetivo compreender como a linguagem visual exerce seu papel como recurso para ensino/aprendizagem em materiais didáticos. Para isso, traz relatos do processo de desenvolvimento de um manual de produção gráfica ilustrado, elaborado mediante utilização da metodologia projetual para produtos gráfico-impressos proposta por Matté (2004), com determinadas adaptações apontadas por Clark e Lyons (2011) em relação ao uso de gráficos instrucionais. A partir dessa análise, pode-se observar a importância da linguagem visual como ferramenta instrucional, assim como constatar a necessidade de respeitar métodos específicos, úteis para os campos que estudam a comunicação e a apresentação de informações por meio de imagens visuais.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-05-06T02:40:04Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/157449
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001020325
url http://hdl.handle.net/10183/157449
identifier_str_mv 001020325
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Bernardes, Mauricio Moreira e Silva; Linden, Júlio Carlos de Souza van der (orgs.). Design em pesquisa : vol 1. Porto Alegre : Marcavisual, 2017. p. 416-433
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157449/1/001020325.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157449/2/001020325.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157449/3/001020325.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 28212cca463a150d3de3e638d807414c
b46218172d45314c8bf17d47bd267ee5
f7be45447360afc448cd64a93f1ee89a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224914859982848