Análise do processo de desenvolvimento de gráficos instrucionais para material didático
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/157449 |
Resumo: | A linguagem visual e os profissionais encarregados pela sua efetividade e aperfeiçoamento possuem grande importância no atual contexto no qual o ser humano se encontra na contemporaneidade. As imagens visuais, que fazem parte do cotidiano de milhões de pessoas, são capazes de cativar a atenção de muitos e, de certa forma, influenciar seus comportamentos. É inegável a sua efetividade como ferramenta em prol da aprendizagem, estimulando o raciocínio visual e os benefícios trazidos por ele. Todavia, para essa finalidade, faz-se necessário um bom planejamento e a utilização de gráficos instrucionais adequados, de acordo com o tipo de conteúdo a ser apresentado. O presente estudo tem como objetivo compreender como a linguagem visual exerce seu papel como recurso para ensino/aprendizagem em materiais didáticos. Para isso, traz relatos do processo de desenvolvimento de um manual de produção gráfica ilustrado, elaborado mediante utilização da metodologia projetual para produtos gráfico-impressos proposta por Matté (2004), com determinadas adaptações apontadas por Clark e Lyons (2011) em relação ao uso de gráficos instrucionais. A partir dessa análise, pode-se observar a importância da linguagem visual como ferramenta instrucional, assim como constatar a necessidade de respeitar métodos específicos, úteis para os campos que estudam a comunicação e a apresentação de informações por meio de imagens visuais. |
id |
UFRGS-2_63adf22e57cea5d29ea711b276ffb367 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157449 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Souza, Vinícius Nunes Rocha eBruscato, Léia Miotto2017-05-06T02:40:04Z2017http://hdl.handle.net/10183/157449001020325A linguagem visual e os profissionais encarregados pela sua efetividade e aperfeiçoamento possuem grande importância no atual contexto no qual o ser humano se encontra na contemporaneidade. As imagens visuais, que fazem parte do cotidiano de milhões de pessoas, são capazes de cativar a atenção de muitos e, de certa forma, influenciar seus comportamentos. É inegável a sua efetividade como ferramenta em prol da aprendizagem, estimulando o raciocínio visual e os benefícios trazidos por ele. Todavia, para essa finalidade, faz-se necessário um bom planejamento e a utilização de gráficos instrucionais adequados, de acordo com o tipo de conteúdo a ser apresentado. O presente estudo tem como objetivo compreender como a linguagem visual exerce seu papel como recurso para ensino/aprendizagem em materiais didáticos. Para isso, traz relatos do processo de desenvolvimento de um manual de produção gráfica ilustrado, elaborado mediante utilização da metodologia projetual para produtos gráfico-impressos proposta por Matté (2004), com determinadas adaptações apontadas por Clark e Lyons (2011) em relação ao uso de gráficos instrucionais. A partir dessa análise, pode-se observar a importância da linguagem visual como ferramenta instrucional, assim como constatar a necessidade de respeitar métodos específicos, úteis para os campos que estudam a comunicação e a apresentação de informações por meio de imagens visuais.application/pdfporBernardes, Mauricio Moreira e Silva; Linden, Júlio Carlos de Souza van der (orgs.). Design em pesquisa : vol 1. Porto Alegre : Marcavisual, 2017. p. 416-433Linguagem visualDesign instrucionalAnálise do processo de desenvolvimento de gráficos instrucionais para material didáticoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001020325.pdf001020325.pdfCapítuloapplication/pdf928325http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157449/1/001020325.pdf28212cca463a150d3de3e638d807414cMD51TEXT001020325.pdf.txt001020325.pdf.txtExtracted Texttext/plain31762http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157449/2/001020325.pdf.txtb46218172d45314c8bf17d47bd267ee5MD52THUMBNAIL001020325.pdf.jpg001020325.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1889http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157449/3/001020325.pdf.jpgf7be45447360afc448cd64a93f1ee89aMD5310183/1574492023-06-03 03:36:28.667041oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157449Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-06-03T06:36:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise do processo de desenvolvimento de gráficos instrucionais para material didático |
title |
Análise do processo de desenvolvimento de gráficos instrucionais para material didático |
spellingShingle |
Análise do processo de desenvolvimento de gráficos instrucionais para material didático Souza, Vinícius Nunes Rocha e Linguagem visual Design instrucional |
title_short |
Análise do processo de desenvolvimento de gráficos instrucionais para material didático |
title_full |
Análise do processo de desenvolvimento de gráficos instrucionais para material didático |
title_fullStr |
Análise do processo de desenvolvimento de gráficos instrucionais para material didático |
title_full_unstemmed |
Análise do processo de desenvolvimento de gráficos instrucionais para material didático |
title_sort |
Análise do processo de desenvolvimento de gráficos instrucionais para material didático |
author |
Souza, Vinícius Nunes Rocha e |
author_facet |
Souza, Vinícius Nunes Rocha e Bruscato, Léia Miotto |
author_role |
author |
author2 |
Bruscato, Léia Miotto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Vinícius Nunes Rocha e Bruscato, Léia Miotto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguagem visual Design instrucional |
topic |
Linguagem visual Design instrucional |
description |
A linguagem visual e os profissionais encarregados pela sua efetividade e aperfeiçoamento possuem grande importância no atual contexto no qual o ser humano se encontra na contemporaneidade. As imagens visuais, que fazem parte do cotidiano de milhões de pessoas, são capazes de cativar a atenção de muitos e, de certa forma, influenciar seus comportamentos. É inegável a sua efetividade como ferramenta em prol da aprendizagem, estimulando o raciocínio visual e os benefícios trazidos por ele. Todavia, para essa finalidade, faz-se necessário um bom planejamento e a utilização de gráficos instrucionais adequados, de acordo com o tipo de conteúdo a ser apresentado. O presente estudo tem como objetivo compreender como a linguagem visual exerce seu papel como recurso para ensino/aprendizagem em materiais didáticos. Para isso, traz relatos do processo de desenvolvimento de um manual de produção gráfica ilustrado, elaborado mediante utilização da metodologia projetual para produtos gráfico-impressos proposta por Matté (2004), com determinadas adaptações apontadas por Clark e Lyons (2011) em relação ao uso de gráficos instrucionais. A partir dessa análise, pode-se observar a importância da linguagem visual como ferramenta instrucional, assim como constatar a necessidade de respeitar métodos específicos, úteis para os campos que estudam a comunicação e a apresentação de informações por meio de imagens visuais. |
publishDate |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-05-06T02:40:04Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/157449 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001020325 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/157449 |
identifier_str_mv |
001020325 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Bernardes, Mauricio Moreira e Silva; Linden, Júlio Carlos de Souza van der (orgs.). Design em pesquisa : vol 1. Porto Alegre : Marcavisual, 2017. p. 416-433 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157449/1/001020325.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157449/2/001020325.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157449/3/001020325.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
28212cca463a150d3de3e638d807414c b46218172d45314c8bf17d47bd267ee5 f7be45447360afc448cd64a93f1ee89a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447629321994240 |