Kahoot! Um recurso lúdico para o ensino e para a verificação da aprendizagem em língua espanhola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Luciano de Castro
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/235400
Resumo: O trabalho trata do uso do elemento lúdico na produção de materiais didáticos para o ensino da língua espanhola. Reforça a importância do professor como autor do seu próprio material didático e propõe uma reflexão sobre o uso das tecnologias da informação como um recurso para o ensino e verificação da aprendizagem. O objetivo desta pesquisa consiste em verificar a aprendizagem da língua espanhola na educação básica por meio da aplicação de um quiz, na plataforma virtual Kahoot!, com alunos do 1º ano do ensino médio de uma escola pública da rede estadual de ensino do Estado do Rio Grande do Sul, na cidade de Porto Alegre. Os resultados obtidos demostraram que o Kahoot! pode funcionar como um recurso lúdico para a verificação da aprendizagem, pois através dos relatórios gerados, pela própria plataforma do Kahoot!, foi possível perceber que em algumas questões do quiz os índices de acertos são maiores em determinados assuntos e menores em outros. A análise dos percentuais de erros e acertos pode funcionar como norte para que o docente identifique possíveis falhas nos processos de aprendizagem, possibilitando, assim, uma readequação no seu planejamento e nos seus objetivos pedagógicos.
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