Educação popular como resistência e emancipação humana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paludo, Conceição
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/149271
Resumo: O artigo visa a contribuir com o debate hoje instaurado sobre a concepção de Educação Popular na América Latina. A matriz teórica e analítica é o Materialismo Histórico Dialético e a pesquisa é de cunho bibliográfico e qualitativo. Parte-se da constatação de que essa concepção educativa está em processo de refundamentação. Nessa reflexão, busca-se resgatar suas origens e acumulados; bem como entender a sua atualidade. Conclui-se destacando aspectos teóricos a serem enfrentados e aprofundados e delineando alguns desafios colocados ao campo que a assume, para que possa continuar contribuindo nos processos de resistência visando à emancipação humana.
id UFRGS-2_7982c30e512a09ce1b206470689f52b2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/149271
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Paludo, Conceição2016-10-27T02:19:44Z20150101-3262http://hdl.handle.net/10183/149271001003795O artigo visa a contribuir com o debate hoje instaurado sobre a concepção de Educação Popular na América Latina. A matriz teórica e analítica é o Materialismo Histórico Dialético e a pesquisa é de cunho bibliográfico e qualitativo. Parte-se da constatação de que essa concepção educativa está em processo de refundamentação. Nessa reflexão, busca-se resgatar suas origens e acumulados; bem como entender a sua atualidade. Conclui-se destacando aspectos teóricos a serem enfrentados e aprofundados e delineando alguns desafios colocados ao campo que a assume, para que possa continuar contribuindo nos processos de resistência visando à emancipação humana.The article aims to contribute to the debate established today on the conception of Popular Education in Latin America. The theoretical and analytical matrix is the Dialectical and Historical Materialism and the research has a bibliographic and qualitative approach. We start from the observation that this education conception is in the process of reformulating its theoretical foundation. In this reflection, we seek to rescue its origins and accumulated history, as well as understand its present time. We conclude by highlighting theoretical aspects to be faced and deepened and by outlining some challenges posed to the field that assumes it, so one can continue contributing to the processes of resistance aiming at human emancipation.application/pdfporCadernos CEDES. Campinas, SP. Vol. 35, n. 96, (maio/ago. 2015), p. 219-23Educação popularPopular educationTheoretical foundation reformulationPresent timeResistanceHuman emancipationEducação popular como resistência e emancipação humanaPopular education as resistance and human emancipation info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001003795.pdf001003795.pdfTexto completoapplication/pdf147810http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149271/1/001003795.pdf580019c2c7dee8e6635c20d48846022dMD51TEXT001003795.pdf.txt001003795.pdf.txtExtracted Texttext/plain43705http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149271/2/001003795.pdf.txt3204604d0e3b16e1d63ca1d1d29b9644MD52THUMBNAIL001003795.pdf.jpg001003795.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1310http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149271/3/001003795.pdf.jpg6f3fbd5a28a4d119c80c733003dc3c0bMD5310183/1492712023-05-20 03:39:02.851189oai:www.lume.ufrgs.br:10183/149271Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-20T06:39:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação popular como resistência e emancipação humana
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Popular education as resistance and human emancipation
title Educação popular como resistência e emancipação humana
spellingShingle Educação popular como resistência e emancipação humana
Paludo, Conceição
Educação popular
Popular education
Theoretical foundation reformulation
Present time
Resistance
Human emancipation
title_short Educação popular como resistência e emancipação humana
title_full Educação popular como resistência e emancipação humana
title_fullStr Educação popular como resistência e emancipação humana
title_full_unstemmed Educação popular como resistência e emancipação humana
title_sort Educação popular como resistência e emancipação humana
author Paludo, Conceição
author_facet Paludo, Conceição
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paludo, Conceição
dc.subject.por.fl_str_mv Educação popular
topic Educação popular
Popular education
Theoretical foundation reformulation
Present time
Resistance
Human emancipation
dc.subject.eng.fl_str_mv Popular education
Theoretical foundation reformulation
Present time
Resistance
Human emancipation
description O artigo visa a contribuir com o debate hoje instaurado sobre a concepção de Educação Popular na América Latina. A matriz teórica e analítica é o Materialismo Histórico Dialético e a pesquisa é de cunho bibliográfico e qualitativo. Parte-se da constatação de que essa concepção educativa está em processo de refundamentação. Nessa reflexão, busca-se resgatar suas origens e acumulados; bem como entender a sua atualidade. Conclui-se destacando aspectos teóricos a serem enfrentados e aprofundados e delineando alguns desafios colocados ao campo que a assume, para que possa continuar contribuindo nos processos de resistência visando à emancipação humana.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-10-27T02:19:44Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/149271
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0101-3262
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001003795
identifier_str_mv 0101-3262
001003795
url http://hdl.handle.net/10183/149271
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Cadernos CEDES. Campinas, SP. Vol. 35, n. 96, (maio/ago. 2015), p. 219-23
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149271/1/001003795.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149271/2/001003795.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149271/3/001003795.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 580019c2c7dee8e6635c20d48846022d
3204604d0e3b16e1d63ca1d1d29b9644
6f3fbd5a28a4d119c80c733003dc3c0b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224909740834816