Síndrome de Asperger e a interação social : análise de propostas inclusivas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/147828 |
Resumo: | A presente pesquisa se encontra na área da Educação Especial e Inclusão. Focalizada nas práticas pedagógicas realizadas para a inclusão de um aluno com Síndrome de Asperger. Realizadas no segundo semestre do ano de dois mil e quinze, em uma turma de segundo ano do ensino fundamental, do município de Porto Alegre. Destacando a importância do Atendimento Educacional Especializado nas escolas, assim como o trabalho em conjunto com toda a gestão escolar e com a família. Tais propostas surgiram a partir de observações de práticas excludentes em sala de aula durante o período do estágio de docência obrigatório do curso de pedagogia. Propostas estas, que formaram um projeto baseado na visão de mundo do aluno com Síndrome de Asperger, juntamente com as necessidades da turma e que visavam a inclusão do aluno com Asperger no grande grupo, assim como o entrosamento da turma no projeto realizado. A linha de pesquisa se configura como de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. Obtidas através da análise documental de um diário de campo reflexivo e produções dos alunos. Documento de muita importância na obtenção de dados para a realização desta pesquisa. Como resultado destaco o entrosamento do grupo com o colega que até então, era exclúido das práticas socializadoras em sala de aula e fora dela. Tais propostas fizeram com que, aos poucos a turma começasse a entender que todos eram importantes no grupo. Surgindo assim, produções muito interessantes sobre o tema proposto, e que só se realizaram com o engajamento total da turma. |
id |
UFRGS-2_7aee9647162b0455554c835849f231df |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147828 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Muri, Milca Barreto de LimaPasserino, Liliana Maria2016-08-31T02:18:10Z2016http://hdl.handle.net/10183/147828000999547A presente pesquisa se encontra na área da Educação Especial e Inclusão. Focalizada nas práticas pedagógicas realizadas para a inclusão de um aluno com Síndrome de Asperger. Realizadas no segundo semestre do ano de dois mil e quinze, em uma turma de segundo ano do ensino fundamental, do município de Porto Alegre. Destacando a importância do Atendimento Educacional Especializado nas escolas, assim como o trabalho em conjunto com toda a gestão escolar e com a família. Tais propostas surgiram a partir de observações de práticas excludentes em sala de aula durante o período do estágio de docência obrigatório do curso de pedagogia. Propostas estas, que formaram um projeto baseado na visão de mundo do aluno com Síndrome de Asperger, juntamente com as necessidades da turma e que visavam a inclusão do aluno com Asperger no grande grupo, assim como o entrosamento da turma no projeto realizado. A linha de pesquisa se configura como de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. Obtidas através da análise documental de um diário de campo reflexivo e produções dos alunos. Documento de muita importância na obtenção de dados para a realização desta pesquisa. Como resultado destaco o entrosamento do grupo com o colega que até então, era exclúido das práticas socializadoras em sala de aula e fora dela. Tais propostas fizeram com que, aos poucos a turma começasse a entender que todos eram importantes no grupo. Surgindo assim, produções muito interessantes sobre o tema proposto, e que só se realizaram com o engajamento total da turma.application/pdfporSíndrome de AspergerEducação inclusivaEducação especialAlunoProfessorSíndrome de Asperger e a interação social : análise de propostas inclusivasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2016Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000999547.pdf000999547.pdfTexto completoapplication/pdf1243267http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147828/1/000999547.pdf7caa67d6b73d127bdc8bf028fede9b56MD51TEXT000999547.pdf.txt000999547.pdf.txtExtracted Texttext/plain71263http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147828/2/000999547.pdf.txtb67e919b8f8c0f4730e98baedc509389MD52THUMBNAIL000999547.pdf.jpg000999547.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg988http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147828/3/000999547.pdf.jpg3914698bf99b0c6166f9073824b6c8d0MD5310183/1478282018-10-29 08:45:22.987oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147828Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:45:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Síndrome de Asperger e a interação social : análise de propostas inclusivas |
title |
Síndrome de Asperger e a interação social : análise de propostas inclusivas |
spellingShingle |
Síndrome de Asperger e a interação social : análise de propostas inclusivas Muri, Milca Barreto de Lima Síndrome de Asperger Educação inclusiva Educação especial Aluno Professor |
title_short |
Síndrome de Asperger e a interação social : análise de propostas inclusivas |
title_full |
Síndrome de Asperger e a interação social : análise de propostas inclusivas |
title_fullStr |
Síndrome de Asperger e a interação social : análise de propostas inclusivas |
title_full_unstemmed |
Síndrome de Asperger e a interação social : análise de propostas inclusivas |
title_sort |
Síndrome de Asperger e a interação social : análise de propostas inclusivas |
author |
Muri, Milca Barreto de Lima |
author_facet |
Muri, Milca Barreto de Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Muri, Milca Barreto de Lima |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Passerino, Liliana Maria |
contributor_str_mv |
Passerino, Liliana Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Síndrome de Asperger Educação inclusiva Educação especial Aluno Professor |
topic |
Síndrome de Asperger Educação inclusiva Educação especial Aluno Professor |
description |
A presente pesquisa se encontra na área da Educação Especial e Inclusão. Focalizada nas práticas pedagógicas realizadas para a inclusão de um aluno com Síndrome de Asperger. Realizadas no segundo semestre do ano de dois mil e quinze, em uma turma de segundo ano do ensino fundamental, do município de Porto Alegre. Destacando a importância do Atendimento Educacional Especializado nas escolas, assim como o trabalho em conjunto com toda a gestão escolar e com a família. Tais propostas surgiram a partir de observações de práticas excludentes em sala de aula durante o período do estágio de docência obrigatório do curso de pedagogia. Propostas estas, que formaram um projeto baseado na visão de mundo do aluno com Síndrome de Asperger, juntamente com as necessidades da turma e que visavam a inclusão do aluno com Asperger no grande grupo, assim como o entrosamento da turma no projeto realizado. A linha de pesquisa se configura como de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. Obtidas através da análise documental de um diário de campo reflexivo e produções dos alunos. Documento de muita importância na obtenção de dados para a realização desta pesquisa. Como resultado destaco o entrosamento do grupo com o colega que até então, era exclúido das práticas socializadoras em sala de aula e fora dela. Tais propostas fizeram com que, aos poucos a turma começasse a entender que todos eram importantes no grupo. Surgindo assim, produções muito interessantes sobre o tema proposto, e que só se realizaram com o engajamento total da turma. |
publishDate |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-08-31T02:18:10Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/147828 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000999547 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/147828 |
identifier_str_mv |
000999547 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147828/1/000999547.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147828/2/000999547.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147828/3/000999547.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7caa67d6b73d127bdc8bf028fede9b56 b67e919b8f8c0f4730e98baedc509389 3914698bf99b0c6166f9073824b6c8d0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224516229136384 |