Estratégias de ensino-aprendizagem de frações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/31600 |
Resumo: | O presente trabalho descreve a aplicação de um procedimento metodológico de pesquisa e ensino no contexto de sala de aula, denominada Engenharia Didática, no qual buscou-se desenvolver estratégias de ensino-aprendizagem para o conteúdo de frações. Este procedimento metodológico baseou-se em atividades de pesquisa e análise de materiais que tratam de frações, utilizando vídeo sensibilizador, recortes de jornais, livros e revistas, manipulação de material concreto, resoluções de exercícios e produções escritas pelos educandos. O trabalho foi realizado nas aulas de matemática, em uma turma de 5ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Barão do Rio Branco, no município de Rosário do Sul, cujo objetivo foi proporcionar ao educando uma maior compreensão do conteúdo de frações, a partir das contextualizações feitas. |
id |
UFRGS-2_7f2e6eb07a97c110145d412b178246df |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31600 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Bonotto, Diana MoorBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2011-09-02T06:02:08Z2011http://hdl.handle.net/10183/31600000782632O presente trabalho descreve a aplicação de um procedimento metodológico de pesquisa e ensino no contexto de sala de aula, denominada Engenharia Didática, no qual buscou-se desenvolver estratégias de ensino-aprendizagem para o conteúdo de frações. Este procedimento metodológico baseou-se em atividades de pesquisa e análise de materiais que tratam de frações, utilizando vídeo sensibilizador, recortes de jornais, livros e revistas, manipulação de material concreto, resoluções de exercícios e produções escritas pelos educandos. O trabalho foi realizado nas aulas de matemática, em uma turma de 5ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Barão do Rio Branco, no município de Rosário do Sul, cujo objetivo foi proporcionar ao educando uma maior compreensão do conteúdo de frações, a partir das contextualizações feitas.application/pdfporFraçõesMídias digitaisMatemática : Ensino : AprendizagemProfessor : Formação : MatemáticaEstratégias de ensino-aprendizagem de fraçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2011especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000782632.pdf000782632.pdfTexto completoapplication/pdf4053572http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31600/1/000782632.pdf68c2a05224874a81eb387928d2c096f6MD51TEXT000782632.pdf.txt000782632.pdf.txtExtracted Texttext/plain63536http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31600/2/000782632.pdf.txt32e3c5b57b31644c85cdb60bc07046bbMD52THUMBNAIL000782632.pdf.jpg000782632.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1168http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31600/3/000782632.pdf.jpg17c25b1d21d2243394dd798f6dccea3aMD5310183/316002023-12-25 04:25:16.444716oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31600Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-12-25T06:25:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estratégias de ensino-aprendizagem de frações |
title |
Estratégias de ensino-aprendizagem de frações |
spellingShingle |
Estratégias de ensino-aprendizagem de frações Bonotto, Diana Moor Frações Mídias digitais Matemática : Ensino : Aprendizagem Professor : Formação : Matemática |
title_short |
Estratégias de ensino-aprendizagem de frações |
title_full |
Estratégias de ensino-aprendizagem de frações |
title_fullStr |
Estratégias de ensino-aprendizagem de frações |
title_full_unstemmed |
Estratégias de ensino-aprendizagem de frações |
title_sort |
Estratégias de ensino-aprendizagem de frações |
author |
Bonotto, Diana Moor |
author_facet |
Bonotto, Diana Moor |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bonotto, Diana Moor |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo |
contributor_str_mv |
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Frações Mídias digitais Matemática : Ensino : Aprendizagem Professor : Formação : Matemática |
topic |
Frações Mídias digitais Matemática : Ensino : Aprendizagem Professor : Formação : Matemática |
description |
O presente trabalho descreve a aplicação de um procedimento metodológico de pesquisa e ensino no contexto de sala de aula, denominada Engenharia Didática, no qual buscou-se desenvolver estratégias de ensino-aprendizagem para o conteúdo de frações. Este procedimento metodológico baseou-se em atividades de pesquisa e análise de materiais que tratam de frações, utilizando vídeo sensibilizador, recortes de jornais, livros e revistas, manipulação de material concreto, resoluções de exercícios e produções escritas pelos educandos. O trabalho foi realizado nas aulas de matemática, em uma turma de 5ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Barão do Rio Branco, no município de Rosário do Sul, cujo objetivo foi proporcionar ao educando uma maior compreensão do conteúdo de frações, a partir das contextualizações feitas. |
publishDate |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-09-02T06:02:08Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/31600 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000782632 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/31600 |
identifier_str_mv |
000782632 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31600/1/000782632.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31600/2/000782632.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31600/3/000782632.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
68c2a05224874a81eb387928d2c096f6 32e3c5b57b31644c85cdb60bc07046bb 17c25b1d21d2243394dd798f6dccea3a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224413080715264 |