Estudo do comportamento do consumidor de aplicativos móveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nonnenmacher, Renata Favretto
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/78327
Resumo: Esse trabalho se propõe a realizar um estudo sobre o comportamento de usuários de aplicativos móveis. O mercado de tecnologias está em ascensão e, dentro dele, destacam-se os dispositivos móveis, como smartphones e tablets, que estão se popularizando no Brasil. Tais dispositivos oferecem várias utilidades. Entre elas, os aplicativos móveis que servem para facilitar o desempenho de diversas atividades de seus usuários. O uso dessa ferramenta nos dispositivos móveis é cada vez maior, de forma que o estudo sobre o comportamento do consumidor de aplicativos se faz necessário para compreender o motivo deles serem usados, a frequência e o modo que eles são consumidos, seus diferentes tipos, a disposição de compra e as variações de comportamento entre seus usuários. Dessa maneira, foi realizado um estudo exploratório através de entrevistas qualitativas com estudantes de três diferentes áreas acadêmicas (Administração, Comunicação Social e Tecnologia da Informação). Para cada área, sete estudantes foram entrevistados totalizando vinte e uma análises. Nos resultados, como ponto em comum, as pessoas pesquisadas consideram que os seus aplicativos ideais devem ser rápidos, práticos, úteis, possuir um visual atraente e, de preferência, serem baratos ou gratuitos. Também foram constatadas diferenças de comportamento entre os grupos estudados.
id UFRGS-2_806d07249a571f57fe929ed7d7c331c1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/78327
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Nonnenmacher, Renata FavrettoCallegaro-de-Menezes, Daniela2013-09-25T02:22:16Z2012http://hdl.handle.net/10183/78327000891977Esse trabalho se propõe a realizar um estudo sobre o comportamento de usuários de aplicativos móveis. O mercado de tecnologias está em ascensão e, dentro dele, destacam-se os dispositivos móveis, como smartphones e tablets, que estão se popularizando no Brasil. Tais dispositivos oferecem várias utilidades. Entre elas, os aplicativos móveis que servem para facilitar o desempenho de diversas atividades de seus usuários. O uso dessa ferramenta nos dispositivos móveis é cada vez maior, de forma que o estudo sobre o comportamento do consumidor de aplicativos se faz necessário para compreender o motivo deles serem usados, a frequência e o modo que eles são consumidos, seus diferentes tipos, a disposição de compra e as variações de comportamento entre seus usuários. Dessa maneira, foi realizado um estudo exploratório através de entrevistas qualitativas com estudantes de três diferentes áreas acadêmicas (Administração, Comunicação Social e Tecnologia da Informação). Para cada área, sete estudantes foram entrevistados totalizando vinte e uma análises. Nos resultados, como ponto em comum, as pessoas pesquisadas consideram que os seus aplicativos ideais devem ser rápidos, práticos, úteis, possuir um visual atraente e, de preferência, serem baratos ou gratuitos. Também foram constatadas diferenças de comportamento entre os grupos estudados.The purpose of this study is to analyze the behavior of mobile device users. The technology market is ascending and within it mobile devices, as Smartphones and tablets, bring attention to their rapid increase of popularity in Brazil. These mobile devices offer a wide range of applicability. As an example we could mention the ones which aim to facilitate the performance of users daily tasks. Once the use of these tools is booming, the demand of a research about customer behavior regarding mobile application is evident and necessary to understand the motives why and how users chose the apps they will access and/or purchase. This study considers the frequency and the mode the mobile applications are used, the variation among consumers and their willingness to pay for it. Thus, this research produced an exploratory with qualitative series of interviews with students from three different academic fields (Business, Social Science and Information Technology). For each area, seven students were interviewed with a total of twenty one interviews. The results show a prevailing interest over interviewees which considers the ideal app must be fast, useful, visually attractive and preferably, low cost or free. The analysis has also shown different behavior among the groups.application/pdfporConsumidor : ComportamentoInovações tecnológicasSmartphoneMarketing : Tecnologia : EstrategiaConsumer behaviorMobile applicationMobile devicesEstudo do comportamento do consumidor de aplicativos móveisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2012/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000891977.pdf000891977.pdfTexto completoapplication/pdf1243313http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78327/1/000891977.pdfb20ad5abe99a2057542ddb720be6a94bMD51TEXT000891977.pdf.txt000891977.pdf.txtExtracted Texttext/plain131201http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78327/2/000891977.pdf.txt58dcb47f2424c71a40969145c4dbb371MD52THUMBNAIL000891977.pdf.jpg000891977.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg988http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78327/3/000891977.pdf.jpg47673421f37ff7187509e65e0f1ee8c8MD5310183/783272018-10-15 09:29:35.057oai:www.lume.ufrgs.br:10183/78327Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T12:29:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estudo do comportamento do consumidor de aplicativos móveis
title Estudo do comportamento do consumidor de aplicativos móveis
spellingShingle Estudo do comportamento do consumidor de aplicativos móveis
Nonnenmacher, Renata Favretto
Consumidor : Comportamento
Inovações tecnológicas
Smartphone
Marketing : Tecnologia : Estrategia
Consumer behavior
Mobile application
Mobile devices
title_short Estudo do comportamento do consumidor de aplicativos móveis
title_full Estudo do comportamento do consumidor de aplicativos móveis
title_fullStr Estudo do comportamento do consumidor de aplicativos móveis
title_full_unstemmed Estudo do comportamento do consumidor de aplicativos móveis
title_sort Estudo do comportamento do consumidor de aplicativos móveis
author Nonnenmacher, Renata Favretto
author_facet Nonnenmacher, Renata Favretto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nonnenmacher, Renata Favretto
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Callegaro-de-Menezes, Daniela
contributor_str_mv Callegaro-de-Menezes, Daniela
dc.subject.por.fl_str_mv Consumidor : Comportamento
Inovações tecnológicas
Smartphone
Marketing : Tecnologia : Estrategia
topic Consumidor : Comportamento
Inovações tecnológicas
Smartphone
Marketing : Tecnologia : Estrategia
Consumer behavior
Mobile application
Mobile devices
dc.subject.eng.fl_str_mv Consumer behavior
Mobile application
Mobile devices
description Esse trabalho se propõe a realizar um estudo sobre o comportamento de usuários de aplicativos móveis. O mercado de tecnologias está em ascensão e, dentro dele, destacam-se os dispositivos móveis, como smartphones e tablets, que estão se popularizando no Brasil. Tais dispositivos oferecem várias utilidades. Entre elas, os aplicativos móveis que servem para facilitar o desempenho de diversas atividades de seus usuários. O uso dessa ferramenta nos dispositivos móveis é cada vez maior, de forma que o estudo sobre o comportamento do consumidor de aplicativos se faz necessário para compreender o motivo deles serem usados, a frequência e o modo que eles são consumidos, seus diferentes tipos, a disposição de compra e as variações de comportamento entre seus usuários. Dessa maneira, foi realizado um estudo exploratório através de entrevistas qualitativas com estudantes de três diferentes áreas acadêmicas (Administração, Comunicação Social e Tecnologia da Informação). Para cada área, sete estudantes foram entrevistados totalizando vinte e uma análises. Nos resultados, como ponto em comum, as pessoas pesquisadas consideram que os seus aplicativos ideais devem ser rápidos, práticos, úteis, possuir um visual atraente e, de preferência, serem baratos ou gratuitos. Também foram constatadas diferenças de comportamento entre os grupos estudados.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-09-25T02:22:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/78327
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000891977
url http://hdl.handle.net/10183/78327
identifier_str_mv 000891977
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78327/1/000891977.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78327/2/000891977.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78327/3/000891977.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b20ad5abe99a2057542ddb720be6a94b
58dcb47f2424c71a40969145c4dbb371
47673421f37ff7187509e65e0f1ee8c8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224453459279872