Estudo do comportamento do consumidor de aplicativos móveis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/78327 |
Resumo: | Esse trabalho se propõe a realizar um estudo sobre o comportamento de usuários de aplicativos móveis. O mercado de tecnologias está em ascensão e, dentro dele, destacam-se os dispositivos móveis, como smartphones e tablets, que estão se popularizando no Brasil. Tais dispositivos oferecem várias utilidades. Entre elas, os aplicativos móveis que servem para facilitar o desempenho de diversas atividades de seus usuários. O uso dessa ferramenta nos dispositivos móveis é cada vez maior, de forma que o estudo sobre o comportamento do consumidor de aplicativos se faz necessário para compreender o motivo deles serem usados, a frequência e o modo que eles são consumidos, seus diferentes tipos, a disposição de compra e as variações de comportamento entre seus usuários. Dessa maneira, foi realizado um estudo exploratório através de entrevistas qualitativas com estudantes de três diferentes áreas acadêmicas (Administração, Comunicação Social e Tecnologia da Informação). Para cada área, sete estudantes foram entrevistados totalizando vinte e uma análises. Nos resultados, como ponto em comum, as pessoas pesquisadas consideram que os seus aplicativos ideais devem ser rápidos, práticos, úteis, possuir um visual atraente e, de preferência, serem baratos ou gratuitos. Também foram constatadas diferenças de comportamento entre os grupos estudados. |
id |
UFRGS-2_806d07249a571f57fe929ed7d7c331c1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/78327 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Nonnenmacher, Renata FavrettoCallegaro-de-Menezes, Daniela2013-09-25T02:22:16Z2012http://hdl.handle.net/10183/78327000891977Esse trabalho se propõe a realizar um estudo sobre o comportamento de usuários de aplicativos móveis. O mercado de tecnologias está em ascensão e, dentro dele, destacam-se os dispositivos móveis, como smartphones e tablets, que estão se popularizando no Brasil. Tais dispositivos oferecem várias utilidades. Entre elas, os aplicativos móveis que servem para facilitar o desempenho de diversas atividades de seus usuários. O uso dessa ferramenta nos dispositivos móveis é cada vez maior, de forma que o estudo sobre o comportamento do consumidor de aplicativos se faz necessário para compreender o motivo deles serem usados, a frequência e o modo que eles são consumidos, seus diferentes tipos, a disposição de compra e as variações de comportamento entre seus usuários. Dessa maneira, foi realizado um estudo exploratório através de entrevistas qualitativas com estudantes de três diferentes áreas acadêmicas (Administração, Comunicação Social e Tecnologia da Informação). Para cada área, sete estudantes foram entrevistados totalizando vinte e uma análises. Nos resultados, como ponto em comum, as pessoas pesquisadas consideram que os seus aplicativos ideais devem ser rápidos, práticos, úteis, possuir um visual atraente e, de preferência, serem baratos ou gratuitos. Também foram constatadas diferenças de comportamento entre os grupos estudados.The purpose of this study is to analyze the behavior of mobile device users. The technology market is ascending and within it mobile devices, as Smartphones and tablets, bring attention to their rapid increase of popularity in Brazil. These mobile devices offer a wide range of applicability. As an example we could mention the ones which aim to facilitate the performance of users daily tasks. Once the use of these tools is booming, the demand of a research about customer behavior regarding mobile application is evident and necessary to understand the motives why and how users chose the apps they will access and/or purchase. This study considers the frequency and the mode the mobile applications are used, the variation among consumers and their willingness to pay for it. Thus, this research produced an exploratory with qualitative series of interviews with students from three different academic fields (Business, Social Science and Information Technology). For each area, seven students were interviewed with a total of twenty one interviews. The results show a prevailing interest over interviewees which considers the ideal app must be fast, useful, visually attractive and preferably, low cost or free. The analysis has also shown different behavior among the groups.application/pdfporConsumidor : ComportamentoInovações tecnológicasSmartphoneMarketing : Tecnologia : EstrategiaConsumer behaviorMobile applicationMobile devicesEstudo do comportamento do consumidor de aplicativos móveisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2012/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000891977.pdf000891977.pdfTexto completoapplication/pdf1243313http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78327/1/000891977.pdfb20ad5abe99a2057542ddb720be6a94bMD51TEXT000891977.pdf.txt000891977.pdf.txtExtracted Texttext/plain131201http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78327/2/000891977.pdf.txt58dcb47f2424c71a40969145c4dbb371MD52THUMBNAIL000891977.pdf.jpg000891977.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg988http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78327/3/000891977.pdf.jpg47673421f37ff7187509e65e0f1ee8c8MD5310183/783272018-10-15 09:29:35.057oai:www.lume.ufrgs.br:10183/78327Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T12:29:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estudo do comportamento do consumidor de aplicativos móveis |
title |
Estudo do comportamento do consumidor de aplicativos móveis |
spellingShingle |
Estudo do comportamento do consumidor de aplicativos móveis Nonnenmacher, Renata Favretto Consumidor : Comportamento Inovações tecnológicas Smartphone Marketing : Tecnologia : Estrategia Consumer behavior Mobile application Mobile devices |
title_short |
Estudo do comportamento do consumidor de aplicativos móveis |
title_full |
Estudo do comportamento do consumidor de aplicativos móveis |
title_fullStr |
Estudo do comportamento do consumidor de aplicativos móveis |
title_full_unstemmed |
Estudo do comportamento do consumidor de aplicativos móveis |
title_sort |
Estudo do comportamento do consumidor de aplicativos móveis |
author |
Nonnenmacher, Renata Favretto |
author_facet |
Nonnenmacher, Renata Favretto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nonnenmacher, Renata Favretto |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Callegaro-de-Menezes, Daniela |
contributor_str_mv |
Callegaro-de-Menezes, Daniela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Consumidor : Comportamento Inovações tecnológicas Smartphone Marketing : Tecnologia : Estrategia |
topic |
Consumidor : Comportamento Inovações tecnológicas Smartphone Marketing : Tecnologia : Estrategia Consumer behavior Mobile application Mobile devices |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Consumer behavior Mobile application Mobile devices |
description |
Esse trabalho se propõe a realizar um estudo sobre o comportamento de usuários de aplicativos móveis. O mercado de tecnologias está em ascensão e, dentro dele, destacam-se os dispositivos móveis, como smartphones e tablets, que estão se popularizando no Brasil. Tais dispositivos oferecem várias utilidades. Entre elas, os aplicativos móveis que servem para facilitar o desempenho de diversas atividades de seus usuários. O uso dessa ferramenta nos dispositivos móveis é cada vez maior, de forma que o estudo sobre o comportamento do consumidor de aplicativos se faz necessário para compreender o motivo deles serem usados, a frequência e o modo que eles são consumidos, seus diferentes tipos, a disposição de compra e as variações de comportamento entre seus usuários. Dessa maneira, foi realizado um estudo exploratório através de entrevistas qualitativas com estudantes de três diferentes áreas acadêmicas (Administração, Comunicação Social e Tecnologia da Informação). Para cada área, sete estudantes foram entrevistados totalizando vinte e uma análises. Nos resultados, como ponto em comum, as pessoas pesquisadas consideram que os seus aplicativos ideais devem ser rápidos, práticos, úteis, possuir um visual atraente e, de preferência, serem baratos ou gratuitos. Também foram constatadas diferenças de comportamento entre os grupos estudados. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-09-25T02:22:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/78327 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000891977 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/78327 |
identifier_str_mv |
000891977 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78327/1/000891977.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78327/2/000891977.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78327/3/000891977.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b20ad5abe99a2057542ddb720be6a94b 58dcb47f2424c71a40969145c4dbb371 47673421f37ff7187509e65e0f1ee8c8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224453459279872 |