Competências Infocomunicacionais: possibilidades para uma ultrapassagem lógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Daher Júnior, Francisco José
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Borges, Jussara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/268331
Resumo: O presente trabalho objetiva ampliar as discussões sobre as Competências Infocomunicacionais, por meio de reflexões que buscam desnudar estigmas intrínsecos em seus distintos discursos. Pretende-se, por conseguinte, empreender um esforço para se fazer uma transposição lógica dos seus atributos constitutivos — competência em informação, em comunicação e habilidades operacionais —, para além da perspectiva instrumental. Com esse fim, o caminho metodológico, teórico-reflexivo, foi ancorado na dialógica. Destarte, refletiu-se sobre possibilidades de se proceder um alargamento conceitual acerca do tema, tomando-se o cuidado em não se eliminar as contradições discursivas envolvidas no processo em curso. Concluiu-se, portanto, que a expressão “competência”, considerando o seu aspecto provocador, que remete a uma imediata antítese da desqualificação e submissão, por outro lado, obriga à reflexão sobre as aberturas lógicas propiciadas por suas tensões, sendo, portanto, adequada e suficiente para o fortalecimento de um discurso epistêmico referente à infocomunicação no âmbito da Ciência da Informação.
id UFRGS-2_8865510fd159d09a38488e0959ac8b6e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/268331
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Daher Júnior, Francisco JoséBorges, Jussara2023-12-12T03:21:49Z20230103-3786http://hdl.handle.net/10183/268331001186962O presente trabalho objetiva ampliar as discussões sobre as Competências Infocomunicacionais, por meio de reflexões que buscam desnudar estigmas intrínsecos em seus distintos discursos. Pretende-se, por conseguinte, empreender um esforço para se fazer uma transposição lógica dos seus atributos constitutivos — competência em informação, em comunicação e habilidades operacionais —, para além da perspectiva instrumental. Com esse fim, o caminho metodológico, teórico-reflexivo, foi ancorado na dialógica. Destarte, refletiu-se sobre possibilidades de se proceder um alargamento conceitual acerca do tema, tomando-se o cuidado em não se eliminar as contradições discursivas envolvidas no processo em curso. Concluiu-se, portanto, que a expressão “competência”, considerando o seu aspecto provocador, que remete a uma imediata antítese da desqualificação e submissão, por outro lado, obriga à reflexão sobre as aberturas lógicas propiciadas por suas tensões, sendo, portanto, adequada e suficiente para o fortalecimento de um discurso epistêmico referente à infocomunicação no âmbito da Ciência da Informação.The present work aims to expand the discussions about infocommunication skills, through reflections that seek to denude intrinsic stigmas in their different speeches. It is intended, therefore, to make an effort to make a logical transposition of its constitutive attributes — information, communication and operational skills — beyond the instrumental perspective. To this end, the methodological theoretical-reflexive path was anchored in dialogic. Thus, a reflection was made on the possibilities of proceeding with a conceptual broadening of the theme, taking care not to eliminate the discursive contradictions involved in the ongoing process. It is concluded that the expression “skill”, considering its provocative aspect, which leads us to an immediate antithesis of disqualification and submission; on the other hand, it forces reflection on the logical openings provided by its tensions, being, therefore, adequate and sufficient for strengthening an epistemic speech referring to infocommunication in the field of Information Science.application/pdfporTransInformação. Campinas, SP. Vol. 35 (2023), e227201Ciência da informaçãoCompetência informacionalInformation ScienceCompetenceInformation skillsCommunication skillsInfocommunication skillsCompetências Infocomunicacionais: possibilidades para uma ultrapassagem lógicaInfocommunication skills: possibilities for a logical overtakinginfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001186962.pdf.txt001186962.pdf.txtExtracted Texttext/plain49420http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/268331/2/001186962.pdf.txtd52e51c1d7356d68221db97e484c4122MD52ORIGINAL001186962.pdfTexto completoapplication/pdf154844http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/268331/1/001186962.pdf21f80fcac537f2704459936b5f5e60f7MD5110183/2683312024-05-25 06:49:39.855388oai:www.lume.ufrgs.br:10183/268331Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-05-25T09:49:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Competências Infocomunicacionais: possibilidades para uma ultrapassagem lógica
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Infocommunication skills: possibilities for a logical overtaking
title Competências Infocomunicacionais: possibilidades para uma ultrapassagem lógica
spellingShingle Competências Infocomunicacionais: possibilidades para uma ultrapassagem lógica
Daher Júnior, Francisco José
Ciência da informação
Competência informacional
Information Science
Competence
Information skills
Communication skills
Infocommunication skills
title_short Competências Infocomunicacionais: possibilidades para uma ultrapassagem lógica
title_full Competências Infocomunicacionais: possibilidades para uma ultrapassagem lógica
title_fullStr Competências Infocomunicacionais: possibilidades para uma ultrapassagem lógica
title_full_unstemmed Competências Infocomunicacionais: possibilidades para uma ultrapassagem lógica
title_sort Competências Infocomunicacionais: possibilidades para uma ultrapassagem lógica
author Daher Júnior, Francisco José
author_facet Daher Júnior, Francisco José
Borges, Jussara
author_role author
author2 Borges, Jussara
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Daher Júnior, Francisco José
Borges, Jussara
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência da informação
Competência informacional
topic Ciência da informação
Competência informacional
Information Science
Competence
Information skills
Communication skills
Infocommunication skills
dc.subject.eng.fl_str_mv Information Science
Competence
Information skills
Communication skills
Infocommunication skills
description O presente trabalho objetiva ampliar as discussões sobre as Competências Infocomunicacionais, por meio de reflexões que buscam desnudar estigmas intrínsecos em seus distintos discursos. Pretende-se, por conseguinte, empreender um esforço para se fazer uma transposição lógica dos seus atributos constitutivos — competência em informação, em comunicação e habilidades operacionais —, para além da perspectiva instrumental. Com esse fim, o caminho metodológico, teórico-reflexivo, foi ancorado na dialógica. Destarte, refletiu-se sobre possibilidades de se proceder um alargamento conceitual acerca do tema, tomando-se o cuidado em não se eliminar as contradições discursivas envolvidas no processo em curso. Concluiu-se, portanto, que a expressão “competência”, considerando o seu aspecto provocador, que remete a uma imediata antítese da desqualificação e submissão, por outro lado, obriga à reflexão sobre as aberturas lógicas propiciadas por suas tensões, sendo, portanto, adequada e suficiente para o fortalecimento de um discurso epistêmico referente à infocomunicação no âmbito da Ciência da Informação.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-12T03:21:49Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/268331
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0103-3786
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001186962
identifier_str_mv 0103-3786
001186962
url http://hdl.handle.net/10183/268331
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv TransInformação. Campinas, SP. Vol. 35 (2023), e227201
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/268331/2/001186962.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/268331/1/001186962.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d52e51c1d7356d68221db97e484c4122
21f80fcac537f2704459936b5f5e60f7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225106845859840