Os desafios da educação especial na prática do AEE em Santa Cruz Cabrália-BA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Dilce Teresinha Assunção da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Fenner, Roniere dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/230884
Resumo: O presente estudo caracteriza-se por ser de natureza qualitativa, de cunho exploratório baseado em uma palestra realizada no I seminário Regional do Extremo Sul da Bahia sobre “os desafios da Educação Especial na prática do AEE em Santa Cruz Cabrália-BA". O objetivo geral da presente pesquisa foi procurar identificar as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores do Atendimento Educacional Especializado - AEE da rede pública de Santa Cruz Cabrália- BA, e como fazem para incluir os alunos com deficiência no processo de ensino e aprendizagem. Metodologia: Os docentes responderam um questionário semiestruturado e entregaram um pequeno relato sobre as práticas por e-mail sobre as atividades e os materiais que utilizam para trabalhar com os alunos na sala de recursos multifuncional - AEE. Análise dos dados: Os dados coletados foram submetidos à técnica de Análise de Conteúdo, Segundo as proposições de Bardin (2002), e corresponde a uma metodologia que possibilita a descrição e a interpretação dos conteúdos das mensagens.
id UFRGS-2_8bc49b29fe98be2667037425c9e4ef17
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230884
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Dilce Teresinha Assunção daFenner, Roniere dos Santos2021-10-19T04:22:55Z20212525-8761http://hdl.handle.net/10183/230884001126543O presente estudo caracteriza-se por ser de natureza qualitativa, de cunho exploratório baseado em uma palestra realizada no I seminário Regional do Extremo Sul da Bahia sobre “os desafios da Educação Especial na prática do AEE em Santa Cruz Cabrália-BA". O objetivo geral da presente pesquisa foi procurar identificar as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores do Atendimento Educacional Especializado - AEE da rede pública de Santa Cruz Cabrália- BA, e como fazem para incluir os alunos com deficiência no processo de ensino e aprendizagem. Metodologia: Os docentes responderam um questionário semiestruturado e entregaram um pequeno relato sobre as práticas por e-mail sobre as atividades e os materiais que utilizam para trabalhar com os alunos na sala de recursos multifuncional - AEE. Análise dos dados: Os dados coletados foram submetidos à técnica de Análise de Conteúdo, Segundo as proposições de Bardin (2002), e corresponde a uma metodologia que possibilita a descrição e a interpretação dos conteúdos das mensagens.This study is characterized by being of a qualitative nature, of an exploratory nature based on a lecture held at the 1st Regional Seminar of the Extreme South of Bahia on “the challenges of Special Education in the practice of ESA in Santa Cruz Cabrália-BA". The general objective of the present research was to try to identify the pedagogical practices used by the teachers of the Specialized Educational Service - AEE of the Public Network of Santa Cruz Cabrália-BA, and how to include students with disabilities in the teaching and learning process.The teachers answered a semi-structured questionnaire and delivered a short report on their practices by e-mail, the activities and the materials they use when working with students in the multifunctional resource room - AEE Data analysis: The data collected were submitted to the Content Analysis technique , According to the propositions of Bardin (2002), and corresponds to a methodology that allows the description and interpretation of the contents of the messages. We need to increasingly value qualified human resources and trained professionals to meet the needs of this public in question, so that this type of practice is carried out in any type of school to better meet the specific needs of each student and the demand of the context.application/pdfporBrazilian Journal of Development [recurso eletrônico]. São José dos Pinhais, PR. Vol. 7, n. 4 (Abr. 2021), p. 41212-41230.Educação especialAtendimento especializadoSanta Cruz Cabrália (BA)Special EducationSpecialized serviceOs desafios da educação especial na prática do AEE em Santa Cruz Cabrália-BAThe challenges of special education in the practice of AEE in Santa Cruz Cabrália-BA info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001126543.pdf.txt001126543.pdf.txtExtracted Texttext/plain42321http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230884/2/001126543.pdf.txt95e0ea4f92418efa6aebfbe350be2a52MD52ORIGINAL001126543.pdfTexto completoapplication/pdf526561http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230884/1/001126543.pdf2b8b879cefcd18b1a9365d1382a90ff0MD5110183/2308842023-04-07 03:25:29.965274oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230884Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-04-07T06:25:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os desafios da educação especial na prática do AEE em Santa Cruz Cabrália-BA
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The challenges of special education in the practice of AEE in Santa Cruz Cabrália-BA
title Os desafios da educação especial na prática do AEE em Santa Cruz Cabrália-BA
spellingShingle Os desafios da educação especial na prática do AEE em Santa Cruz Cabrália-BA
Silva, Dilce Teresinha Assunção da
Educação especial
Atendimento especializado
Santa Cruz Cabrália (BA)
Special Education
Specialized service
title_short Os desafios da educação especial na prática do AEE em Santa Cruz Cabrália-BA
title_full Os desafios da educação especial na prática do AEE em Santa Cruz Cabrália-BA
title_fullStr Os desafios da educação especial na prática do AEE em Santa Cruz Cabrália-BA
title_full_unstemmed Os desafios da educação especial na prática do AEE em Santa Cruz Cabrália-BA
title_sort Os desafios da educação especial na prática do AEE em Santa Cruz Cabrália-BA
author Silva, Dilce Teresinha Assunção da
author_facet Silva, Dilce Teresinha Assunção da
Fenner, Roniere dos Santos
author_role author
author2 Fenner, Roniere dos Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Dilce Teresinha Assunção da
Fenner, Roniere dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial
Atendimento especializado
Santa Cruz Cabrália (BA)
topic Educação especial
Atendimento especializado
Santa Cruz Cabrália (BA)
Special Education
Specialized service
dc.subject.eng.fl_str_mv Special Education
Specialized service
description O presente estudo caracteriza-se por ser de natureza qualitativa, de cunho exploratório baseado em uma palestra realizada no I seminário Regional do Extremo Sul da Bahia sobre “os desafios da Educação Especial na prática do AEE em Santa Cruz Cabrália-BA". O objetivo geral da presente pesquisa foi procurar identificar as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores do Atendimento Educacional Especializado - AEE da rede pública de Santa Cruz Cabrália- BA, e como fazem para incluir os alunos com deficiência no processo de ensino e aprendizagem. Metodologia: Os docentes responderam um questionário semiestruturado e entregaram um pequeno relato sobre as práticas por e-mail sobre as atividades e os materiais que utilizam para trabalhar com os alunos na sala de recursos multifuncional - AEE. Análise dos dados: Os dados coletados foram submetidos à técnica de Análise de Conteúdo, Segundo as proposições de Bardin (2002), e corresponde a uma metodologia que possibilita a descrição e a interpretação dos conteúdos das mensagens.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-10-19T04:22:55Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/230884
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2525-8761
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001126543
identifier_str_mv 2525-8761
001126543
url http://hdl.handle.net/10183/230884
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Brazilian Journal of Development [recurso eletrônico]. São José dos Pinhais, PR. Vol. 7, n. 4 (Abr. 2021), p. 41212-41230.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230884/2/001126543.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230884/1/001126543.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 95e0ea4f92418efa6aebfbe350be2a52
2b8b879cefcd18b1a9365d1382a90ff0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225039358459904