Os desafios da educação especial na prática do AEE em Santa Cruz Cabrália-BA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/230884 |
Resumo: | O presente estudo caracteriza-se por ser de natureza qualitativa, de cunho exploratório baseado em uma palestra realizada no I seminário Regional do Extremo Sul da Bahia sobre “os desafios da Educação Especial na prática do AEE em Santa Cruz Cabrália-BA". O objetivo geral da presente pesquisa foi procurar identificar as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores do Atendimento Educacional Especializado - AEE da rede pública de Santa Cruz Cabrália- BA, e como fazem para incluir os alunos com deficiência no processo de ensino e aprendizagem. Metodologia: Os docentes responderam um questionário semiestruturado e entregaram um pequeno relato sobre as práticas por e-mail sobre as atividades e os materiais que utilizam para trabalhar com os alunos na sala de recursos multifuncional - AEE. Análise dos dados: Os dados coletados foram submetidos à técnica de Análise de Conteúdo, Segundo as proposições de Bardin (2002), e corresponde a uma metodologia que possibilita a descrição e a interpretação dos conteúdos das mensagens. |
id |
UFRGS-2_8bc49b29fe98be2667037425c9e4ef17 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230884 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Dilce Teresinha Assunção daFenner, Roniere dos Santos2021-10-19T04:22:55Z20212525-8761http://hdl.handle.net/10183/230884001126543O presente estudo caracteriza-se por ser de natureza qualitativa, de cunho exploratório baseado em uma palestra realizada no I seminário Regional do Extremo Sul da Bahia sobre “os desafios da Educação Especial na prática do AEE em Santa Cruz Cabrália-BA". O objetivo geral da presente pesquisa foi procurar identificar as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores do Atendimento Educacional Especializado - AEE da rede pública de Santa Cruz Cabrália- BA, e como fazem para incluir os alunos com deficiência no processo de ensino e aprendizagem. Metodologia: Os docentes responderam um questionário semiestruturado e entregaram um pequeno relato sobre as práticas por e-mail sobre as atividades e os materiais que utilizam para trabalhar com os alunos na sala de recursos multifuncional - AEE. Análise dos dados: Os dados coletados foram submetidos à técnica de Análise de Conteúdo, Segundo as proposições de Bardin (2002), e corresponde a uma metodologia que possibilita a descrição e a interpretação dos conteúdos das mensagens.This study is characterized by being of a qualitative nature, of an exploratory nature based on a lecture held at the 1st Regional Seminar of the Extreme South of Bahia on “the challenges of Special Education in the practice of ESA in Santa Cruz Cabrália-BA". The general objective of the present research was to try to identify the pedagogical practices used by the teachers of the Specialized Educational Service - AEE of the Public Network of Santa Cruz Cabrália-BA, and how to include students with disabilities in the teaching and learning process.The teachers answered a semi-structured questionnaire and delivered a short report on their practices by e-mail, the activities and the materials they use when working with students in the multifunctional resource room - AEE Data analysis: The data collected were submitted to the Content Analysis technique , According to the propositions of Bardin (2002), and corresponds to a methodology that allows the description and interpretation of the contents of the messages. We need to increasingly value qualified human resources and trained professionals to meet the needs of this public in question, so that this type of practice is carried out in any type of school to better meet the specific needs of each student and the demand of the context.application/pdfporBrazilian Journal of Development [recurso eletrônico]. São José dos Pinhais, PR. Vol. 7, n. 4 (Abr. 2021), p. 41212-41230.Educação especialAtendimento especializadoSanta Cruz Cabrália (BA)Special EducationSpecialized serviceOs desafios da educação especial na prática do AEE em Santa Cruz Cabrália-BAThe challenges of special education in the practice of AEE in Santa Cruz Cabrália-BA info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001126543.pdf.txt001126543.pdf.txtExtracted Texttext/plain42321http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230884/2/001126543.pdf.txt95e0ea4f92418efa6aebfbe350be2a52MD52ORIGINAL001126543.pdfTexto completoapplication/pdf526561http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230884/1/001126543.pdf2b8b879cefcd18b1a9365d1382a90ff0MD5110183/2308842023-04-07 03:25:29.965274oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230884Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-04-07T06:25:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Os desafios da educação especial na prática do AEE em Santa Cruz Cabrália-BA |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The challenges of special education in the practice of AEE in Santa Cruz Cabrália-BA |
title |
Os desafios da educação especial na prática do AEE em Santa Cruz Cabrália-BA |
spellingShingle |
Os desafios da educação especial na prática do AEE em Santa Cruz Cabrália-BA Silva, Dilce Teresinha Assunção da Educação especial Atendimento especializado Santa Cruz Cabrália (BA) Special Education Specialized service |
title_short |
Os desafios da educação especial na prática do AEE em Santa Cruz Cabrália-BA |
title_full |
Os desafios da educação especial na prática do AEE em Santa Cruz Cabrália-BA |
title_fullStr |
Os desafios da educação especial na prática do AEE em Santa Cruz Cabrália-BA |
title_full_unstemmed |
Os desafios da educação especial na prática do AEE em Santa Cruz Cabrália-BA |
title_sort |
Os desafios da educação especial na prática do AEE em Santa Cruz Cabrália-BA |
author |
Silva, Dilce Teresinha Assunção da |
author_facet |
Silva, Dilce Teresinha Assunção da Fenner, Roniere dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Fenner, Roniere dos Santos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Dilce Teresinha Assunção da Fenner, Roniere dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação especial Atendimento especializado Santa Cruz Cabrália (BA) |
topic |
Educação especial Atendimento especializado Santa Cruz Cabrália (BA) Special Education Specialized service |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Special Education Specialized service |
description |
O presente estudo caracteriza-se por ser de natureza qualitativa, de cunho exploratório baseado em uma palestra realizada no I seminário Regional do Extremo Sul da Bahia sobre “os desafios da Educação Especial na prática do AEE em Santa Cruz Cabrália-BA". O objetivo geral da presente pesquisa foi procurar identificar as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores do Atendimento Educacional Especializado - AEE da rede pública de Santa Cruz Cabrália- BA, e como fazem para incluir os alunos com deficiência no processo de ensino e aprendizagem. Metodologia: Os docentes responderam um questionário semiestruturado e entregaram um pequeno relato sobre as práticas por e-mail sobre as atividades e os materiais que utilizam para trabalhar com os alunos na sala de recursos multifuncional - AEE. Análise dos dados: Os dados coletados foram submetidos à técnica de Análise de Conteúdo, Segundo as proposições de Bardin (2002), e corresponde a uma metodologia que possibilita a descrição e a interpretação dos conteúdos das mensagens. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-10-19T04:22:55Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/230884 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2525-8761 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001126543 |
identifier_str_mv |
2525-8761 001126543 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/230884 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development [recurso eletrônico]. São José dos Pinhais, PR. Vol. 7, n. 4 (Abr. 2021), p. 41212-41230. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230884/2/001126543.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230884/1/001126543.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
95e0ea4f92418efa6aebfbe350be2a52 2b8b879cefcd18b1a9365d1382a90ff0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225039358459904 |