O ensino da Biologia à distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/133833 |
Resumo: | O presente trabalho traz uma breve história da educação à distância e o seu surgimento no Brasil, bem como um pequeno relato sobre o real significado da motivação pessoal por esta pesquisa científica. Seguindo na perspectiva das relações pedagógicas presentes no ambiente midiático, este trabalho aborda definições de aluno e professor em ambiente virtual, assim como suas relações e seus diferenciais quando comparados aos mesmos em modalidades diferentes de ensino. A partir do momento que a pesquisa passa a abordar o tema virtualidade, sua abrangência torna-se relevante quando o assunto é a comunidade virtual e principalmente a aprendizagem colaborativa que ocorre na mesma. Nesse momento surge a polêmica da relevância dos momentos presenciais no curso de biologia e o aparecimento da conceituação da educação híbrida – conhecida também como Blended Learning ou B-Learning que se caracteriza por momentos à distância e momentos presenciais. O trabalho é finalizado com uma proposta de ensino à distância na disciplina de biologia, em que a teoria e a prática caminham juntas, com aulas práticas em laboratórios reais e não somente virtuais, possibilitando a formação de um profissional qualificado, sem medo de praticar no seu dia-a-dia o que talvez nunca tenha presenciado em um curso de Educação à Distância (EAD). |
id |
UFRGS-2_8db61bb34ee2b39e27ac4f05b575846d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133833 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rinaldi, Sabrina MariaSilveira, Paloma Dias2016-03-16T02:05:28Z2015http://hdl.handle.net/10183/133833000982333O presente trabalho traz uma breve história da educação à distância e o seu surgimento no Brasil, bem como um pequeno relato sobre o real significado da motivação pessoal por esta pesquisa científica. Seguindo na perspectiva das relações pedagógicas presentes no ambiente midiático, este trabalho aborda definições de aluno e professor em ambiente virtual, assim como suas relações e seus diferenciais quando comparados aos mesmos em modalidades diferentes de ensino. A partir do momento que a pesquisa passa a abordar o tema virtualidade, sua abrangência torna-se relevante quando o assunto é a comunidade virtual e principalmente a aprendizagem colaborativa que ocorre na mesma. Nesse momento surge a polêmica da relevância dos momentos presenciais no curso de biologia e o aparecimento da conceituação da educação híbrida – conhecida também como Blended Learning ou B-Learning que se caracteriza por momentos à distância e momentos presenciais. O trabalho é finalizado com uma proposta de ensino à distância na disciplina de biologia, em que a teoria e a prática caminham juntas, com aulas práticas em laboratórios reais e não somente virtuais, possibilitando a formação de um profissional qualificado, sem medo de praticar no seu dia-a-dia o que talvez nunca tenha presenciado em um curso de Educação à Distância (EAD).This paper will bring a brief history about distance education and its emergence in Brazil, as well as a little story about the real meaning of personal motivation for this scientific research. Following the perspective of the pedagogical relationships present in the midia environment, this paper discusses student settings and virtual teacher as well as their relationships and their difference when compared to the same in different forms of education. From the moment the search begins to address the issue virtuality, its scope becomes more relevant when it comes to the virtual community and especially the collaborative learning that happens. In this moment comes the controversy of the relevance of classroom moments in the course of Biology and the appearance of the concept of hybrid education – known as Blended Learning or B-Learning which is characterized by moments away and face moments. The work ends with a distance educational proposal in biology, in which theory and practice go hand in hand, with practical lessons in real labs, not just virtual, enabling the formation of a qualified professional, unafraid to practice in their day by day what might have done in a DE course.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)BiologiaEnsino a distânciaDistance educationBiology learningTechnology in educationHybrid educationO ensino da Biologia à distânciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000982333.pdf000982333.pdfTexto completoapplication/pdf681128http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133833/1/000982333.pdf3924bcb0c263944f5e5ad99b8bdf4283MD51TEXT000982333.pdf.txt000982333.pdf.txtExtracted Texttext/plain77199http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133833/2/000982333.pdf.txt70ea42c4472f566e1acd207c713cc91eMD52THUMBNAIL000982333.pdf.jpg000982333.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg924http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133833/3/000982333.pdf.jpg1d133f0f1e60c50b4b0377749c361814MD5310183/1338332021-12-06 05:38:55.728633oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133833Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:38:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O ensino da Biologia à distância |
title |
O ensino da Biologia à distância |
spellingShingle |
O ensino da Biologia à distância Rinaldi, Sabrina Maria Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Biologia Ensino a distância Distance education Biology learning Technology in education Hybrid education |
title_short |
O ensino da Biologia à distância |
title_full |
O ensino da Biologia à distância |
title_fullStr |
O ensino da Biologia à distância |
title_full_unstemmed |
O ensino da Biologia à distância |
title_sort |
O ensino da Biologia à distância |
author |
Rinaldi, Sabrina Maria |
author_facet |
Rinaldi, Sabrina Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rinaldi, Sabrina Maria |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silveira, Paloma Dias |
contributor_str_mv |
Silveira, Paloma Dias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Biologia Ensino a distância |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Biologia Ensino a distância Distance education Biology learning Technology in education Hybrid education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Distance education Biology learning Technology in education Hybrid education |
description |
O presente trabalho traz uma breve história da educação à distância e o seu surgimento no Brasil, bem como um pequeno relato sobre o real significado da motivação pessoal por esta pesquisa científica. Seguindo na perspectiva das relações pedagógicas presentes no ambiente midiático, este trabalho aborda definições de aluno e professor em ambiente virtual, assim como suas relações e seus diferenciais quando comparados aos mesmos em modalidades diferentes de ensino. A partir do momento que a pesquisa passa a abordar o tema virtualidade, sua abrangência torna-se relevante quando o assunto é a comunidade virtual e principalmente a aprendizagem colaborativa que ocorre na mesma. Nesse momento surge a polêmica da relevância dos momentos presenciais no curso de biologia e o aparecimento da conceituação da educação híbrida – conhecida também como Blended Learning ou B-Learning que se caracteriza por momentos à distância e momentos presenciais. O trabalho é finalizado com uma proposta de ensino à distância na disciplina de biologia, em que a teoria e a prática caminham juntas, com aulas práticas em laboratórios reais e não somente virtuais, possibilitando a formação de um profissional qualificado, sem medo de praticar no seu dia-a-dia o que talvez nunca tenha presenciado em um curso de Educação à Distância (EAD). |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-16T02:05:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/133833 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000982333 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/133833 |
identifier_str_mv |
000982333 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133833/1/000982333.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133833/2/000982333.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133833/3/000982333.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3924bcb0c263944f5e5ad99b8bdf4283 70ea42c4472f566e1acd207c713cc91e 1d133f0f1e60c50b4b0377749c361814 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224500102037504 |