Workshops as an avenue of teacher development in a Language without Borders community in Southern Brazil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/198241 |
Resumo: | Este artigo discute o uso de “workshops” em uma comunidade emergente do programa Idiomas sem Fronteiras em uma grande universidade do sul do Brasil como um mecanismo para formação de professores de Inglês como Língua Adicional. Parte de um projeto de pesquisa mais extenso, focado em elucidar as práticas de formação de professores na referida comunidade, este artigo discute notas de campo bem como transcrições de um workshop realizado na comunidade por duas de suas participantes mais experientes. Este texto apresenta evidências que corroboram que os workshops, ainda que muitas vezes desacreditados na bibliografia sobre formação de professores, podem oferecer oportunidades para professores compartilhar suas próprias reflexões, assim como para a emergência de formação crítica de professores (Pennycook, 2001; Pessoa, 2014). |
id |
UFRGS-2_8f0f7c3980dd8d3c6373530a3ff40506 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/198241 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Kirsch, WilliamSarmento, Simone2019-08-22T02:32:07Z20182178-3640http://hdl.handle.net/10183/198241001098161Este artigo discute o uso de “workshops” em uma comunidade emergente do programa Idiomas sem Fronteiras em uma grande universidade do sul do Brasil como um mecanismo para formação de professores de Inglês como Língua Adicional. Parte de um projeto de pesquisa mais extenso, focado em elucidar as práticas de formação de professores na referida comunidade, este artigo discute notas de campo bem como transcrições de um workshop realizado na comunidade por duas de suas participantes mais experientes. Este texto apresenta evidências que corroboram que os workshops, ainda que muitas vezes desacreditados na bibliografia sobre formação de professores, podem oferecer oportunidades para professores compartilhar suas próprias reflexões, assim como para a emergência de formação crítica de professores (Pennycook, 2001; Pessoa, 2014).This paper discusses the use of “workshops” at a community generated by the program Languages without Borders as an avenue for the development of teachers of English as an Additional Language. Part of a larger research project aimed at elucidating the practices of teacher development in the community, this paper discusses field notes as well as transcriptions of a workshop held at the community, by two of its more experienced members. This paper corroborates evidence that workshops, despite often disputed by teacher development literature, is a good opportunity for teachers to share the results of their own reflections, as well as for the emergence of critical teacher development (Pennycook, 2001; Pessoa, 2014).application/pdfengBELT : Brazilian English Language Teaching Journal. Porto Alegre, RS. Vol. 9, n. 2 (July/Dec. 2018), p. [395]-408Programa Idioma sem Fronteiras (Brasil)Língua inglesaDesenvolvimento profissionalFormação de professoresEnsino de língua estrangeira (inglês)English as an additional languageTeacher developmentLanguages without bordersWorkshops as an avenue of teacher development in a Language without Borders community in Southern BrazilWorkshops como um caminho para a formação de professores em uma comunidade do Idioma Sem Fronteiras no sul do Brasil info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001098161.pdf.txt001098161.pdf.txtExtracted Texttext/plain43440http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198241/2/001098161.pdf.txt55533cb839076af6f2c1466a7ecf3cadMD52ORIGINAL001098161.pdfTexto completo (inglês)application/pdf634675http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198241/1/001098161.pdf069e2ec46631f139bc10da32645e3a3cMD5110183/1982412023-09-21 03:40:44.898305oai:www.lume.ufrgs.br:10183/198241Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-21T06:40:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Workshops as an avenue of teacher development in a Language without Borders community in Southern Brazil |
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv |
Workshops como um caminho para a formação de professores em uma comunidade do Idioma Sem Fronteiras no sul do Brasil |
title |
Workshops as an avenue of teacher development in a Language without Borders community in Southern Brazil |
spellingShingle |
Workshops as an avenue of teacher development in a Language without Borders community in Southern Brazil Kirsch, William Programa Idioma sem Fronteiras (Brasil) Língua inglesa Desenvolvimento profissional Formação de professores Ensino de língua estrangeira (inglês) English as an additional language Teacher development Languages without borders |
title_short |
Workshops as an avenue of teacher development in a Language without Borders community in Southern Brazil |
title_full |
Workshops as an avenue of teacher development in a Language without Borders community in Southern Brazil |
title_fullStr |
Workshops as an avenue of teacher development in a Language without Borders community in Southern Brazil |
title_full_unstemmed |
Workshops as an avenue of teacher development in a Language without Borders community in Southern Brazil |
title_sort |
Workshops as an avenue of teacher development in a Language without Borders community in Southern Brazil |
author |
Kirsch, William |
author_facet |
Kirsch, William Sarmento, Simone |
author_role |
author |
author2 |
Sarmento, Simone |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kirsch, William Sarmento, Simone |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Programa Idioma sem Fronteiras (Brasil) Língua inglesa Desenvolvimento profissional Formação de professores Ensino de língua estrangeira (inglês) |
topic |
Programa Idioma sem Fronteiras (Brasil) Língua inglesa Desenvolvimento profissional Formação de professores Ensino de língua estrangeira (inglês) English as an additional language Teacher development Languages without borders |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
English as an additional language Teacher development Languages without borders |
description |
Este artigo discute o uso de “workshops” em uma comunidade emergente do programa Idiomas sem Fronteiras em uma grande universidade do sul do Brasil como um mecanismo para formação de professores de Inglês como Língua Adicional. Parte de um projeto de pesquisa mais extenso, focado em elucidar as práticas de formação de professores na referida comunidade, este artigo discute notas de campo bem como transcrições de um workshop realizado na comunidade por duas de suas participantes mais experientes. Este texto apresenta evidências que corroboram que os workshops, ainda que muitas vezes desacreditados na bibliografia sobre formação de professores, podem oferecer oportunidades para professores compartilhar suas próprias reflexões, assim como para a emergência de formação crítica de professores (Pennycook, 2001; Pessoa, 2014). |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-22T02:32:07Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/198241 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2178-3640 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001098161 |
identifier_str_mv |
2178-3640 001098161 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/198241 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
BELT : Brazilian English Language Teaching Journal. Porto Alegre, RS. Vol. 9, n. 2 (July/Dec. 2018), p. [395]-408 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198241/2/001098161.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198241/1/001098161.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
55533cb839076af6f2c1466a7ecf3cad 069e2ec46631f139bc10da32645e3a3c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224972639666176 |