Uso de tecnologias no ensino de ciências biológicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/95840 |
Resumo: | Denota-se a importância da ciência e da tecnologia no processo de transformação que caracteriza o mundo contemporâneo, dentre outras, pelo impacto do uso de ferramentas no processo educacional na vida dos indivíduos sociais. Neste sentido, revela-se a problemática de como os professores da área de Ciências Biológicas percebem a utilização das tecnologias da informática e da comunicação, em especial, o Cmap tools. Desta forma, a pesquisa tem como objetivo destacar que a prática das tecnologias da comunicação e da informação no ensino de Ciências Biológicas, como ferramenta pedagógica, é importante para exercer um processo de ensino e aprendizagem de qualidade, incentivando o uso da tecnologia e do Cmap Tools. Para contemplar tal objetivo, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo e quantitativo, através de um questionário direcionado aos professores sobre a utilização das tecnologias. Exploram-se diversas formas para atender aos desafios da sociedade tecnológica e globalizada, evidenciando a necessidade do desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras, aliadas a metodologias com objetivos definidos e elegendo as tecnologias como elemento integrador entre a disciplina de Ciências e o contexto sociocultural. Em adição, este estudo procura refletir sobre o papel do professor frente às tecnologias, a importância do uso do computador, a cultura digital e o impacto nas formas de ensinar e aprender ciências por meio do software Cmap Tools, na construção de mapas conceituais. A análise dos questionários aplicados aos professores aponta que os mesmos se mostram otimistas e são usuários das tecnologias no ensino de Ciências, considerando seus conhecimentos e os recursos tecnológicos disponíveis nas escolas. |
id |
UFRGS-2_8fc9d63d1250d07f0110ad875f74bb99 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95840 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Van de Zand, Evonete Dalla CorteGeller, Marlise2014-05-31T02:06:56Z2012http://hdl.handle.net/10183/95840000913839Denota-se a importância da ciência e da tecnologia no processo de transformação que caracteriza o mundo contemporâneo, dentre outras, pelo impacto do uso de ferramentas no processo educacional na vida dos indivíduos sociais. Neste sentido, revela-se a problemática de como os professores da área de Ciências Biológicas percebem a utilização das tecnologias da informática e da comunicação, em especial, o Cmap tools. Desta forma, a pesquisa tem como objetivo destacar que a prática das tecnologias da comunicação e da informação no ensino de Ciências Biológicas, como ferramenta pedagógica, é importante para exercer um processo de ensino e aprendizagem de qualidade, incentivando o uso da tecnologia e do Cmap Tools. Para contemplar tal objetivo, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo e quantitativo, através de um questionário direcionado aos professores sobre a utilização das tecnologias. Exploram-se diversas formas para atender aos desafios da sociedade tecnológica e globalizada, evidenciando a necessidade do desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras, aliadas a metodologias com objetivos definidos e elegendo as tecnologias como elemento integrador entre a disciplina de Ciências e o contexto sociocultural. Em adição, este estudo procura refletir sobre o papel do professor frente às tecnologias, a importância do uso do computador, a cultura digital e o impacto nas formas de ensinar e aprender ciências por meio do software Cmap Tools, na construção de mapas conceituais. A análise dos questionários aplicados aos professores aponta que os mesmos se mostram otimistas e são usuários das tecnologias no ensino de Ciências, considerando seus conhecimentos e os recursos tecnológicos disponíveis nas escolas.The importance of science and technology are in the process of transformation that characterized the contemporary world, among others, by the impact of the use of tools in the educational process in the lives of individuals. Under the problems of how the Biological Sciences area teachers perceive the use of computer and communication technologies, in particular, the Cmap tools, encouraging their use. In this way, the research aims to point out that the practice of communication and information technologies in teaching Biological Sciences, as a pedagogical tool, it is important to engage in a process of quality teaching and learning, encouraging the use of technology and the Cmap Tools. For such purpose, a qualitative and quantitative-oriented research, through a questionnaire directed to teachers on the use of technologies. Explore a number of ways to meet the new challenges of technological and globalized society, highlighting the need for development of innovative pedagogical practices, coupled with defined objectives and methodologies with technologies such as integrator element between the discipline of Science and the socio-cultural context. In addition, this study seeks to reflect on the role of the teacher in the face of technologies, the importance of computer use, digital culture and the impact on ways to teach and learn science through Cmap Tools software, in the construction of concept maps. Also inserts this data in the current context, through an analysis of a questionnaire applied to teachers, who are optimists and users of technologies in Science education, within their skills and technological resources available in schools.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Material didático digitalBiologiaBiological sciencesInformation and communication technologiesEducational processUso de tecnologias no ensino de ciências biológicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000913839.pdf000913839.pdfTexto completoapplication/pdf461422http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95840/1/000913839.pdf36b3d0a210a7b6f36a2e3cd7678ed3b8MD51TEXT000913839.pdf.txt000913839.pdf.txtExtracted Texttext/plain93595http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95840/2/000913839.pdf.txtb20d3b9fe21c892d9cbc051c057c6864MD52THUMBNAIL000913839.pdf.jpg000913839.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1050http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95840/3/000913839.pdf.jpgef7534745b0c6a4bc7c65a7aaffc0a1aMD5310183/958402018-10-15 08:42:15.334oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95840Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T11:42:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uso de tecnologias no ensino de ciências biológicas |
title |
Uso de tecnologias no ensino de ciências biológicas |
spellingShingle |
Uso de tecnologias no ensino de ciências biológicas Van de Zand, Evonete Dalla Corte Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Material didático digital Biologia Biological sciences Information and communication technologies Educational process |
title_short |
Uso de tecnologias no ensino de ciências biológicas |
title_full |
Uso de tecnologias no ensino de ciências biológicas |
title_fullStr |
Uso de tecnologias no ensino de ciências biológicas |
title_full_unstemmed |
Uso de tecnologias no ensino de ciências biológicas |
title_sort |
Uso de tecnologias no ensino de ciências biológicas |
author |
Van de Zand, Evonete Dalla Corte |
author_facet |
Van de Zand, Evonete Dalla Corte |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Van de Zand, Evonete Dalla Corte |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Geller, Marlise |
contributor_str_mv |
Geller, Marlise |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Material didático digital Biologia |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Material didático digital Biologia Biological sciences Information and communication technologies Educational process |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Biological sciences Information and communication technologies Educational process |
description |
Denota-se a importância da ciência e da tecnologia no processo de transformação que caracteriza o mundo contemporâneo, dentre outras, pelo impacto do uso de ferramentas no processo educacional na vida dos indivíduos sociais. Neste sentido, revela-se a problemática de como os professores da área de Ciências Biológicas percebem a utilização das tecnologias da informática e da comunicação, em especial, o Cmap tools. Desta forma, a pesquisa tem como objetivo destacar que a prática das tecnologias da comunicação e da informação no ensino de Ciências Biológicas, como ferramenta pedagógica, é importante para exercer um processo de ensino e aprendizagem de qualidade, incentivando o uso da tecnologia e do Cmap Tools. Para contemplar tal objetivo, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo e quantitativo, através de um questionário direcionado aos professores sobre a utilização das tecnologias. Exploram-se diversas formas para atender aos desafios da sociedade tecnológica e globalizada, evidenciando a necessidade do desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras, aliadas a metodologias com objetivos definidos e elegendo as tecnologias como elemento integrador entre a disciplina de Ciências e o contexto sociocultural. Em adição, este estudo procura refletir sobre o papel do professor frente às tecnologias, a importância do uso do computador, a cultura digital e o impacto nas formas de ensinar e aprender ciências por meio do software Cmap Tools, na construção de mapas conceituais. A análise dos questionários aplicados aos professores aponta que os mesmos se mostram otimistas e são usuários das tecnologias no ensino de Ciências, considerando seus conhecimentos e os recursos tecnológicos disponíveis nas escolas. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-05-31T02:06:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/95840 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000913839 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/95840 |
identifier_str_mv |
000913839 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95840/1/000913839.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95840/2/000913839.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95840/3/000913839.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
36b3d0a210a7b6f36a2e3cd7678ed3b8 b20d3b9fe21c892d9cbc051c057c6864 ef7534745b0c6a4bc7c65a7aaffc0a1a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447126560210944 |