Novas formas de atuação profissional e iniciativas emergentes na publicidade brasileira contemporânea
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/249683 |
Resumo: | O objetivo deste texto é discutir a redefinição das competências profissionais dos publicitários no contexto brasileiro, entre 2017 e 2021, apontando novas formas de atuação profissional e iniciativas emergentes a partir das indicações de Papel & Caneta. Os conceitos de referência são campo publicitário, práticas de produção e estratégias de publicização. A metodologia é qualitativa, contemplandodados documentais através da técnica de análise documental. Os resultados apontam 122 profissionaise 70 iniciativas da publicidade brasileira que revelam questões transversais e estruturais dos novos formatos e conteúdos. Nos últimos cinco anos no Brasil, emergem modelos de agência e atuação profissional fortemente pautados por aspectos como juventude,mudança social e novos formatos da publicidade. |
id |
UFRGS-2_9114f5df4191701d9024f38825369b41 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/249683 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Piedras, Elisa ReinhardtTondo, Rômulo OliveiraScherer, Anderson AlvesThomaz, Rafaela Silva2022-10-04T05:01:01Z20222183-2269http://hdl.handle.net/10183/249683001150620O objetivo deste texto é discutir a redefinição das competências profissionais dos publicitários no contexto brasileiro, entre 2017 e 2021, apontando novas formas de atuação profissional e iniciativas emergentes a partir das indicações de Papel & Caneta. Os conceitos de referência são campo publicitário, práticas de produção e estratégias de publicização. A metodologia é qualitativa, contemplandodados documentais através da técnica de análise documental. Os resultados apontam 122 profissionaise 70 iniciativas da publicidade brasileira que revelam questões transversais e estruturais dos novos formatos e conteúdos. Nos últimos cinco anos no Brasil, emergem modelos de agência e atuação profissional fortemente pautados por aspectos como juventude,mudança social e novos formatos da publicidade.The purpose of this text is to discuss the redefinition of the professional competences of advertisers in the Brazilian context, between 2017 and 2021, pointing out new forms of professional performance and emerging initiatives based on the indications of Papel & Caneta. The concepts of reference are the advertising field, production practices and publicization strategies. The methodology is qualitative, including documentary data through the document analysis technique. The results point to 122 professionals and 70 initiatives in the Brazilian advertising that reveal transversal and structural issues of the new formats and contents. In the last five years in Brazil, agency models and professional practices have emerged, strongly guided by aspects such as youth, social change and new advertising formats.application/pdfporComunicação Pública. Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social. Vol. 17, n. 32 (2022), p. 1-22Campo publicitárioPublicitárioAdvertisingAdvertising fieldProfessionalsProductionAgency modelsNovas formas de atuação profissional e iniciativas emergentes na publicidade brasileira contemporâneaNew forms of professional performance and emerging initiatives in contemporary Brazilian advertising Estrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001150620.pdf.txt001150620.pdf.txtExtracted Texttext/plain52502http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249683/2/001150620.pdf.txtae4b408597e9513f824725b0e63ec62fMD52ORIGINAL001150620.pdfTexto completoapplication/pdf970422http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249683/1/001150620.pdfc804c40e39c21469688f002c87fd2654MD5110183/2496832022-10-05 04:52:02.729673oai:www.lume.ufrgs.br:10183/249683Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-10-05T07:52:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Novas formas de atuação profissional e iniciativas emergentes na publicidade brasileira contemporânea |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
New forms of professional performance and emerging initiatives in contemporary Brazilian advertising |
title |
Novas formas de atuação profissional e iniciativas emergentes na publicidade brasileira contemporânea |
spellingShingle |
Novas formas de atuação profissional e iniciativas emergentes na publicidade brasileira contemporânea Piedras, Elisa Reinhardt Campo publicitário Publicitário Advertising Advertising field Professionals Production Agency models |
title_short |
Novas formas de atuação profissional e iniciativas emergentes na publicidade brasileira contemporânea |
title_full |
Novas formas de atuação profissional e iniciativas emergentes na publicidade brasileira contemporânea |
title_fullStr |
Novas formas de atuação profissional e iniciativas emergentes na publicidade brasileira contemporânea |
title_full_unstemmed |
Novas formas de atuação profissional e iniciativas emergentes na publicidade brasileira contemporânea |
title_sort |
Novas formas de atuação profissional e iniciativas emergentes na publicidade brasileira contemporânea |
author |
Piedras, Elisa Reinhardt |
author_facet |
Piedras, Elisa Reinhardt Tondo, Rômulo Oliveira Scherer, Anderson Alves Thomaz, Rafaela Silva |
author_role |
author |
author2 |
Tondo, Rômulo Oliveira Scherer, Anderson Alves Thomaz, Rafaela Silva |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Piedras, Elisa Reinhardt Tondo, Rômulo Oliveira Scherer, Anderson Alves Thomaz, Rafaela Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Campo publicitário Publicitário |
topic |
Campo publicitário Publicitário Advertising Advertising field Professionals Production Agency models |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Advertising Advertising field Professionals Production Agency models |
description |
O objetivo deste texto é discutir a redefinição das competências profissionais dos publicitários no contexto brasileiro, entre 2017 e 2021, apontando novas formas de atuação profissional e iniciativas emergentes a partir das indicações de Papel & Caneta. Os conceitos de referência são campo publicitário, práticas de produção e estratégias de publicização. A metodologia é qualitativa, contemplandodados documentais através da técnica de análise documental. Os resultados apontam 122 profissionaise 70 iniciativas da publicidade brasileira que revelam questões transversais e estruturais dos novos formatos e conteúdos. Nos últimos cinco anos no Brasil, emergem modelos de agência e atuação profissional fortemente pautados por aspectos como juventude,mudança social e novos formatos da publicidade. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-10-04T05:01:01Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Estrangeiro info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/249683 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2183-2269 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001150620 |
identifier_str_mv |
2183-2269 001150620 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/249683 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Comunicação Pública. Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social. Vol. 17, n. 32 (2022), p. 1-22 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249683/2/001150620.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249683/1/001150620.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ae4b408597e9513f824725b0e63ec62f c804c40e39c21469688f002c87fd2654 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225071102001152 |