Instâncias colegiadas : a participação como forma de disseminar o poder

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Siviero, Soraya dos Santos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/151653
Resumo: Este trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Escolar trata de um aprofundamento das análises de ações realizadas durante o Projeto Intervenção no âmbito de uma escola pública estadual, a Escola Azul. Para permitir uma maior participação da comunidade, houve o envolvimento de órgãos colegiados: Conselho Escolar e do Círculo de Pais e Mestres, que vêm se reunindo mensalmente, contribuindo, junto à direção, para a resolução de questões de cunho administrativo. O desafio foi ampliar a participação a mostrar a importância de uma gestão de viés democrático. O Projeto Político-Pedagógico é o documento representativo da comunidade, que legitima o poder social, por isso, é importante que seja construído por todos e reavaliado quando necessário. Para basear a parte teórica deste trabalho, apoiamo-nos em autores renomados como: BORDIGNON (2005), FRANCO (2005), GALINA e CARBELLO (s.d), GOHN (2006), OLIVEIRA (2005), TRIPP (2005), PARO (s.d), VEIGA (2013) VIRGÍNIO E BITENCOURT (s.d). A metodologia para intervenção foi a pesquisa-ação que materializou a maior participação e trabalho coletivo, gerando transformações qualificadas como: a reconstituição e resignificação do trabalho do Conselho Escolar e Circulo de Pais, Mestres e Funcionários, além de esboçar os primeiros passos para a valorização dos alunos e a construção plena da cidadania por meio do Conselho de Classe Participativo.
id UFRGS-2_91715d1237c81d712b1d56f430df3a0d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151653
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Siviero, Soraya dos SantosScherer, Regina Maria Duarte2017-02-14T02:23:33Z2015http://hdl.handle.net/10183/151653001002773Este trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Escolar trata de um aprofundamento das análises de ações realizadas durante o Projeto Intervenção no âmbito de uma escola pública estadual, a Escola Azul. Para permitir uma maior participação da comunidade, houve o envolvimento de órgãos colegiados: Conselho Escolar e do Círculo de Pais e Mestres, que vêm se reunindo mensalmente, contribuindo, junto à direção, para a resolução de questões de cunho administrativo. O desafio foi ampliar a participação a mostrar a importância de uma gestão de viés democrático. O Projeto Político-Pedagógico é o documento representativo da comunidade, que legitima o poder social, por isso, é importante que seja construído por todos e reavaliado quando necessário. Para basear a parte teórica deste trabalho, apoiamo-nos em autores renomados como: BORDIGNON (2005), FRANCO (2005), GALINA e CARBELLO (s.d), GOHN (2006), OLIVEIRA (2005), TRIPP (2005), PARO (s.d), VEIGA (2013) VIRGÍNIO E BITENCOURT (s.d). A metodologia para intervenção foi a pesquisa-ação que materializou a maior participação e trabalho coletivo, gerando transformações qualificadas como: a reconstituição e resignificação do trabalho do Conselho Escolar e Circulo de Pais, Mestres e Funcionários, além de esboçar os primeiros passos para a valorização dos alunos e a construção plena da cidadania por meio do Conselho de Classe Participativo.application/pdfporProjeto pedagógicoParticipaçãoGestão democráticaComunidade escolarEnsinoInstâncias colegiadas : a participação como forma de disseminar o poderinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001002773.pdf001002773.pdfTexto completoapplication/pdf243464http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151653/1/001002773.pdfc9f2ec5a5a6256b965dc2a77ed6d6772MD51TEXT001002773.pdf.txt001002773.pdf.txtExtracted Texttext/plain62192http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151653/2/001002773.pdf.txt87a2d753b3a8e0fdf603e83329aa21f6MD5210183/1516532017-02-15 02:27:39.579454oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151653Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-15T04:27:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Instâncias colegiadas : a participação como forma de disseminar o poder
title Instâncias colegiadas : a participação como forma de disseminar o poder
spellingShingle Instâncias colegiadas : a participação como forma de disseminar o poder
Siviero, Soraya dos Santos
Projeto pedagógico
Participação
Gestão democrática
Comunidade escolar
Ensino
title_short Instâncias colegiadas : a participação como forma de disseminar o poder
title_full Instâncias colegiadas : a participação como forma de disseminar o poder
title_fullStr Instâncias colegiadas : a participação como forma de disseminar o poder
title_full_unstemmed Instâncias colegiadas : a participação como forma de disseminar o poder
title_sort Instâncias colegiadas : a participação como forma de disseminar o poder
author Siviero, Soraya dos Santos
author_facet Siviero, Soraya dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Siviero, Soraya dos Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Scherer, Regina Maria Duarte
contributor_str_mv Scherer, Regina Maria Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Projeto pedagógico
Participação
Gestão democrática
Comunidade escolar
Ensino
topic Projeto pedagógico
Participação
Gestão democrática
Comunidade escolar
Ensino
description Este trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Escolar trata de um aprofundamento das análises de ações realizadas durante o Projeto Intervenção no âmbito de uma escola pública estadual, a Escola Azul. Para permitir uma maior participação da comunidade, houve o envolvimento de órgãos colegiados: Conselho Escolar e do Círculo de Pais e Mestres, que vêm se reunindo mensalmente, contribuindo, junto à direção, para a resolução de questões de cunho administrativo. O desafio foi ampliar a participação a mostrar a importância de uma gestão de viés democrático. O Projeto Político-Pedagógico é o documento representativo da comunidade, que legitima o poder social, por isso, é importante que seja construído por todos e reavaliado quando necessário. Para basear a parte teórica deste trabalho, apoiamo-nos em autores renomados como: BORDIGNON (2005), FRANCO (2005), GALINA e CARBELLO (s.d), GOHN (2006), OLIVEIRA (2005), TRIPP (2005), PARO (s.d), VEIGA (2013) VIRGÍNIO E BITENCOURT (s.d). A metodologia para intervenção foi a pesquisa-ação que materializou a maior participação e trabalho coletivo, gerando transformações qualificadas como: a reconstituição e resignificação do trabalho do Conselho Escolar e Circulo de Pais, Mestres e Funcionários, além de esboçar os primeiros passos para a valorização dos alunos e a construção plena da cidadania por meio do Conselho de Classe Participativo.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-02-14T02:23:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/151653
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001002773
url http://hdl.handle.net/10183/151653
identifier_str_mv 001002773
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151653/1/001002773.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151653/2/001002773.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c9f2ec5a5a6256b965dc2a77ed6d6772
87a2d753b3a8e0fdf603e83329aa21f6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224523493670912