Instâncias colegiadas : a participação como forma de disseminar o poder
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/151653 |
Resumo: | Este trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Escolar trata de um aprofundamento das análises de ações realizadas durante o Projeto Intervenção no âmbito de uma escola pública estadual, a Escola Azul. Para permitir uma maior participação da comunidade, houve o envolvimento de órgãos colegiados: Conselho Escolar e do Círculo de Pais e Mestres, que vêm se reunindo mensalmente, contribuindo, junto à direção, para a resolução de questões de cunho administrativo. O desafio foi ampliar a participação a mostrar a importância de uma gestão de viés democrático. O Projeto Político-Pedagógico é o documento representativo da comunidade, que legitima o poder social, por isso, é importante que seja construído por todos e reavaliado quando necessário. Para basear a parte teórica deste trabalho, apoiamo-nos em autores renomados como: BORDIGNON (2005), FRANCO (2005), GALINA e CARBELLO (s.d), GOHN (2006), OLIVEIRA (2005), TRIPP (2005), PARO (s.d), VEIGA (2013) VIRGÍNIO E BITENCOURT (s.d). A metodologia para intervenção foi a pesquisa-ação que materializou a maior participação e trabalho coletivo, gerando transformações qualificadas como: a reconstituição e resignificação do trabalho do Conselho Escolar e Circulo de Pais, Mestres e Funcionários, além de esboçar os primeiros passos para a valorização dos alunos e a construção plena da cidadania por meio do Conselho de Classe Participativo. |
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