A construção do conhecimento através das tecnologias educacionais - contextualizando a ação educativa e pedagógica: um estudo com os alunos dos anos finais da Escola Estadual de Ensino Fundamental Dinah Néri Pereira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Miriam Beatriz Crespo
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/102696
Resumo: A presente monografia tratou da construção do conhecimento com o uso das TICs no processo ensino-aprendizagem partindo de um olhar atento de gestora escolar e professora de Educação Artística. Através do trabalho realizado na sala digital da escola, onde os sujeitos desta pesquisa tiveram acesso ao uso da Internet, pesquisa em sites sugeridos, elaboração de slides e apresentação no projetor multimídia, buscou-se valorizar a colaboração e autoria em que contextualizaram suas aprendizagens. Logo, procurou-se respostas através de questionário aplicado aos alunos dos Anos Finais da Escola Estadual de Ensino Fundamental Dinah Néri Pereira, localizada no interior do município de Cachoeira do Sul, RS. A partir da análise do material categorizou-se dois parâmetros para discussão: o aluno frente às ferramentas das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) no processo de aprendizagem, em que as práticas voltadas buscam aprendizagens significativas em um trabalho de mediação do professor valorizando habilidades cognitivas, sócio-afetivas e tecnológicas. O segundo parâmetro analisou o aluno frente a aulas convencionais no processo de aprendizagem, onde ainda o professor é o transmissor e o aluno expectador. A pesquisadora como gestora e professora, frente a esses dois aspectos, buscou construir um plano de ação para auxiliar professores na sua prática de ensinar e aprender com o uso das tecnologias de informação e comunicação. O resultado da pesquisa demonstrou que o aluno aceita novos desafios através de práticas pedagógicas bem elaboradas, aprendendo e ensinando numa dinâmica de colaboração e autonomia dentro do processo.
id UFRGS-2_a2b72794ef2590853373aceca7355ab4
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102696
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Martins, Miriam Beatriz CrespoBitencourt, Jossiane Boyen2014-09-10T02:11:35Z2012http://hdl.handle.net/10183/102696000919255A presente monografia tratou da construção do conhecimento com o uso das TICs no processo ensino-aprendizagem partindo de um olhar atento de gestora escolar e professora de Educação Artística. Através do trabalho realizado na sala digital da escola, onde os sujeitos desta pesquisa tiveram acesso ao uso da Internet, pesquisa em sites sugeridos, elaboração de slides e apresentação no projetor multimídia, buscou-se valorizar a colaboração e autoria em que contextualizaram suas aprendizagens. Logo, procurou-se respostas através de questionário aplicado aos alunos dos Anos Finais da Escola Estadual de Ensino Fundamental Dinah Néri Pereira, localizada no interior do município de Cachoeira do Sul, RS. A partir da análise do material categorizou-se dois parâmetros para discussão: o aluno frente às ferramentas das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) no processo de aprendizagem, em que as práticas voltadas buscam aprendizagens significativas em um trabalho de mediação do professor valorizando habilidades cognitivas, sócio-afetivas e tecnológicas. O segundo parâmetro analisou o aluno frente a aulas convencionais no processo de aprendizagem, onde ainda o professor é o transmissor e o aluno expectador. A pesquisadora como gestora e professora, frente a esses dois aspectos, buscou construir um plano de ação para auxiliar professores na sua prática de ensinar e aprender com o uso das tecnologias de informação e comunicação. O resultado da pesquisa demonstrou que o aluno aceita novos desafios através de práticas pedagógicas bem elaboradas, aprendendo e ensinando numa dinâmica de colaboração e autonomia dentro do processo.This monograph deals about construction of knowledge in the use of TIC in teachinglearning process through eye of teacher and school manager Art Education. Through the work done in the digital living room of the school where the participants of this study had access to Internet use, research suggested sites, preparation and presentation slides of the multimedia projector, enhancing collaboration and authorship where contextualize their learning. So, looking up through questionnaire responses students Final Years of the State School of Basic Education Dinah Neri Pereira, located within the municipality of Cachoeira do Sul. From the analysis of the material categorized two parameters for discussion: the student ahead to the tools of TIC in the learning process, where technology practices aimed seek meaningful learning in mediation work of teacher valuing cognitive skills, social-emotional and technological. The second parameter analyzes the student against conventional classes in the learning process, even where the teacher is the transmitter and student spectator, not observed values of collaboration and authorship in this process. The student works individually and their knowledge are not relevant. As manager and teacher, the researcher facing these two issues as separate, we sought to build an action plan to support teachers in the practice of teaching and learning through the use of information technologies and communication. The research result shows that students accept new challenges through well elaborated pedagogic practices, learning and teaching in a dynamic of collaboration and autonomy in the process.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Ensino e aprendizagemAutoriaAprendizagem colaborativaSchool managementAuthoring and collaborationTeaching-learningTICsA construção do conhecimento através das tecnologias educacionais - contextualizando a ação educativa e pedagógica: um estudo com os alunos dos anos finais da Escola Estadual de Ensino Fundamental Dinah Néri Pereirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000919255.pdf000919255.pdfTexto completoapplication/pdf774764http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102696/1/000919255.pdfa56af7105831233132b4b6d330962970MD51TEXT000919255.pdf.txt000919255.pdf.txtExtracted Texttext/plain114538http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102696/2/000919255.pdf.txt44e1669d9711237694b8859d7480324eMD52THUMBNAIL000919255.pdf.jpg000919255.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1142http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102696/3/000919255.pdf.jpg6ba046b4158b4bf359a78906878dbe4dMD5310183/1026962018-10-25 09:01:27.672oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102696Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:01:27Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A construção do conhecimento através das tecnologias educacionais - contextualizando a ação educativa e pedagógica: um estudo com os alunos dos anos finais da Escola Estadual de Ensino Fundamental Dinah Néri Pereira
title A construção do conhecimento através das tecnologias educacionais - contextualizando a ação educativa e pedagógica: um estudo com os alunos dos anos finais da Escola Estadual de Ensino Fundamental Dinah Néri Pereira
spellingShingle A construção do conhecimento através das tecnologias educacionais - contextualizando a ação educativa e pedagógica: um estudo com os alunos dos anos finais da Escola Estadual de Ensino Fundamental Dinah Néri Pereira
Martins, Miriam Beatriz Crespo
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Ensino e aprendizagem
Autoria
Aprendizagem colaborativa
School management
Authoring and collaboration
Teaching-learning
TICs
title_short A construção do conhecimento através das tecnologias educacionais - contextualizando a ação educativa e pedagógica: um estudo com os alunos dos anos finais da Escola Estadual de Ensino Fundamental Dinah Néri Pereira
title_full A construção do conhecimento através das tecnologias educacionais - contextualizando a ação educativa e pedagógica: um estudo com os alunos dos anos finais da Escola Estadual de Ensino Fundamental Dinah Néri Pereira
title_fullStr A construção do conhecimento através das tecnologias educacionais - contextualizando a ação educativa e pedagógica: um estudo com os alunos dos anos finais da Escola Estadual de Ensino Fundamental Dinah Néri Pereira
title_full_unstemmed A construção do conhecimento através das tecnologias educacionais - contextualizando a ação educativa e pedagógica: um estudo com os alunos dos anos finais da Escola Estadual de Ensino Fundamental Dinah Néri Pereira
title_sort A construção do conhecimento através das tecnologias educacionais - contextualizando a ação educativa e pedagógica: um estudo com os alunos dos anos finais da Escola Estadual de Ensino Fundamental Dinah Néri Pereira
author Martins, Miriam Beatriz Crespo
author_facet Martins, Miriam Beatriz Crespo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Miriam Beatriz Crespo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bitencourt, Jossiane Boyen
contributor_str_mv Bitencourt, Jossiane Boyen
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Ensino e aprendizagem
Autoria
Aprendizagem colaborativa
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Ensino e aprendizagem
Autoria
Aprendizagem colaborativa
School management
Authoring and collaboration
Teaching-learning
TICs
dc.subject.eng.fl_str_mv School management
Authoring and collaboration
Teaching-learning
TICs
description A presente monografia tratou da construção do conhecimento com o uso das TICs no processo ensino-aprendizagem partindo de um olhar atento de gestora escolar e professora de Educação Artística. Através do trabalho realizado na sala digital da escola, onde os sujeitos desta pesquisa tiveram acesso ao uso da Internet, pesquisa em sites sugeridos, elaboração de slides e apresentação no projetor multimídia, buscou-se valorizar a colaboração e autoria em que contextualizaram suas aprendizagens. Logo, procurou-se respostas através de questionário aplicado aos alunos dos Anos Finais da Escola Estadual de Ensino Fundamental Dinah Néri Pereira, localizada no interior do município de Cachoeira do Sul, RS. A partir da análise do material categorizou-se dois parâmetros para discussão: o aluno frente às ferramentas das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) no processo de aprendizagem, em que as práticas voltadas buscam aprendizagens significativas em um trabalho de mediação do professor valorizando habilidades cognitivas, sócio-afetivas e tecnológicas. O segundo parâmetro analisou o aluno frente a aulas convencionais no processo de aprendizagem, onde ainda o professor é o transmissor e o aluno expectador. A pesquisadora como gestora e professora, frente a esses dois aspectos, buscou construir um plano de ação para auxiliar professores na sua prática de ensinar e aprender com o uso das tecnologias de informação e comunicação. O resultado da pesquisa demonstrou que o aluno aceita novos desafios através de práticas pedagógicas bem elaboradas, aprendendo e ensinando numa dinâmica de colaboração e autonomia dentro do processo.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-09-10T02:11:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/102696
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000919255
url http://hdl.handle.net/10183/102696
identifier_str_mv 000919255
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102696/1/000919255.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102696/2/000919255.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102696/3/000919255.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a56af7105831233132b4b6d330962970
44e1669d9711237694b8859d7480324e
6ba046b4158b4bf359a78906878dbe4d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447132741566464