Contributos da componente curricular História da Matemática na formação inicial do professor de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Andressa Abreu da
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Arcaro, Katia, Silva, Rodrigo Sychocki da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/195796
Resumo: O presente texto organiza-se a partir de uma pesquisa realizada com professores de matemática que cursaram durante a formação inicial a componente curricular História da Matemática. A pesquisa teve por objetivos investigar se os participantes que já atuam como docentes fazem uso da História da Matemática em suas aulas e como estes entendem o processo de construção do conhecimento. Para tanto, foi feito e usado um desenho metodológico qualitativo, no qual foram feitas uma exploração e a análise de um questionário respondido por licenciados e licenciandos já atuantes que tiveram sua formação inicial no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Caxias do Sul. Pode-se concluir que a componente curricular História da Matemática desempenhou um importante papel na formação inicial dos consultados, bem como contribui na sua prática docente. Como principais contribuições, os pesquisados destacam a mobilização do conhecimento e a provocação da curiosidade dos estudantes durante as aulas de matemática.
id UFRGS-2_a3bd74a32f6f769b11801f01c1137622
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/195796
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Andressa Abreu daArcaro, KatiaSilva, Rodrigo Sychocki da2019-06-14T02:31:16Z20192237-9185http://hdl.handle.net/10183/195796001095353O presente texto organiza-se a partir de uma pesquisa realizada com professores de matemática que cursaram durante a formação inicial a componente curricular História da Matemática. A pesquisa teve por objetivos investigar se os participantes que já atuam como docentes fazem uso da História da Matemática em suas aulas e como estes entendem o processo de construção do conhecimento. Para tanto, foi feito e usado um desenho metodológico qualitativo, no qual foram feitas uma exploração e a análise de um questionário respondido por licenciados e licenciandos já atuantes que tiveram sua formação inicial no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Caxias do Sul. Pode-se concluir que a componente curricular História da Matemática desempenhou um importante papel na formação inicial dos consultados, bem como contribui na sua prática docente. Como principais contribuições, os pesquisados destacam a mobilização do conhecimento e a provocação da curiosidade dos estudantes durante as aulas de matemática.The present text is organized from a research carried out with teachers of mathematics who studied during the initial formation the curricular component History of Mathematics. The aim of the research was to investigate whether the participants who already act as teachers make use of the History of Mathematics in their classes and how they understand the process of knowledge construction. For that, a qualitative methodological design was made and used, in which an exploration and analysis of a questionnaire answered by graduates who had their initial formation in the Federal Institute of Technology of Rio Grande do Sul, Caxias do Sul campus was done and used. To conclude that the curriculum component History of Mathematics played an important role in the initial formation of those consulted, as well as contributing in their teaching practice. As main contributions, the respondents highlight the mobilization of knowledge and the provocation of students' curiosity during math classes.application/pdfengRevista Educar Mais. Pelotas, RS. vol. 3, no.1 (2019), p. 27-44Educação MatemáticaFormação de professoresHistória da matemáticaLicenciaturaMathematics educationTeacher trainingHistory of mathematicsMajor in mathematicsContributos da componente curricular História da Matemática na formação inicial do professor de matemáticaContributions of the curricular component History of Mathematics in the initial formation of the mathematics teacher info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001095353.pdf.txt001095353.pdf.txtExtracted Texttext/plain54852http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195796/2/001095353.pdf.txt28ef2cf0869d1d2c324219cf80717817MD52ORIGINAL001095353.pdfTexto completo (inglês)application/pdf331675http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195796/1/001095353.pdf186e63ad602dac4fe4a5c0e475304a8dMD5110183/1957962019-06-15 02:32:32.322368oai:www.lume.ufrgs.br:10183/195796Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-06-15T05:32:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Contributos da componente curricular História da Matemática na formação inicial do professor de matemática
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Contributions of the curricular component History of Mathematics in the initial formation of the mathematics teacher
title Contributos da componente curricular História da Matemática na formação inicial do professor de matemática
spellingShingle Contributos da componente curricular História da Matemática na formação inicial do professor de matemática
Silva, Andressa Abreu da
Educação Matemática
Formação de professores
História da matemática
Licenciatura
Mathematics education
Teacher training
History of mathematics
Major in mathematics
title_short Contributos da componente curricular História da Matemática na formação inicial do professor de matemática
title_full Contributos da componente curricular História da Matemática na formação inicial do professor de matemática
title_fullStr Contributos da componente curricular História da Matemática na formação inicial do professor de matemática
title_full_unstemmed Contributos da componente curricular História da Matemática na formação inicial do professor de matemática
title_sort Contributos da componente curricular História da Matemática na formação inicial do professor de matemática
author Silva, Andressa Abreu da
author_facet Silva, Andressa Abreu da
Arcaro, Katia
Silva, Rodrigo Sychocki da
author_role author
author2 Arcaro, Katia
Silva, Rodrigo Sychocki da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Andressa Abreu da
Arcaro, Katia
Silva, Rodrigo Sychocki da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
Formação de professores
História da matemática
Licenciatura
topic Educação Matemática
Formação de professores
História da matemática
Licenciatura
Mathematics education
Teacher training
History of mathematics
Major in mathematics
dc.subject.eng.fl_str_mv Mathematics education
Teacher training
History of mathematics
Major in mathematics
description O presente texto organiza-se a partir de uma pesquisa realizada com professores de matemática que cursaram durante a formação inicial a componente curricular História da Matemática. A pesquisa teve por objetivos investigar se os participantes que já atuam como docentes fazem uso da História da Matemática em suas aulas e como estes entendem o processo de construção do conhecimento. Para tanto, foi feito e usado um desenho metodológico qualitativo, no qual foram feitas uma exploração e a análise de um questionário respondido por licenciados e licenciandos já atuantes que tiveram sua formação inicial no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Caxias do Sul. Pode-se concluir que a componente curricular História da Matemática desempenhou um importante papel na formação inicial dos consultados, bem como contribui na sua prática docente. Como principais contribuições, os pesquisados destacam a mobilização do conhecimento e a provocação da curiosidade dos estudantes durante as aulas de matemática.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-06-14T02:31:16Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/195796
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2237-9185
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001095353
identifier_str_mv 2237-9185
001095353
url http://hdl.handle.net/10183/195796
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Educar Mais. Pelotas, RS. vol. 3, no.1 (2019), p. 27-44
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195796/2/001095353.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195796/1/001095353.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 28ef2cf0869d1d2c324219cf80717817
186e63ad602dac4fe4a5c0e475304a8d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447688362065920