Contributos da componente curricular História da Matemática na formação inicial do professor de matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/195796 |
Resumo: | O presente texto organiza-se a partir de uma pesquisa realizada com professores de matemática que cursaram durante a formação inicial a componente curricular História da Matemática. A pesquisa teve por objetivos investigar se os participantes que já atuam como docentes fazem uso da História da Matemática em suas aulas e como estes entendem o processo de construção do conhecimento. Para tanto, foi feito e usado um desenho metodológico qualitativo, no qual foram feitas uma exploração e a análise de um questionário respondido por licenciados e licenciandos já atuantes que tiveram sua formação inicial no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Caxias do Sul. Pode-se concluir que a componente curricular História da Matemática desempenhou um importante papel na formação inicial dos consultados, bem como contribui na sua prática docente. Como principais contribuições, os pesquisados destacam a mobilização do conhecimento e a provocação da curiosidade dos estudantes durante as aulas de matemática. |
id |
UFRGS-2_a3bd74a32f6f769b11801f01c1137622 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/195796 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Andressa Abreu daArcaro, KatiaSilva, Rodrigo Sychocki da2019-06-14T02:31:16Z20192237-9185http://hdl.handle.net/10183/195796001095353O presente texto organiza-se a partir de uma pesquisa realizada com professores de matemática que cursaram durante a formação inicial a componente curricular História da Matemática. A pesquisa teve por objetivos investigar se os participantes que já atuam como docentes fazem uso da História da Matemática em suas aulas e como estes entendem o processo de construção do conhecimento. Para tanto, foi feito e usado um desenho metodológico qualitativo, no qual foram feitas uma exploração e a análise de um questionário respondido por licenciados e licenciandos já atuantes que tiveram sua formação inicial no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Caxias do Sul. Pode-se concluir que a componente curricular História da Matemática desempenhou um importante papel na formação inicial dos consultados, bem como contribui na sua prática docente. Como principais contribuições, os pesquisados destacam a mobilização do conhecimento e a provocação da curiosidade dos estudantes durante as aulas de matemática.The present text is organized from a research carried out with teachers of mathematics who studied during the initial formation the curricular component History of Mathematics. The aim of the research was to investigate whether the participants who already act as teachers make use of the History of Mathematics in their classes and how they understand the process of knowledge construction. For that, a qualitative methodological design was made and used, in which an exploration and analysis of a questionnaire answered by graduates who had their initial formation in the Federal Institute of Technology of Rio Grande do Sul, Caxias do Sul campus was done and used. To conclude that the curriculum component History of Mathematics played an important role in the initial formation of those consulted, as well as contributing in their teaching practice. As main contributions, the respondents highlight the mobilization of knowledge and the provocation of students' curiosity during math classes.application/pdfengRevista Educar Mais. Pelotas, RS. vol. 3, no.1 (2019), p. 27-44Educação MatemáticaFormação de professoresHistória da matemáticaLicenciaturaMathematics educationTeacher trainingHistory of mathematicsMajor in mathematicsContributos da componente curricular História da Matemática na formação inicial do professor de matemáticaContributions of the curricular component History of Mathematics in the initial formation of the mathematics teacher info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001095353.pdf.txt001095353.pdf.txtExtracted Texttext/plain54852http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195796/2/001095353.pdf.txt28ef2cf0869d1d2c324219cf80717817MD52ORIGINAL001095353.pdfTexto completo (inglês)application/pdf331675http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195796/1/001095353.pdf186e63ad602dac4fe4a5c0e475304a8dMD5110183/1957962019-06-15 02:32:32.322368oai:www.lume.ufrgs.br:10183/195796Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-06-15T05:32:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Contributos da componente curricular História da Matemática na formação inicial do professor de matemática |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Contributions of the curricular component History of Mathematics in the initial formation of the mathematics teacher |
title |
Contributos da componente curricular História da Matemática na formação inicial do professor de matemática |
spellingShingle |
Contributos da componente curricular História da Matemática na formação inicial do professor de matemática Silva, Andressa Abreu da Educação Matemática Formação de professores História da matemática Licenciatura Mathematics education Teacher training History of mathematics Major in mathematics |
title_short |
Contributos da componente curricular História da Matemática na formação inicial do professor de matemática |
title_full |
Contributos da componente curricular História da Matemática na formação inicial do professor de matemática |
title_fullStr |
Contributos da componente curricular História da Matemática na formação inicial do professor de matemática |
title_full_unstemmed |
Contributos da componente curricular História da Matemática na formação inicial do professor de matemática |
title_sort |
Contributos da componente curricular História da Matemática na formação inicial do professor de matemática |
author |
Silva, Andressa Abreu da |
author_facet |
Silva, Andressa Abreu da Arcaro, Katia Silva, Rodrigo Sychocki da |
author_role |
author |
author2 |
Arcaro, Katia Silva, Rodrigo Sychocki da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Andressa Abreu da Arcaro, Katia Silva, Rodrigo Sychocki da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática Formação de professores História da matemática Licenciatura |
topic |
Educação Matemática Formação de professores História da matemática Licenciatura Mathematics education Teacher training History of mathematics Major in mathematics |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Mathematics education Teacher training History of mathematics Major in mathematics |
description |
O presente texto organiza-se a partir de uma pesquisa realizada com professores de matemática que cursaram durante a formação inicial a componente curricular História da Matemática. A pesquisa teve por objetivos investigar se os participantes que já atuam como docentes fazem uso da História da Matemática em suas aulas e como estes entendem o processo de construção do conhecimento. Para tanto, foi feito e usado um desenho metodológico qualitativo, no qual foram feitas uma exploração e a análise de um questionário respondido por licenciados e licenciandos já atuantes que tiveram sua formação inicial no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Caxias do Sul. Pode-se concluir que a componente curricular História da Matemática desempenhou um importante papel na formação inicial dos consultados, bem como contribui na sua prática docente. Como principais contribuições, os pesquisados destacam a mobilização do conhecimento e a provocação da curiosidade dos estudantes durante as aulas de matemática. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-06-14T02:31:16Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/195796 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2237-9185 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001095353 |
identifier_str_mv |
2237-9185 001095353 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/195796 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista Educar Mais. Pelotas, RS. vol. 3, no.1 (2019), p. 27-44 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195796/2/001095353.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195796/1/001095353.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
28ef2cf0869d1d2c324219cf80717817 186e63ad602dac4fe4a5c0e475304a8d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447688362065920 |