Por uma geografia do "custo zero" : práticas pedagógicas em sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/115037 |
Resumo: | O seguinte trabalho parte da ideia de dar ao aluno a possibilidade de ser autor e ator dentro do processo de aprendizagem a partir de uma “Geografia do custo zero”. As práticas “um minuto” e “viajando no mapa-múndi”, baseadas nas pesquisas de Castrogiovanni (2012) e Kaercher (2007), e ainda o “abc dos países” foram desenvolvidas dentro de turmas do sexto ao nono ano do ensino fundamental, na Escola Estadual Coronel Vicente Freire, localizada no município de Canoas no Rio Grande do Sul. Dentro da perspectiva destas práticas, se pensa a partir de sem custo monetário para o docente (“Geografia do custo zero”), à possibilidade de o discente ter voz no ambiente escolar, tirando-o de sua zona de conforto do professor, dono da palavra, e o estudante, o mero ouvinte, para um movimento, onde o educador escuta e aprende com a fala dos seus alunos, (e alunas) onde ele se insere como um elemento desequilibrador dentro do diálogo, e onde percebe qual é o espaço cultural cotidiano destes meninos (e meninas) que nos ensinam diariamente com suas dúvidas, anseios e emoções. |
id |
UFRGS-2_aab8f24ffc08cd838316d2fa1a693db7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115037 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Leonardo Pinto dosMenezes, Victória SabbadoCostella, Roselane Zordan2015-04-08T01:58:46Z20142317-2983http://hdl.handle.net/10183/115037000954840O seguinte trabalho parte da ideia de dar ao aluno a possibilidade de ser autor e ator dentro do processo de aprendizagem a partir de uma “Geografia do custo zero”. As práticas “um minuto” e “viajando no mapa-múndi”, baseadas nas pesquisas de Castrogiovanni (2012) e Kaercher (2007), e ainda o “abc dos países” foram desenvolvidas dentro de turmas do sexto ao nono ano do ensino fundamental, na Escola Estadual Coronel Vicente Freire, localizada no município de Canoas no Rio Grande do Sul. Dentro da perspectiva destas práticas, se pensa a partir de sem custo monetário para o docente (“Geografia do custo zero”), à possibilidade de o discente ter voz no ambiente escolar, tirando-o de sua zona de conforto do professor, dono da palavra, e o estudante, o mero ouvinte, para um movimento, onde o educador escuta e aprende com a fala dos seus alunos, (e alunas) onde ele se insere como um elemento desequilibrador dentro do diálogo, e onde percebe qual é o espaço cultural cotidiano destes meninos (e meninas) que nos ensinam diariamente com suas dúvidas, anseios e emoções.The following work from the idea of giving the student the opportunity to be an author and actor in the learning process from a “Geography of zero cost”. The practices of "one minute" and "traveling on the world map" are based on research of Castrogiovanni (2012) and Kaercher (2007) and further "abc of countries" were developed within the classes from the sixth to ninth grade of elementary school in State School Coronel Vicente Freire located in the county of Canoas in Rio Grande do Sul. From the perspective of these practices, it is thought from no monetary cost to the teacher ("Geography of zero cost") to whether the students have a voice in the school environment, taking it out of your comfort zone master teacher of the word and the student the hearer to a movement where the teacher listens and learns from the speech of their students, where it belongs as an unbalancing element within the dialogue, and where realizes what the everyday cultural space of these boys and girls teach us daily with your questions, concerns and emotions.application/pdfporRevista FSA (Faculdade Santo Agostinho). Teresina : FSA, 2014. Vol. 11, n.4 (out./dez. 2014), p. 120-133.Ensino fundamentalGeografiaSala de aulaTeaching geographyGeography of zero costElementary educationCanoasPor uma geografia do "custo zero" : práticas pedagógicas em sala de aulaBy a geography of “zero cost” : educational practices in the classroominfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000954840.pdf000954840.pdfTexto completoapplication/pdf349523http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115037/1/000954840.pdf391b552e443a7d544f1bce6cf42d9c8bMD51TEXT000954840.pdf.txt000954840.pdf.txtExtracted Texttext/plain34959http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115037/2/000954840.pdf.txt7bf0f1e84212654475eda551d1edf0aaMD52THUMBNAIL000954840.pdf.jpg000954840.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1755http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115037/3/000954840.pdf.jpgba2b5ba7020024768aedda99e87d2f70MD5310183/1150372020-06-24 03:39:48.635548oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115037Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-06-24T06:39:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Por uma geografia do "custo zero" : práticas pedagógicas em sala de aula |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
By a geography of “zero cost” : educational practices in the classroom |
title |
Por uma geografia do "custo zero" : práticas pedagógicas em sala de aula |
spellingShingle |
Por uma geografia do "custo zero" : práticas pedagógicas em sala de aula Santos, Leonardo Pinto dos Ensino fundamental Geografia Sala de aula Teaching geography Geography of zero cost Elementary education Canoas |
title_short |
Por uma geografia do "custo zero" : práticas pedagógicas em sala de aula |
title_full |
Por uma geografia do "custo zero" : práticas pedagógicas em sala de aula |
title_fullStr |
Por uma geografia do "custo zero" : práticas pedagógicas em sala de aula |
title_full_unstemmed |
Por uma geografia do "custo zero" : práticas pedagógicas em sala de aula |
title_sort |
Por uma geografia do "custo zero" : práticas pedagógicas em sala de aula |
author |
Santos, Leonardo Pinto dos |
author_facet |
Santos, Leonardo Pinto dos Menezes, Victória Sabbado Costella, Roselane Zordan |
author_role |
author |
author2 |
Menezes, Victória Sabbado Costella, Roselane Zordan |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Leonardo Pinto dos Menezes, Victória Sabbado Costella, Roselane Zordan |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino fundamental Geografia Sala de aula |
topic |
Ensino fundamental Geografia Sala de aula Teaching geography Geography of zero cost Elementary education Canoas |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teaching geography Geography of zero cost Elementary education Canoas |
description |
O seguinte trabalho parte da ideia de dar ao aluno a possibilidade de ser autor e ator dentro do processo de aprendizagem a partir de uma “Geografia do custo zero”. As práticas “um minuto” e “viajando no mapa-múndi”, baseadas nas pesquisas de Castrogiovanni (2012) e Kaercher (2007), e ainda o “abc dos países” foram desenvolvidas dentro de turmas do sexto ao nono ano do ensino fundamental, na Escola Estadual Coronel Vicente Freire, localizada no município de Canoas no Rio Grande do Sul. Dentro da perspectiva destas práticas, se pensa a partir de sem custo monetário para o docente (“Geografia do custo zero”), à possibilidade de o discente ter voz no ambiente escolar, tirando-o de sua zona de conforto do professor, dono da palavra, e o estudante, o mero ouvinte, para um movimento, onde o educador escuta e aprende com a fala dos seus alunos, (e alunas) onde ele se insere como um elemento desequilibrador dentro do diálogo, e onde percebe qual é o espaço cultural cotidiano destes meninos (e meninas) que nos ensinam diariamente com suas dúvidas, anseios e emoções. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-08T01:58:46Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/115037 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2317-2983 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000954840 |
identifier_str_mv |
2317-2983 000954840 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/115037 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho). Teresina : FSA, 2014. Vol. 11, n.4 (out./dez. 2014), p. 120-133. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115037/1/000954840.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115037/2/000954840.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115037/3/000954840.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
391b552e443a7d544f1bce6cf42d9c8b 7bf0f1e84212654475eda551d1edf0aa ba2b5ba7020024768aedda99e87d2f70 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224868105027584 |