Relação família e escola, uma interação essencial na formação de alunos participativos em uma sociedade democrática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/151648 |
Resumo: | O Trabalho de Conclusão de Curso consistiu numa reflexão feita a partir da aplicação do Projeto de Intervenção, realizado em uma escola estadual – intervenção esta realizada com base na gestão democrática, seus princípios e aspectos gerais. A metodologia aplicada foi a da pesquisa-ação, através da qual foram utilizados um questionário e uma entrevista como instrumentos de pesquisa. Este projeto, queocorreu na cidade de Quaraí no período de novembro de 2014 até junho de 2015, teve como foco a participação da família na escola. No presente trabalho foi realizado um aprofundamento mais específico sobre a relação família e escola, uma interação, um envolvimento necessário e essencial na formação de alunos participativos, que visam à integração e à participação ativa em uma sociedade democrática. Os autores que nortearam esta análise foram CURY (s.a), VEIGA (2013), COMERLATTO e PERONI(2014), FALCETTA, ZORZELLA, ALVES e da ROCHA (2014), que auxiliaram quanto ao aprofundamento da gestão democrática; DIAZ (1990 e 1994), OSÓRIO (1996), PARO (2000), ROCHA (2002), TORETE (2005), NOGUEIRA (2006), SULTER (2007), PAROLIN (2008), SILVA e LIMA (2009) e OLIVEIRA e MARINHO-ARAÚJO (2010). Embasados nestes autores, pretendeu-se esclarecer o tema deste trabalho, conhecer e entender a relaçãoexistente entre a família e a escola ao longo da história da educação, bem como sua influência na formação, no desenvolvimento dos alunos e na transformação da sociedade. |
id |
UFRGS-2_b47a679bf7b6aebc49a5c1dc3ad1a6f1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151648 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Machado, Simone Cristina AlvesMilone, Julian de Camargo2017-02-14T02:23:31Z2015http://hdl.handle.net/10183/151648001002611O Trabalho de Conclusão de Curso consistiu numa reflexão feita a partir da aplicação do Projeto de Intervenção, realizado em uma escola estadual – intervenção esta realizada com base na gestão democrática, seus princípios e aspectos gerais. A metodologia aplicada foi a da pesquisa-ação, através da qual foram utilizados um questionário e uma entrevista como instrumentos de pesquisa. Este projeto, queocorreu na cidade de Quaraí no período de novembro de 2014 até junho de 2015, teve como foco a participação da família na escola. No presente trabalho foi realizado um aprofundamento mais específico sobre a relação família e escola, uma interação, um envolvimento necessário e essencial na formação de alunos participativos, que visam à integração e à participação ativa em uma sociedade democrática. Os autores que nortearam esta análise foram CURY (s.a), VEIGA (2013), COMERLATTO e PERONI(2014), FALCETTA, ZORZELLA, ALVES e da ROCHA (2014), que auxiliaram quanto ao aprofundamento da gestão democrática; DIAZ (1990 e 1994), OSÓRIO (1996), PARO (2000), ROCHA (2002), TORETE (2005), NOGUEIRA (2006), SULTER (2007), PAROLIN (2008), SILVA e LIMA (2009) e OLIVEIRA e MARINHO-ARAÚJO (2010). Embasados nestes autores, pretendeu-se esclarecer o tema deste trabalho, conhecer e entender a relaçãoexistente entre a família e a escola ao longo da história da educação, bem como sua influência na formação, no desenvolvimento dos alunos e na transformação da sociedade.application/pdfporGestão democráticaEscolaFamíliaParticipaçãoAlunoEscolarizaçãoRelação família e escola, uma interação essencial na formação de alunos participativos em uma sociedade democráticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001002611.pdf001002611.pdfTexto completoapplication/pdf1996601http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151648/1/001002611.pdfaecf291c5ec245b10fbaa571cc71e9bfMD51TEXT001002611.pdf.txt001002611.pdf.txtExtracted Texttext/plain123408http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151648/2/001002611.pdf.txt3cfd2fc4289ad8b3b9e00acfeec791ccMD5210183/1516482017-02-15 02:27:36.472314oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151648Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-15T04:27:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Relação família e escola, uma interação essencial na formação de alunos participativos em uma sociedade democrática |
title |
Relação família e escola, uma interação essencial na formação de alunos participativos em uma sociedade democrática |
spellingShingle |
Relação família e escola, uma interação essencial na formação de alunos participativos em uma sociedade democrática Machado, Simone Cristina Alves Gestão democrática Escola Família Participação Aluno Escolarização |
title_short |
Relação família e escola, uma interação essencial na formação de alunos participativos em uma sociedade democrática |
title_full |
Relação família e escola, uma interação essencial na formação de alunos participativos em uma sociedade democrática |
title_fullStr |
Relação família e escola, uma interação essencial na formação de alunos participativos em uma sociedade democrática |
title_full_unstemmed |
Relação família e escola, uma interação essencial na formação de alunos participativos em uma sociedade democrática |
title_sort |
Relação família e escola, uma interação essencial na formação de alunos participativos em uma sociedade democrática |
author |
Machado, Simone Cristina Alves |
author_facet |
Machado, Simone Cristina Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Simone Cristina Alves |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Milone, Julian de Camargo |
contributor_str_mv |
Milone, Julian de Camargo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão democrática Escola Família Participação Aluno Escolarização |
topic |
Gestão democrática Escola Família Participação Aluno Escolarização |
description |
O Trabalho de Conclusão de Curso consistiu numa reflexão feita a partir da aplicação do Projeto de Intervenção, realizado em uma escola estadual – intervenção esta realizada com base na gestão democrática, seus princípios e aspectos gerais. A metodologia aplicada foi a da pesquisa-ação, através da qual foram utilizados um questionário e uma entrevista como instrumentos de pesquisa. Este projeto, queocorreu na cidade de Quaraí no período de novembro de 2014 até junho de 2015, teve como foco a participação da família na escola. No presente trabalho foi realizado um aprofundamento mais específico sobre a relação família e escola, uma interação, um envolvimento necessário e essencial na formação de alunos participativos, que visam à integração e à participação ativa em uma sociedade democrática. Os autores que nortearam esta análise foram CURY (s.a), VEIGA (2013), COMERLATTO e PERONI(2014), FALCETTA, ZORZELLA, ALVES e da ROCHA (2014), que auxiliaram quanto ao aprofundamento da gestão democrática; DIAZ (1990 e 1994), OSÓRIO (1996), PARO (2000), ROCHA (2002), TORETE (2005), NOGUEIRA (2006), SULTER (2007), PAROLIN (2008), SILVA e LIMA (2009) e OLIVEIRA e MARINHO-ARAÚJO (2010). Embasados nestes autores, pretendeu-se esclarecer o tema deste trabalho, conhecer e entender a relaçãoexistente entre a família e a escola ao longo da história da educação, bem como sua influência na formação, no desenvolvimento dos alunos e na transformação da sociedade. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-02-14T02:23:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/151648 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001002611 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/151648 |
identifier_str_mv |
001002611 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151648/1/001002611.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151648/2/001002611.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
aecf291c5ec245b10fbaa571cc71e9bf 3cfd2fc4289ad8b3b9e00acfeec791cc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447188014104576 |