A contribuição das tecnologias e as ações pedagógicas adotadas no processo de ensino, aprendizagem e desenvolvimento de um aluno autista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/102676 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo ampliar a compreensão acerca do contexto que envolve uma criança com autismo, matriculada numa escola regular pública, as ações pedagógicas adotadas pelos professores e por uma equipe multidisciplinar e a contribuição das tecnologias no processo de aprendizagem deste aluno. Para tanto, optou-se por realizar um estudo de caso, tendo como suporte metodológico, a aplicação de questionários, conversas informais e observação, que nos auxiliam a compreender melhor a prática pedagógica destes professores, especialistas e a contribuição da família. A motivação para a escolha deste tema tem origem na experiência da pesquisadora, como professora de um menino com diagnóstico de espectro autista, do segundo ano do Ensino Fundamental, numa escola do município de Dois irmãos, RS, onde atua como professora de informática educativa. O trabalho com autistas tem sido pouco explorado e carece de informações para auxiliar os professores no âmbito escolar. Embora não se tenha a pretensão de coletar fórmulas prontas, espera-se acrescentar algumas ideias que possam auxiliar na reflexão sobre a importância de um trabalho multidisciplinar no processo de inclusão escolar. Trabalho este que aposta e reúne diferentes áreas do conhecimento para compor uma equipe sob um ângulo plural em termos de ações e estratégias. Em específico, o que ocorre, é o investimento num sujeito possível, frente à imprevisibilidade de um destino envolto em muitas surpresas, dentro de um campo complexo e até mesmo enigmático, tal qual ainda se apresenta para nós, o autismo. Para obter resultados significativos ao longo desta pesquisa, foi necessário traçar um caminho a ser percorrido, buscando investir em objetivos claros e facilitadores deste processo, tais como: abordar o conceito e as principais características do autismo; mostrar as possibilidades de um aluno autista poder interagir e potencializar a sua aprendizagem com o uso das tecnologias; confirmar a importância do computador no processo de aprendizagem de uma criança autista; verificar como acontece a inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino regular da escola pública; levar o conhecimento sobre o autismo ao maior número possível de profissionais da educação; disseminar e refletir sobre as ações e estratégias utilizadas pelos professores e especialistas envolvidos com um aluno autista, caracterizando o que vem a ser um trabalho multidisciplinar. Acredita-se que, com base na pesquisa, através das tecnologias e mais precisamente, do uso do computador e de diferentes estratégias adotadas, possamos auxiliar este aluno a conviver melhor dentro de seu grupo, descobrindo-se como sujeito de aprendizagem. Aos olhos de alguns, a esperança de que ele possa desenvolver uma linguagem articulada pode representar apenas uma utopia, mas para quem investe em conhecimento e no trabalho em equipe, esta tarefa representa um desafio a ser superado. |
id |
UFRGS-2_c1c72510a0abc34db1cff84672ef2542 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102676 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Henrich, Maria Bianca HenrichBasso, Lourenço de Oliveira2014-09-10T02:11:24Z2012http://hdl.handle.net/10183/102676000917356Este trabalho tem como objetivo ampliar a compreensão acerca do contexto que envolve uma criança com autismo, matriculada numa escola regular pública, as ações pedagógicas adotadas pelos professores e por uma equipe multidisciplinar e a contribuição das tecnologias no processo de aprendizagem deste aluno. Para tanto, optou-se por realizar um estudo de caso, tendo como suporte metodológico, a aplicação de questionários, conversas informais e observação, que nos auxiliam a compreender melhor a prática pedagógica destes professores, especialistas e a contribuição da família. A motivação para a escolha deste tema tem origem na experiência da pesquisadora, como professora de um menino com diagnóstico de espectro autista, do segundo ano do Ensino Fundamental, numa escola do município de Dois irmãos, RS, onde atua como professora de informática educativa. O trabalho com autistas tem sido pouco explorado e carece de informações para auxiliar os professores no âmbito escolar. Embora não se tenha a pretensão de coletar fórmulas prontas, espera-se acrescentar algumas ideias que possam auxiliar na reflexão sobre a importância de um trabalho multidisciplinar no processo de inclusão escolar. Trabalho este que aposta e reúne diferentes áreas do conhecimento para compor uma equipe sob um ângulo plural em termos de ações e estratégias. Em específico, o que ocorre, é o investimento num sujeito possível, frente à imprevisibilidade de um destino envolto em muitas surpresas, dentro de um campo complexo e até mesmo enigmático, tal qual ainda se apresenta para nós, o autismo. Para obter resultados significativos ao longo desta pesquisa, foi necessário traçar um caminho a ser percorrido, buscando investir em objetivos claros e facilitadores deste processo, tais como: abordar o conceito e as principais características do autismo; mostrar as possibilidades de um aluno autista poder interagir e potencializar a sua aprendizagem com o uso das tecnologias; confirmar a importância do computador no processo de aprendizagem de uma criança autista; verificar como acontece a inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino regular da escola pública; levar o conhecimento sobre o autismo ao maior número possível de profissionais da educação; disseminar e refletir sobre as ações e estratégias utilizadas pelos professores e especialistas envolvidos com um aluno autista, caracterizando o que vem a ser um trabalho multidisciplinar. Acredita-se que, com base na pesquisa, através das tecnologias e mais precisamente, do uso do computador e de diferentes estratégias adotadas, possamos auxiliar este aluno a conviver melhor dentro de seu grupo, descobrindo-se como sujeito de aprendizagem. Aos olhos de alguns, a esperança de que ele possa desenvolver uma linguagem articulada pode representar apenas uma utopia, mas para quem investe em conhecimento e no trabalho em equipe, esta tarefa representa um desafio a ser superado.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)AutismoInclusão escolarA contribuição das tecnologias e as ações pedagógicas adotadas no processo de ensino, aprendizagem e desenvolvimento de um aluno autistainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000917356.pdf000917356.pdfTexto completoapplication/pdf5443512http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102676/1/000917356.pdf246f3c0e9289d4b27be73917c113a643MD51TEXT000917356.pdf.txt000917356.pdf.txtExtracted Texttext/plain168540http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102676/2/000917356.pdf.txtab9bebbd37db3c83d2614a8115338ae6MD52THUMBNAIL000917356.pdf.jpg000917356.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1085http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102676/3/000917356.pdf.jpg5d4c1490cc848d06352cd93ac78d600cMD5310183/1026762018-10-25 09:01:55.597oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102676Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:01:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A contribuição das tecnologias e as ações pedagógicas adotadas no processo de ensino, aprendizagem e desenvolvimento de um aluno autista |
title |
A contribuição das tecnologias e as ações pedagógicas adotadas no processo de ensino, aprendizagem e desenvolvimento de um aluno autista |
spellingShingle |
A contribuição das tecnologias e as ações pedagógicas adotadas no processo de ensino, aprendizagem e desenvolvimento de um aluno autista Henrich, Maria Bianca Henrich Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Autismo Inclusão escolar |
title_short |
A contribuição das tecnologias e as ações pedagógicas adotadas no processo de ensino, aprendizagem e desenvolvimento de um aluno autista |
title_full |
A contribuição das tecnologias e as ações pedagógicas adotadas no processo de ensino, aprendizagem e desenvolvimento de um aluno autista |
title_fullStr |
A contribuição das tecnologias e as ações pedagógicas adotadas no processo de ensino, aprendizagem e desenvolvimento de um aluno autista |
title_full_unstemmed |
A contribuição das tecnologias e as ações pedagógicas adotadas no processo de ensino, aprendizagem e desenvolvimento de um aluno autista |
title_sort |
A contribuição das tecnologias e as ações pedagógicas adotadas no processo de ensino, aprendizagem e desenvolvimento de um aluno autista |
author |
Henrich, Maria Bianca Henrich |
author_facet |
Henrich, Maria Bianca Henrich |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Henrich, Maria Bianca Henrich |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Basso, Lourenço de Oliveira |
contributor_str_mv |
Basso, Lourenço de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Autismo Inclusão escolar |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Autismo Inclusão escolar |
description |
Este trabalho tem como objetivo ampliar a compreensão acerca do contexto que envolve uma criança com autismo, matriculada numa escola regular pública, as ações pedagógicas adotadas pelos professores e por uma equipe multidisciplinar e a contribuição das tecnologias no processo de aprendizagem deste aluno. Para tanto, optou-se por realizar um estudo de caso, tendo como suporte metodológico, a aplicação de questionários, conversas informais e observação, que nos auxiliam a compreender melhor a prática pedagógica destes professores, especialistas e a contribuição da família. A motivação para a escolha deste tema tem origem na experiência da pesquisadora, como professora de um menino com diagnóstico de espectro autista, do segundo ano do Ensino Fundamental, numa escola do município de Dois irmãos, RS, onde atua como professora de informática educativa. O trabalho com autistas tem sido pouco explorado e carece de informações para auxiliar os professores no âmbito escolar. Embora não se tenha a pretensão de coletar fórmulas prontas, espera-se acrescentar algumas ideias que possam auxiliar na reflexão sobre a importância de um trabalho multidisciplinar no processo de inclusão escolar. Trabalho este que aposta e reúne diferentes áreas do conhecimento para compor uma equipe sob um ângulo plural em termos de ações e estratégias. Em específico, o que ocorre, é o investimento num sujeito possível, frente à imprevisibilidade de um destino envolto em muitas surpresas, dentro de um campo complexo e até mesmo enigmático, tal qual ainda se apresenta para nós, o autismo. Para obter resultados significativos ao longo desta pesquisa, foi necessário traçar um caminho a ser percorrido, buscando investir em objetivos claros e facilitadores deste processo, tais como: abordar o conceito e as principais características do autismo; mostrar as possibilidades de um aluno autista poder interagir e potencializar a sua aprendizagem com o uso das tecnologias; confirmar a importância do computador no processo de aprendizagem de uma criança autista; verificar como acontece a inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino regular da escola pública; levar o conhecimento sobre o autismo ao maior número possível de profissionais da educação; disseminar e refletir sobre as ações e estratégias utilizadas pelos professores e especialistas envolvidos com um aluno autista, caracterizando o que vem a ser um trabalho multidisciplinar. Acredita-se que, com base na pesquisa, através das tecnologias e mais precisamente, do uso do computador e de diferentes estratégias adotadas, possamos auxiliar este aluno a conviver melhor dentro de seu grupo, descobrindo-se como sujeito de aprendizagem. Aos olhos de alguns, a esperança de que ele possa desenvolver uma linguagem articulada pode representar apenas uma utopia, mas para quem investe em conhecimento e no trabalho em equipe, esta tarefa representa um desafio a ser superado. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-09-10T02:11:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/102676 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000917356 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/102676 |
identifier_str_mv |
000917356 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102676/1/000917356.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102676/2/000917356.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102676/3/000917356.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
246f3c0e9289d4b27be73917c113a643 ab9bebbd37db3c83d2614a8115338ae6 5d4c1490cc848d06352cd93ac78d600c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447132237201408 |