Facebook e seminário integrado : uma nova oportunidade de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/133911 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo analisar o uso do recurso de grupos da rede social virtual Facebook como ferramenta de apoio na disciplina de Seminário Integrado, a qual faz parte da nova proposta pedagógica do Estado do Rio Grande do Sul. Essa análise foi amparada no Regime Padrão do Ensino Médio Politécnico, diante da proposta do Seminário Integrado aliado à ferramenta de grupos do Facebook como forma de apoio na construção da aprendizagem. Após a pesquisa bibliográfica, analisaram-se trabalhos realizados por uma turma de alunos do Ensino Médio Politécnico em uma escola estadual no município de Quaraí. A partir dessa observação, avaliaram-se os projetos desenvolvidos e aplicou-se um questionário para alunos e professores com o intuito de avaliar o grau de satisfação e a aprendizagem adquirida na disciplina de Seminário Integrado. Por fim, analisaram-se os resultados do trabalho com relação ao uso da ferramenta já citada anteriormente. |
id |
UFRGS-2_ca232d635de2e5ffa824ad9c6886b8f7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133911 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Correa, Geane CarbajalPiovesan, Sandra Dutra2016-03-17T02:05:58Z2015http://hdl.handle.net/10183/133911000980339O presente estudo tem como objetivo analisar o uso do recurso de grupos da rede social virtual Facebook como ferramenta de apoio na disciplina de Seminário Integrado, a qual faz parte da nova proposta pedagógica do Estado do Rio Grande do Sul. Essa análise foi amparada no Regime Padrão do Ensino Médio Politécnico, diante da proposta do Seminário Integrado aliado à ferramenta de grupos do Facebook como forma de apoio na construção da aprendizagem. Após a pesquisa bibliográfica, analisaram-se trabalhos realizados por uma turma de alunos do Ensino Médio Politécnico em uma escola estadual no município de Quaraí. A partir dessa observação, avaliaram-se os projetos desenvolvidos e aplicou-se um questionário para alunos e professores com o intuito de avaliar o grau de satisfação e a aprendizagem adquirida na disciplina de Seminário Integrado. Por fim, analisaram-se os resultados do trabalho com relação ao uso da ferramenta já citada anteriormente.This study aims to analyze the use of virtual social network Facebook groups feature as a support tool in the discipline of Integrated Seminar, which is part of the new proposal pedagogical State of Rio Grande do Sul. This analysis was supported in Scheme standard Polytechnic High School, on the proposal of the Integrated Seminar ally the Facebook group tool in support in the construction of learning. After the literature analyzed work done by a group of students of the Polytechnic High School in a state school in the city of Quaraí. From this observation we evaluated the projects developed and applied a questionnaire to students and teachers in order to assess the degree of satisfaction and the acquired learning the discipline of Integrated Seminar. Finally we analyzed the results of the work regarding the use of the tool already mentioned above.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)PolitecniaRedes sociaisHigh school polytechnicIntegrated seminarFacebookFacebook e seminário integrado : uma nova oportunidade de aprendizagemFacebook and integrated seminar : a new learning opportunityinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000980339.pdf000980339.pdfTexto completoapplication/pdf1163849http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133911/1/000980339.pdf614942a737e5f9c68fe7e9099ab851ccMD51TEXT000980339.pdf.txt000980339.pdf.txtExtracted Texttext/plain97368http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133911/2/000980339.pdf.txt071855eed2332d64abd010161bce4758MD52THUMBNAIL000980339.pdf.jpg000980339.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1049http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133911/3/000980339.pdf.jpg04c6938bd7cbf54477c5b8d8656b6becMD5310183/1339112018-10-29 07:44:19.907oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133911Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T10:44:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Facebook e seminário integrado : uma nova oportunidade de aprendizagem |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Facebook and integrated seminar : a new learning opportunity |
title |
Facebook e seminário integrado : uma nova oportunidade de aprendizagem |
spellingShingle |
Facebook e seminário integrado : uma nova oportunidade de aprendizagem Correa, Geane Carbajal Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Politecnia Redes sociais High school polytechnic Integrated seminar |
title_short |
Facebook e seminário integrado : uma nova oportunidade de aprendizagem |
title_full |
Facebook e seminário integrado : uma nova oportunidade de aprendizagem |
title_fullStr |
Facebook e seminário integrado : uma nova oportunidade de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Facebook e seminário integrado : uma nova oportunidade de aprendizagem |
title_sort |
Facebook e seminário integrado : uma nova oportunidade de aprendizagem |
author |
Correa, Geane Carbajal |
author_facet |
Correa, Geane Carbajal |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correa, Geane Carbajal |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Piovesan, Sandra Dutra |
contributor_str_mv |
Piovesan, Sandra Dutra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Politecnia Redes sociais |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Politecnia Redes sociais High school polytechnic Integrated seminar |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
High school polytechnic Integrated seminar |
description |
O presente estudo tem como objetivo analisar o uso do recurso de grupos da rede social virtual Facebook como ferramenta de apoio na disciplina de Seminário Integrado, a qual faz parte da nova proposta pedagógica do Estado do Rio Grande do Sul. Essa análise foi amparada no Regime Padrão do Ensino Médio Politécnico, diante da proposta do Seminário Integrado aliado à ferramenta de grupos do Facebook como forma de apoio na construção da aprendizagem. Após a pesquisa bibliográfica, analisaram-se trabalhos realizados por uma turma de alunos do Ensino Médio Politécnico em uma escola estadual no município de Quaraí. A partir dessa observação, avaliaram-se os projetos desenvolvidos e aplicou-se um questionário para alunos e professores com o intuito de avaliar o grau de satisfação e a aprendizagem adquirida na disciplina de Seminário Integrado. Por fim, analisaram-se os resultados do trabalho com relação ao uso da ferramenta já citada anteriormente. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-17T02:05:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/133911 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000980339 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/133911 |
identifier_str_mv |
000980339 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133911/1/000980339.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133911/2/000980339.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133911/3/000980339.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
614942a737e5f9c68fe7e9099ab851cc 071855eed2332d64abd010161bce4758 04c6938bd7cbf54477c5b8d8656b6bec |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447164070920192 |