A avaliação integrada no exame Celpe-Bras e as tarefas de leitura e escrita
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/195924 |
Resumo: | O Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) se propõe a avaliar proficiência integrando habilidades de compreensão e de produção. A avaliação integrada, ainda que seja uma questão controversa, está em consonância com o construto teórico do Celpe- Bras, fundamentado na visão dialógica da linguagem. Este trabalho investiga de que modo o exame Celpe-Bras apresenta a avaliação integrada em seus documentos públicos, especificações e parâmetros de avaliação, além de discutir o modo como as tarefas analisadas avaliam leitura e escrita. Os resultados apontam para a necessidade de uma melhor descrição e operacionalização da avaliação integrada no exame Celpe-Bras, além de demonstrar a importância dos enunciados das tarefas para a integração das habilidades e ressaltar a complexidade da avaliação de compreensãonesse tipo de tarefa. As reflexões apresentadas podem contribuir para a descrição da avaliação de compreensão e produçãono exame Celpe-Bras e para o fomento de discussões sobre tarefas integradas. |
id |
UFRGS-2_cd079192bc161326a23e73536acbe64b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/195924 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Mendel, KaianeSchoffen, Juliana Roquele2019-06-19T02:34:15Z20172178-3640http://hdl.handle.net/10183/195924001093886O Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) se propõe a avaliar proficiência integrando habilidades de compreensão e de produção. A avaliação integrada, ainda que seja uma questão controversa, está em consonância com o construto teórico do Celpe- Bras, fundamentado na visão dialógica da linguagem. Este trabalho investiga de que modo o exame Celpe-Bras apresenta a avaliação integrada em seus documentos públicos, especificações e parâmetros de avaliação, além de discutir o modo como as tarefas analisadas avaliam leitura e escrita. Os resultados apontam para a necessidade de uma melhor descrição e operacionalização da avaliação integrada no exame Celpe-Bras, além de demonstrar a importância dos enunciados das tarefas para a integração das habilidades e ressaltar a complexidade da avaliação de compreensãonesse tipo de tarefa. As reflexões apresentadas podem contribuir para a descrição da avaliação de compreensão e produçãono exame Celpe-Bras e para o fomento de discussões sobre tarefas integradas.The Certificate of Proficiency in Portuguese Language for Foreigners (Celpe-Bras) aims to assess language proficiency by integrating comprehension and production skills. Despite being a controversial issue, integrated assessment is in accordance with the theoretical construct of the Celpe-Bras exam, based on a dialogical perspective of language. As such, this paper investigates how the Celpe-Bras exam presents the concept of integrated assessment in its public documents, specifications and assessment parameters. Furthermore, it discusses how the analyzed tasks assess reading and writing. The results point to the need for a better description and operationalization of integrated assessment in the exam, and demonstrate the importance of the task instruction for the integration of skills and to emphasize the complexity of comprehension assessment in this type of task. The reflections presented can contribute to the description of the comprehension and production assessment in the Celpe-Bras exam and to the promotion of new discussions on integrated tasksapplication/pdfporBELT : Brazilian English Language Teaching Journal. Porto Alegre, RS. Vol. 8, n. 2 (July/Dec. 2017), p. [148]-170Língua portuguesaLíngua adicionalProficiênciaExame Celpe-BrasLeitura e escritaCelpe-Bras examProficiency assessmentIntegrated assessmentIntegrated tasksReading and writing.A avaliação integrada no exame Celpe-Bras e as tarefas de leitura e escritaIntegrated assessment in the Celpe-Bras exam and tasks of reading and writing info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001093886.pdf.txt001093886.pdf.txtExtracted Texttext/plain77211http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195924/2/001093886.pdf.txtcadaa675639d66f4f53df572d01437afMD52ORIGINAL001093886.pdfTexto completoapplication/pdf719619http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195924/1/001093886.pdfa1c0621c1b96acfe626d2bc2cf8853cfMD5110183/1959242023-10-01 03:38:43.610707oai:www.lume.ufrgs.br:10183/195924Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-10-01T06:38:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A avaliação integrada no exame Celpe-Bras e as tarefas de leitura e escrita |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Integrated assessment in the Celpe-Bras exam and tasks of reading and writing |
title |
A avaliação integrada no exame Celpe-Bras e as tarefas de leitura e escrita |
spellingShingle |
A avaliação integrada no exame Celpe-Bras e as tarefas de leitura e escrita Mendel, Kaiane Língua portuguesa Língua adicional Proficiência Exame Celpe-Bras Leitura e escrita Celpe-Bras exam Proficiency assessment Integrated assessment Integrated tasks Reading and writing. |
title_short |
A avaliação integrada no exame Celpe-Bras e as tarefas de leitura e escrita |
title_full |
A avaliação integrada no exame Celpe-Bras e as tarefas de leitura e escrita |
title_fullStr |
A avaliação integrada no exame Celpe-Bras e as tarefas de leitura e escrita |
title_full_unstemmed |
A avaliação integrada no exame Celpe-Bras e as tarefas de leitura e escrita |
title_sort |
A avaliação integrada no exame Celpe-Bras e as tarefas de leitura e escrita |
author |
Mendel, Kaiane |
author_facet |
Mendel, Kaiane Schoffen, Juliana Roquele |
author_role |
author |
author2 |
Schoffen, Juliana Roquele |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendel, Kaiane Schoffen, Juliana Roquele |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua portuguesa Língua adicional Proficiência Exame Celpe-Bras Leitura e escrita |
topic |
Língua portuguesa Língua adicional Proficiência Exame Celpe-Bras Leitura e escrita Celpe-Bras exam Proficiency assessment Integrated assessment Integrated tasks Reading and writing. |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Celpe-Bras exam Proficiency assessment Integrated assessment Integrated tasks Reading and writing. |
description |
O Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) se propõe a avaliar proficiência integrando habilidades de compreensão e de produção. A avaliação integrada, ainda que seja uma questão controversa, está em consonância com o construto teórico do Celpe- Bras, fundamentado na visão dialógica da linguagem. Este trabalho investiga de que modo o exame Celpe-Bras apresenta a avaliação integrada em seus documentos públicos, especificações e parâmetros de avaliação, além de discutir o modo como as tarefas analisadas avaliam leitura e escrita. Os resultados apontam para a necessidade de uma melhor descrição e operacionalização da avaliação integrada no exame Celpe-Bras, além de demonstrar a importância dos enunciados das tarefas para a integração das habilidades e ressaltar a complexidade da avaliação de compreensãonesse tipo de tarefa. As reflexões apresentadas podem contribuir para a descrição da avaliação de compreensão e produçãono exame Celpe-Bras e para o fomento de discussões sobre tarefas integradas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-06-19T02:34:15Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/195924 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2178-3640 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001093886 |
identifier_str_mv |
2178-3640 001093886 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/195924 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
BELT : Brazilian English Language Teaching Journal. Porto Alegre, RS. Vol. 8, n. 2 (July/Dec. 2017), p. [148]-170 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195924/2/001093886.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195924/1/001093886.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cadaa675639d66f4f53df572d01437af a1c0621c1b96acfe626d2bc2cf8853cf |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447688492089344 |