A avaliação integrada no exame Celpe-Bras e as tarefas de leitura e escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendel, Kaiane
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Schoffen, Juliana Roquele
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/195924
Resumo: O Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) se propõe a avaliar proficiência integrando habilidades de compreensão e de produção. A avaliação integrada, ainda que seja uma questão controversa, está em consonância com o construto teórico do Celpe- Bras, fundamentado na visão dialógica da linguagem. Este trabalho investiga de que modo o exame Celpe-Bras apresenta a avaliação integrada em seus documentos públicos, especificações e parâmetros de avaliação, além de discutir o modo como as tarefas analisadas avaliam leitura e escrita. Os resultados apontam para a necessidade de uma melhor descrição e operacionalização da avaliação integrada no exame Celpe-Bras, além de demonstrar a importância dos enunciados das tarefas para a integração das habilidades e ressaltar a complexidade da avaliação de compreensãonesse tipo de tarefa. As reflexões apresentadas podem contribuir para a descrição da avaliação de compreensão e produçãono exame Celpe-Bras e para o fomento de discussões sobre tarefas integradas.
id UFRGS-2_cd079192bc161326a23e73536acbe64b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/195924
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Mendel, KaianeSchoffen, Juliana Roquele2019-06-19T02:34:15Z20172178-3640http://hdl.handle.net/10183/195924001093886O Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) se propõe a avaliar proficiência integrando habilidades de compreensão e de produção. A avaliação integrada, ainda que seja uma questão controversa, está em consonância com o construto teórico do Celpe- Bras, fundamentado na visão dialógica da linguagem. Este trabalho investiga de que modo o exame Celpe-Bras apresenta a avaliação integrada em seus documentos públicos, especificações e parâmetros de avaliação, além de discutir o modo como as tarefas analisadas avaliam leitura e escrita. Os resultados apontam para a necessidade de uma melhor descrição e operacionalização da avaliação integrada no exame Celpe-Bras, além de demonstrar a importância dos enunciados das tarefas para a integração das habilidades e ressaltar a complexidade da avaliação de compreensãonesse tipo de tarefa. As reflexões apresentadas podem contribuir para a descrição da avaliação de compreensão e produçãono exame Celpe-Bras e para o fomento de discussões sobre tarefas integradas.The Certificate of Proficiency in Portuguese Language for Foreigners (Celpe-Bras) aims to assess language proficiency by integrating comprehension and production skills. Despite being a controversial issue, integrated assessment is in accordance with the theoretical construct of the Celpe-Bras exam, based on a dialogical perspective of language. As such, this paper investigates how the Celpe-Bras exam presents the concept of integrated assessment in its public documents, specifications and assessment parameters. Furthermore, it discusses how the analyzed tasks assess reading and writing. The results point to the need for a better description and operationalization of integrated assessment in the exam, and demonstrate the importance of the task instruction for the integration of skills and to emphasize the complexity of comprehension assessment in this type of task. The reflections presented can contribute to the description of the comprehension and production assessment in the Celpe-Bras exam and to the promotion of new discussions on integrated tasksapplication/pdfporBELT : Brazilian English Language Teaching Journal. Porto Alegre, RS. Vol. 8, n. 2 (July/Dec. 2017), p. [148]-170Língua portuguesaLíngua adicionalProficiênciaExame Celpe-BrasLeitura e escritaCelpe-Bras examProficiency assessmentIntegrated assessmentIntegrated tasksReading and writing.A avaliação integrada no exame Celpe-Bras e as tarefas de leitura e escritaIntegrated assessment in the Celpe-Bras exam and tasks of reading and writing info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001093886.pdf.txt001093886.pdf.txtExtracted Texttext/plain77211http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195924/2/001093886.pdf.txtcadaa675639d66f4f53df572d01437afMD52ORIGINAL001093886.pdfTexto completoapplication/pdf719619http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195924/1/001093886.pdfa1c0621c1b96acfe626d2bc2cf8853cfMD5110183/1959242023-10-01 03:38:43.610707oai:www.lume.ufrgs.br:10183/195924Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-10-01T06:38:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A avaliação integrada no exame Celpe-Bras e as tarefas de leitura e escrita
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Integrated assessment in the Celpe-Bras exam and tasks of reading and writing
title A avaliação integrada no exame Celpe-Bras e as tarefas de leitura e escrita
spellingShingle A avaliação integrada no exame Celpe-Bras e as tarefas de leitura e escrita
Mendel, Kaiane
Língua portuguesa
Língua adicional
Proficiência
Exame Celpe-Bras
Leitura e escrita
Celpe-Bras exam
Proficiency assessment
Integrated assessment
Integrated tasks
Reading and writing.
title_short A avaliação integrada no exame Celpe-Bras e as tarefas de leitura e escrita
title_full A avaliação integrada no exame Celpe-Bras e as tarefas de leitura e escrita
title_fullStr A avaliação integrada no exame Celpe-Bras e as tarefas de leitura e escrita
title_full_unstemmed A avaliação integrada no exame Celpe-Bras e as tarefas de leitura e escrita
title_sort A avaliação integrada no exame Celpe-Bras e as tarefas de leitura e escrita
author Mendel, Kaiane
author_facet Mendel, Kaiane
Schoffen, Juliana Roquele
author_role author
author2 Schoffen, Juliana Roquele
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendel, Kaiane
Schoffen, Juliana Roquele
dc.subject.por.fl_str_mv Língua portuguesa
Língua adicional
Proficiência
Exame Celpe-Bras
Leitura e escrita
topic Língua portuguesa
Língua adicional
Proficiência
Exame Celpe-Bras
Leitura e escrita
Celpe-Bras exam
Proficiency assessment
Integrated assessment
Integrated tasks
Reading and writing.
dc.subject.eng.fl_str_mv Celpe-Bras exam
Proficiency assessment
Integrated assessment
Integrated tasks
Reading and writing.
description O Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) se propõe a avaliar proficiência integrando habilidades de compreensão e de produção. A avaliação integrada, ainda que seja uma questão controversa, está em consonância com o construto teórico do Celpe- Bras, fundamentado na visão dialógica da linguagem. Este trabalho investiga de que modo o exame Celpe-Bras apresenta a avaliação integrada em seus documentos públicos, especificações e parâmetros de avaliação, além de discutir o modo como as tarefas analisadas avaliam leitura e escrita. Os resultados apontam para a necessidade de uma melhor descrição e operacionalização da avaliação integrada no exame Celpe-Bras, além de demonstrar a importância dos enunciados das tarefas para a integração das habilidades e ressaltar a complexidade da avaliação de compreensãonesse tipo de tarefa. As reflexões apresentadas podem contribuir para a descrição da avaliação de compreensão e produçãono exame Celpe-Bras e para o fomento de discussões sobre tarefas integradas.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-06-19T02:34:15Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/195924
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2178-3640
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001093886
identifier_str_mv 2178-3640
001093886
url http://hdl.handle.net/10183/195924
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv BELT : Brazilian English Language Teaching Journal. Porto Alegre, RS. Vol. 8, n. 2 (July/Dec. 2017), p. [148]-170
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195924/2/001093886.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195924/1/001093886.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv cadaa675639d66f4f53df572d01437af
a1c0621c1b96acfe626d2bc2cf8853cf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447688492089344