Desvendando números: uma análise das estratégias de relacionamento da Netflix no Facebook
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/177712 |
Resumo: | A presente monografia almeja identificar quais as estratégias de relacionamento da Netflix no site de rede social Facebook. Dessa forma, com o intuito de atingir o objetivo principal desta pesquisa, foram apresentados embasamentos teóricos relacionados ao marketing de relacionamento, marketing digital, marketing de experiência e marketing de conteúdo, assim como táticas comunicativas persuasivas e métricas de mensuração que serviriam de aporte teórico para análise metodológica. Portanto, a pesquisa baseou-se na observação de estudo de caso, caracterizados por três vídeos promocionais publicados na fanpage da marca no Facebook, utilizando-se como técnicas de análise a observação direta, a pesquisa documental, a pesquisa bibliográfica e a análise de conteúdo. Por fim, a análise dos vídeos publicados e das interações resultantes indicou que o público possui um alto nível afetivo com a Netflix e uma taxa de engajamento que necessita abranger maior parte da audiência. Outra conclusão foi a descoberta de que suas estratégias de relacionamento são focadas, principalmente, no marketing de conteúdo, com temáticas humorísticas como a construção de paródias e referências a suas séries e seriados, e no marketing experiencial ao utilizar hábitos e comportamentos dos assinantes nos conteúdos com intuito de proporcionar identificação. |
id |
UFRGS-2_cf832750f02457e88494d1573a088cd2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/177712 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Mello, Fernanda Dionello dePrimo, Alessandra TeixeiraValiati, Vanessa Amalia Dalpizol2018-05-10T02:30:40Z2017http://hdl.handle.net/10183/177712001062525A presente monografia almeja identificar quais as estratégias de relacionamento da Netflix no site de rede social Facebook. Dessa forma, com o intuito de atingir o objetivo principal desta pesquisa, foram apresentados embasamentos teóricos relacionados ao marketing de relacionamento, marketing digital, marketing de experiência e marketing de conteúdo, assim como táticas comunicativas persuasivas e métricas de mensuração que serviriam de aporte teórico para análise metodológica. Portanto, a pesquisa baseou-se na observação de estudo de caso, caracterizados por três vídeos promocionais publicados na fanpage da marca no Facebook, utilizando-se como técnicas de análise a observação direta, a pesquisa documental, a pesquisa bibliográfica e a análise de conteúdo. Por fim, a análise dos vídeos publicados e das interações resultantes indicou que o público possui um alto nível afetivo com a Netflix e uma taxa de engajamento que necessita abranger maior parte da audiência. Outra conclusão foi a descoberta de que suas estratégias de relacionamento são focadas, principalmente, no marketing de conteúdo, com temáticas humorísticas como a construção de paródias e referências a suas séries e seriados, e no marketing experiencial ao utilizar hábitos e comportamentos dos assinantes nos conteúdos com intuito de proporcionar identificação.This monograph aims to identify Netflix's relationship strategies on the social networking site Facebook. Thus, in order to reach the main objective of this research, the theoretical background related to relationship marketing, digital marketing, experience marketing and content marketing was presented, as well as persuasive communicative tactics and measurement metrics that would serve as a theoretical contribution to methodological analysis. Therefore, the research was based on the observation of case study, characterized by three promotional videos published on the fanpage of the brand on Facebook, using as techniques of analysis direct observation, documentary research, bibliographic review and content analysis. Finally, the analysis of the published videos and the resulting interactions indicated that the audience has a high level of affection with Netflix and an engagement rate that needs to cover most of the audience. Another conclusion points out that their relationship strategies are mainly focused on marketing content, through humorous themes such as building parodies and references to their series and serials, and in experiential marketing by comprehending habits and behaviors of subscribers in the content in order to provide identification.application/pdfporMarketing de conteúdoNetflixFacebook (Site)Social mediaContent MarketingMeasurement metricsDesvendando números: uma análise das estratégias de relacionamento da Netflix no Facebookinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2017Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001062525.pdf001062525.pdfTexto completoapplication/pdf1839133http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/177712/1/001062525.pdf9ecafb50904399593bc7483509020322MD51TEXT001062525.pdf.txt001062525.pdf.txtExtracted Texttext/plain220482http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/177712/2/001062525.pdf.txt316a6dc4ce0854b4376e379e3a76e806MD5210183/1777122024-04-14 06:45:36.133632oai:www.lume.ufrgs.br:10183/177712Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-04-14T09:45:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Desvendando números: uma análise das estratégias de relacionamento da Netflix no Facebook |
title |
Desvendando números: uma análise das estratégias de relacionamento da Netflix no Facebook |
spellingShingle |
Desvendando números: uma análise das estratégias de relacionamento da Netflix no Facebook Mello, Fernanda Dionello de Marketing de conteúdo Netflix Facebook (Site) Social media Content Marketing Measurement metrics |
title_short |
Desvendando números: uma análise das estratégias de relacionamento da Netflix no Facebook |
title_full |
Desvendando números: uma análise das estratégias de relacionamento da Netflix no Facebook |
title_fullStr |
Desvendando números: uma análise das estratégias de relacionamento da Netflix no Facebook |
title_full_unstemmed |
Desvendando números: uma análise das estratégias de relacionamento da Netflix no Facebook |
title_sort |
Desvendando números: uma análise das estratégias de relacionamento da Netflix no Facebook |
author |
Mello, Fernanda Dionello de |
author_facet |
Mello, Fernanda Dionello de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mello, Fernanda Dionello de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Primo, Alessandra Teixeira |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Valiati, Vanessa Amalia Dalpizol |
contributor_str_mv |
Primo, Alessandra Teixeira Valiati, Vanessa Amalia Dalpizol |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing de conteúdo Netflix Facebook (Site) |
topic |
Marketing de conteúdo Netflix Facebook (Site) Social media Content Marketing Measurement metrics |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Social media Content Marketing Measurement metrics |
description |
A presente monografia almeja identificar quais as estratégias de relacionamento da Netflix no site de rede social Facebook. Dessa forma, com o intuito de atingir o objetivo principal desta pesquisa, foram apresentados embasamentos teóricos relacionados ao marketing de relacionamento, marketing digital, marketing de experiência e marketing de conteúdo, assim como táticas comunicativas persuasivas e métricas de mensuração que serviriam de aporte teórico para análise metodológica. Portanto, a pesquisa baseou-se na observação de estudo de caso, caracterizados por três vídeos promocionais publicados na fanpage da marca no Facebook, utilizando-se como técnicas de análise a observação direta, a pesquisa documental, a pesquisa bibliográfica e a análise de conteúdo. Por fim, a análise dos vídeos publicados e das interações resultantes indicou que o público possui um alto nível afetivo com a Netflix e uma taxa de engajamento que necessita abranger maior parte da audiência. Outra conclusão foi a descoberta de que suas estratégias de relacionamento são focadas, principalmente, no marketing de conteúdo, com temáticas humorísticas como a construção de paródias e referências a suas séries e seriados, e no marketing experiencial ao utilizar hábitos e comportamentos dos assinantes nos conteúdos com intuito de proporcionar identificação. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-05-10T02:30:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/177712 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001062525 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/177712 |
identifier_str_mv |
001062525 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/177712/1/001062525.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/177712/2/001062525.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9ecafb50904399593bc7483509020322 316a6dc4ce0854b4376e379e3a76e806 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224549451169792 |