Desvendando números: uma análise das estratégias de relacionamento da Netflix no Facebook

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello, Fernanda Dionello de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/177712
Resumo: A presente monografia almeja identificar quais as estratégias de relacionamento da Netflix no site de rede social Facebook. Dessa forma, com o intuito de atingir o objetivo principal desta pesquisa, foram apresentados embasamentos teóricos relacionados ao marketing de relacionamento, marketing digital, marketing de experiência e marketing de conteúdo, assim como táticas comunicativas persuasivas e métricas de mensuração que serviriam de aporte teórico para análise metodológica. Portanto, a pesquisa baseou-se na observação de estudo de caso, caracterizados por três vídeos promocionais publicados na fanpage da marca no Facebook, utilizando-se como técnicas de análise a observação direta, a pesquisa documental, a pesquisa bibliográfica e a análise de conteúdo. Por fim, a análise dos vídeos publicados e das interações resultantes indicou que o público possui um alto nível afetivo com a Netflix e uma taxa de engajamento que necessita abranger maior parte da audiência. Outra conclusão foi a descoberta de que suas estratégias de relacionamento são focadas, principalmente, no marketing de conteúdo, com temáticas humorísticas como a construção de paródias e referências a suas séries e seriados, e no marketing experiencial ao utilizar hábitos e comportamentos dos assinantes nos conteúdos com intuito de proporcionar identificação.
id UFRGS-2_cf832750f02457e88494d1573a088cd2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/177712
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Mello, Fernanda Dionello dePrimo, Alessandra TeixeiraValiati, Vanessa Amalia Dalpizol2018-05-10T02:30:40Z2017http://hdl.handle.net/10183/177712001062525A presente monografia almeja identificar quais as estratégias de relacionamento da Netflix no site de rede social Facebook. Dessa forma, com o intuito de atingir o objetivo principal desta pesquisa, foram apresentados embasamentos teóricos relacionados ao marketing de relacionamento, marketing digital, marketing de experiência e marketing de conteúdo, assim como táticas comunicativas persuasivas e métricas de mensuração que serviriam de aporte teórico para análise metodológica. Portanto, a pesquisa baseou-se na observação de estudo de caso, caracterizados por três vídeos promocionais publicados na fanpage da marca no Facebook, utilizando-se como técnicas de análise a observação direta, a pesquisa documental, a pesquisa bibliográfica e a análise de conteúdo. Por fim, a análise dos vídeos publicados e das interações resultantes indicou que o público possui um alto nível afetivo com a Netflix e uma taxa de engajamento que necessita abranger maior parte da audiência. Outra conclusão foi a descoberta de que suas estratégias de relacionamento são focadas, principalmente, no marketing de conteúdo, com temáticas humorísticas como a construção de paródias e referências a suas séries e seriados, e no marketing experiencial ao utilizar hábitos e comportamentos dos assinantes nos conteúdos com intuito de proporcionar identificação.This monograph aims to identify Netflix's relationship strategies on the social networking site Facebook. Thus, in order to reach the main objective of this research, the theoretical background related to relationship marketing, digital marketing, experience marketing and content marketing was presented, as well as persuasive communicative tactics and measurement metrics that would serve as a theoretical contribution to methodological analysis. Therefore, the research was based on the observation of case study, characterized by three promotional videos published on the fanpage of the brand on Facebook, using as techniques of analysis direct observation, documentary research, bibliographic review and content analysis. Finally, the analysis of the published videos and the resulting interactions indicated that the audience has a high level of affection with Netflix and an engagement rate that needs to cover most of the audience. Another conclusion points out that their relationship strategies are mainly focused on marketing content, through humorous themes such as building parodies and references to their series and serials, and in experiential marketing by comprehending habits and behaviors of subscribers in the content in order to provide identification.application/pdfporMarketing de conteúdoNetflixFacebook (Site)Social mediaContent MarketingMeasurement metricsDesvendando números: uma análise das estratégias de relacionamento da Netflix no Facebookinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2017Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001062525.pdf001062525.pdfTexto completoapplication/pdf1839133http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/177712/1/001062525.pdf9ecafb50904399593bc7483509020322MD51TEXT001062525.pdf.txt001062525.pdf.txtExtracted Texttext/plain220482http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/177712/2/001062525.pdf.txt316a6dc4ce0854b4376e379e3a76e806MD5210183/1777122024-04-14 06:45:36.133632oai:www.lume.ufrgs.br:10183/177712Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-04-14T09:45:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desvendando números: uma análise das estratégias de relacionamento da Netflix no Facebook
title Desvendando números: uma análise das estratégias de relacionamento da Netflix no Facebook
spellingShingle Desvendando números: uma análise das estratégias de relacionamento da Netflix no Facebook
Mello, Fernanda Dionello de
Marketing de conteúdo
Netflix
Facebook (Site)
Social media
Content Marketing
Measurement metrics
title_short Desvendando números: uma análise das estratégias de relacionamento da Netflix no Facebook
title_full Desvendando números: uma análise das estratégias de relacionamento da Netflix no Facebook
title_fullStr Desvendando números: uma análise das estratégias de relacionamento da Netflix no Facebook
title_full_unstemmed Desvendando números: uma análise das estratégias de relacionamento da Netflix no Facebook
title_sort Desvendando números: uma análise das estratégias de relacionamento da Netflix no Facebook
author Mello, Fernanda Dionello de
author_facet Mello, Fernanda Dionello de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mello, Fernanda Dionello de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Primo, Alessandra Teixeira
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Valiati, Vanessa Amalia Dalpizol
contributor_str_mv Primo, Alessandra Teixeira
Valiati, Vanessa Amalia Dalpizol
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing de conteúdo
Netflix
Facebook (Site)
topic Marketing de conteúdo
Netflix
Facebook (Site)
Social media
Content Marketing
Measurement metrics
dc.subject.eng.fl_str_mv Social media
Content Marketing
Measurement metrics
description A presente monografia almeja identificar quais as estratégias de relacionamento da Netflix no site de rede social Facebook. Dessa forma, com o intuito de atingir o objetivo principal desta pesquisa, foram apresentados embasamentos teóricos relacionados ao marketing de relacionamento, marketing digital, marketing de experiência e marketing de conteúdo, assim como táticas comunicativas persuasivas e métricas de mensuração que serviriam de aporte teórico para análise metodológica. Portanto, a pesquisa baseou-se na observação de estudo de caso, caracterizados por três vídeos promocionais publicados na fanpage da marca no Facebook, utilizando-se como técnicas de análise a observação direta, a pesquisa documental, a pesquisa bibliográfica e a análise de conteúdo. Por fim, a análise dos vídeos publicados e das interações resultantes indicou que o público possui um alto nível afetivo com a Netflix e uma taxa de engajamento que necessita abranger maior parte da audiência. Outra conclusão foi a descoberta de que suas estratégias de relacionamento são focadas, principalmente, no marketing de conteúdo, com temáticas humorísticas como a construção de paródias e referências a suas séries e seriados, e no marketing experiencial ao utilizar hábitos e comportamentos dos assinantes nos conteúdos com intuito de proporcionar identificação.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-05-10T02:30:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/177712
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001062525
url http://hdl.handle.net/10183/177712
identifier_str_mv 001062525
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/177712/1/001062525.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/177712/2/001062525.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 9ecafb50904399593bc7483509020322
316a6dc4ce0854b4376e379e3a76e806
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224549451169792