Uma ferramenta de mineração de texto para apoio à leitura e escrita autoral
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/229695 |
Resumo: | Este artigo apresenta um estudo sobre o potencial de uma ferramenta de mineração de texto para auxiliar no processo de leitura e escrita autoral. No mundo letrado, a leitura e escrita estão diretamente ligadas aos processos de aprendizagem, favorecendo a formação do pensamento crítico e argumentativo. Dados estatísticos mostram que em países em desenvolvimento, como o Brasil, os estudantes demonstram grande dificuldade em escrever ou interpretar textos. Visando minimizar tais dificuldades, este estudo apresenta uma proposta que alia práticas pedagógicas e recursos tecnológicos para contribuir com os processos de leitura e escrita. O artigo apresenta um estudo envolvendo 22 estudantes que participaram de atividades de leitura e escrita em um curso semi-presencial de 30 horas. Os resultados do estudo, realizado por uma perspectiva qualitativa, permitiram concluir que as ferramentas e estratégias propostas contribuíram para o desenvolvimento de uma escrita autoral pelos participantes. |
id |
UFRGS-2_d889fe85a24167ecc51034fb64c32c2a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/229695 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Lorandi, AlexandraGracioli, Francieli LuisaReategui, Eliseo BerniBehar, Patrícia AlejandraFerreira, Vinicius Hartmann2021-09-10T04:27:46Z20161516-084Xhttp://hdl.handle.net/10183/229695001048965Este artigo apresenta um estudo sobre o potencial de uma ferramenta de mineração de texto para auxiliar no processo de leitura e escrita autoral. No mundo letrado, a leitura e escrita estão diretamente ligadas aos processos de aprendizagem, favorecendo a formação do pensamento crítico e argumentativo. Dados estatísticos mostram que em países em desenvolvimento, como o Brasil, os estudantes demonstram grande dificuldade em escrever ou interpretar textos. Visando minimizar tais dificuldades, este estudo apresenta uma proposta que alia práticas pedagógicas e recursos tecnológicos para contribuir com os processos de leitura e escrita. O artigo apresenta um estudo envolvendo 22 estudantes que participaram de atividades de leitura e escrita em um curso semi-presencial de 30 horas. Os resultados do estudo, realizado por uma perspectiva qualitativa, permitiram concluir que as ferramentas e estratégias propostas contribuíram para o desenvolvimento de uma escrita autoral pelos participantes.This article presents a study on the potential of a text mining tool to assist students in reading and writing. In the literate world, reading and writing are directly linked to learning processes, favoring the development of critical and argumentative thinking. Statistics show that in developing countries, such as Brazil, students show great difficulty writing or interpreting texts. In order to minimize these difficulties, this study presents a proposal that combines teaching practices and technology to contribute to the processes of reading and writing. The article presents a study in which 22 students participated in reading and writing activities, in a 30 hours course. The results of the study, based on a qualitative perspective, allowed us to conclude that the tools and strategies proposed contributed to the development of an authorial presence in their writing.application/pdfporInformática na educação : teoria & prática. Porto Alegre, RS. Vol. 19, n. 2 (jul./set. 2016), p. 123-139EscritaLeituraAutoriaTecnologia educacionalLearningText miningUma ferramenta de mineração de texto para apoio à leitura e escrita autoralA text mining tool to support reading and authorial writing info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001048965.pdf.txt001048965.pdf.txtExtracted Texttext/plain55891http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229695/2/001048965.pdf.txtebadcc63947b9cce592e45c8025a4155MD52ORIGINAL001048965.pdfTexto completoapplication/pdf223007http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229695/1/001048965.pdf64addec93574cda91fc84e22cf75dfdeMD5110183/2296952021-09-19 04:29:59.612768oai:www.lume.ufrgs.br:10183/229695Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-09-19T07:29:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma ferramenta de mineração de texto para apoio à leitura e escrita autoral |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
A text mining tool to support reading and authorial writing |
title |
Uma ferramenta de mineração de texto para apoio à leitura e escrita autoral |
spellingShingle |
Uma ferramenta de mineração de texto para apoio à leitura e escrita autoral Lorandi, Alexandra Escrita Leitura Autoria Tecnologia educacional Learning Text mining |
title_short |
Uma ferramenta de mineração de texto para apoio à leitura e escrita autoral |
title_full |
Uma ferramenta de mineração de texto para apoio à leitura e escrita autoral |
title_fullStr |
Uma ferramenta de mineração de texto para apoio à leitura e escrita autoral |
title_full_unstemmed |
Uma ferramenta de mineração de texto para apoio à leitura e escrita autoral |
title_sort |
Uma ferramenta de mineração de texto para apoio à leitura e escrita autoral |
author |
Lorandi, Alexandra |
author_facet |
Lorandi, Alexandra Gracioli, Francieli Luisa Reategui, Eliseo Berni Behar, Patrícia Alejandra Ferreira, Vinicius Hartmann |
author_role |
author |
author2 |
Gracioli, Francieli Luisa Reategui, Eliseo Berni Behar, Patrícia Alejandra Ferreira, Vinicius Hartmann |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lorandi, Alexandra Gracioli, Francieli Luisa Reategui, Eliseo Berni Behar, Patrícia Alejandra Ferreira, Vinicius Hartmann |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escrita Leitura Autoria Tecnologia educacional |
topic |
Escrita Leitura Autoria Tecnologia educacional Learning Text mining |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Learning Text mining |
description |
Este artigo apresenta um estudo sobre o potencial de uma ferramenta de mineração de texto para auxiliar no processo de leitura e escrita autoral. No mundo letrado, a leitura e escrita estão diretamente ligadas aos processos de aprendizagem, favorecendo a formação do pensamento crítico e argumentativo. Dados estatísticos mostram que em países em desenvolvimento, como o Brasil, os estudantes demonstram grande dificuldade em escrever ou interpretar textos. Visando minimizar tais dificuldades, este estudo apresenta uma proposta que alia práticas pedagógicas e recursos tecnológicos para contribuir com os processos de leitura e escrita. O artigo apresenta um estudo envolvendo 22 estudantes que participaram de atividades de leitura e escrita em um curso semi-presencial de 30 horas. Os resultados do estudo, realizado por uma perspectiva qualitativa, permitiram concluir que as ferramentas e estratégias propostas contribuíram para o desenvolvimento de uma escrita autoral pelos participantes. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-09-10T04:27:46Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/229695 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1516-084X |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001048965 |
identifier_str_mv |
1516-084X 001048965 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/229695 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Informática na educação : teoria & prática. Porto Alegre, RS. Vol. 19, n. 2 (jul./set. 2016), p. 123-139 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229695/2/001048965.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229695/1/001048965.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ebadcc63947b9cce592e45c8025a4155 64addec93574cda91fc84e22cf75dfde |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225035563663360 |