Adição e subtração de frações : uma proposta de ensino com o auxílio das mídias digitais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/31604 |
Resumo: | O presente trabalho traz a análise de uma prática pedagógica, relativa ao ensinoaprendizagem de frações, desenvolvida com alunos de sexta série. Tal análise contempla as dificuldades apresentadas por esses alunos, bem como algumas alternativas de abordagem do conteúdo em questão. Baseando-se na abordagem de Damico (2007), acerca da formação dos professores de matemática e, particularmente, do ensino de frações, foi possível prever, durante o planejamento da proposta de ensino, o que poderia ser modificado, nas práticas escolares, tendo em vista maior compreensão e aplicação desse conteúdo. Utilizando os princípios da metodologia Engenharia Didática, foram explorados, com os alunos, dois instrumentos tecnológicos: o vídeo, que possibilitou a visualização de uma matemática contextualizada, e o software Geogebra, através do qual os alunos construíram imagens que representavam operações de adição com frações. O material que os alunos produziram foi essencial para a análise dos resultados, possibilitando a validação ou não de pressupostos levantados antes da prática. Ao final, são apresentadas algumas articulações teóricas sobre a prática, dando margem às conclusões do trabalho. |
id |
UFRGS-2_dd6694dce69e6a61566edd064cfc12a2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31604 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Renz, Janini da LuzCarrasco, Lucia Helena Marques2011-09-02T06:02:09Z2011http://hdl.handle.net/10183/31604000783730O presente trabalho traz a análise de uma prática pedagógica, relativa ao ensinoaprendizagem de frações, desenvolvida com alunos de sexta série. Tal análise contempla as dificuldades apresentadas por esses alunos, bem como algumas alternativas de abordagem do conteúdo em questão. Baseando-se na abordagem de Damico (2007), acerca da formação dos professores de matemática e, particularmente, do ensino de frações, foi possível prever, durante o planejamento da proposta de ensino, o que poderia ser modificado, nas práticas escolares, tendo em vista maior compreensão e aplicação desse conteúdo. Utilizando os princípios da metodologia Engenharia Didática, foram explorados, com os alunos, dois instrumentos tecnológicos: o vídeo, que possibilitou a visualização de uma matemática contextualizada, e o software Geogebra, através do qual os alunos construíram imagens que representavam operações de adição com frações. O material que os alunos produziram foi essencial para a análise dos resultados, possibilitando a validação ou não de pressupostos levantados antes da prática. Ao final, são apresentadas algumas articulações teóricas sobre a prática, dando margem às conclusões do trabalho.application/pdfporFraçõesMatemática : Ensino : AprendizagemNumeros racionaisMídias digitaisProfessor : Formação : MatemáticaAdição e subtração de frações : uma proposta de ensino com o auxílio das mídias digitaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2011especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000783730.pdf000783730.pdfTexto completoapplication/pdf1059543http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31604/1/000783730.pdf2d8e6d28f383731607cdbc6f707c4276MD51TEXT000783730.pdf.txt000783730.pdf.txtExtracted Texttext/plain62167http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31604/2/000783730.pdf.txt27335ae746c9fc08c60a24b5f13f38c3MD52THUMBNAIL000783730.pdf.jpg000783730.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg987http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31604/3/000783730.pdf.jpgf0bcc93a7081abcdfacd8ba90a9f5e28MD5310183/316042023-12-25 04:25:15.327665oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31604Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-12-25T06:25:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Adição e subtração de frações : uma proposta de ensino com o auxílio das mídias digitais |
title |
Adição e subtração de frações : uma proposta de ensino com o auxílio das mídias digitais |
spellingShingle |
Adição e subtração de frações : uma proposta de ensino com o auxílio das mídias digitais Renz, Janini da Luz Frações Matemática : Ensino : Aprendizagem Numeros racionais Mídias digitais Professor : Formação : Matemática |
title_short |
Adição e subtração de frações : uma proposta de ensino com o auxílio das mídias digitais |
title_full |
Adição e subtração de frações : uma proposta de ensino com o auxílio das mídias digitais |
title_fullStr |
Adição e subtração de frações : uma proposta de ensino com o auxílio das mídias digitais |
title_full_unstemmed |
Adição e subtração de frações : uma proposta de ensino com o auxílio das mídias digitais |
title_sort |
Adição e subtração de frações : uma proposta de ensino com o auxílio das mídias digitais |
author |
Renz, Janini da Luz |
author_facet |
Renz, Janini da Luz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Renz, Janini da Luz |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Carrasco, Lucia Helena Marques |
contributor_str_mv |
Carrasco, Lucia Helena Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Frações Matemática : Ensino : Aprendizagem Numeros racionais Mídias digitais Professor : Formação : Matemática |
topic |
Frações Matemática : Ensino : Aprendizagem Numeros racionais Mídias digitais Professor : Formação : Matemática |
description |
O presente trabalho traz a análise de uma prática pedagógica, relativa ao ensinoaprendizagem de frações, desenvolvida com alunos de sexta série. Tal análise contempla as dificuldades apresentadas por esses alunos, bem como algumas alternativas de abordagem do conteúdo em questão. Baseando-se na abordagem de Damico (2007), acerca da formação dos professores de matemática e, particularmente, do ensino de frações, foi possível prever, durante o planejamento da proposta de ensino, o que poderia ser modificado, nas práticas escolares, tendo em vista maior compreensão e aplicação desse conteúdo. Utilizando os princípios da metodologia Engenharia Didática, foram explorados, com os alunos, dois instrumentos tecnológicos: o vídeo, que possibilitou a visualização de uma matemática contextualizada, e o software Geogebra, através do qual os alunos construíram imagens que representavam operações de adição com frações. O material que os alunos produziram foi essencial para a análise dos resultados, possibilitando a validação ou não de pressupostos levantados antes da prática. Ao final, são apresentadas algumas articulações teóricas sobre a prática, dando margem às conclusões do trabalho. |
publishDate |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-09-02T06:02:09Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/31604 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000783730 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/31604 |
identifier_str_mv |
000783730 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31604/1/000783730.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31604/2/000783730.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31604/3/000783730.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2d8e6d28f383731607cdbc6f707c4276 27335ae746c9fc08c60a24b5f13f38c3 f0bcc93a7081abcdfacd8ba90a9f5e28 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224413091201024 |