Relação entre conhecimento metacognitivo e desempenho em princípios de contagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/211808 |
Resumo: | Este artigo objetiva investigar o conhecimento metacognitivo de alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, em relação às sessões de intervenção que os sujeitos participaram, e verificar se este conhecimento corresponderia ao desempenho dos estudantes em avaliação dos princípios de contagem. Para tanto, inicialmente são discutidos estudos buscando evidenciar o conceito de metacognição e sua relação com a matemática. Este estudo contou com 60 alunos de 1º ano do Ensino Fundamental, de 3 escolas públicas de Porto Alegre. A investigação do conhecimento metacognitivo ocorreu através de três perguntas realizadas, pela pesquisadora, ao final da última sessão de uma intervenção em princípios de contagem. As respostas das crianças foram categorizadas e relacionadas com o desempenho destas em avaliação dos princípios de contagem. Os resultados evidenciam que a maioria dos alunos mostrou bom conhecimento metacognitivo, demonstrando correspondência entre o que responderam à pesquisadora e o desempenho na avaliação. |
id |
UFRGS-2_de3d68ce14518e2027e1a72b3770c482 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/211808 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Assis, Évelin Fulginiti deCorso, Luciana Vellinho2020-07-11T03:53:11Z20200101-9031http://hdl.handle.net/10183/211808001114710Este artigo objetiva investigar o conhecimento metacognitivo de alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, em relação às sessões de intervenção que os sujeitos participaram, e verificar se este conhecimento corresponderia ao desempenho dos estudantes em avaliação dos princípios de contagem. Para tanto, inicialmente são discutidos estudos buscando evidenciar o conceito de metacognição e sua relação com a matemática. Este estudo contou com 60 alunos de 1º ano do Ensino Fundamental, de 3 escolas públicas de Porto Alegre. A investigação do conhecimento metacognitivo ocorreu através de três perguntas realizadas, pela pesquisadora, ao final da última sessão de uma intervenção em princípios de contagem. As respostas das crianças foram categorizadas e relacionadas com o desempenho destas em avaliação dos princípios de contagem. Os resultados evidenciam que a maioria dos alunos mostrou bom conhecimento metacognitivo, demonstrando correspondência entre o que responderam à pesquisadora e o desempenho na avaliação.The objective of this article is to investigate the metacognitive knowledge of students in the first year of elementary school, related to the intervention sessions in which they participated, and to verify if this knowledge would correspond to their achievement in a counting principles evaluation task. In order to do that, initially studies are discussed, aiming to evidence the concept of metacognition and its relation to mathematics. This study counted with 60 students of the first year of elementary school, from 3 public schools, located in Porto Alegre. The investigation of metacognitive knowledge occurred through three questions made by the experimenter after the finalization of an intervention in counting principles. The children’s answers were categorized and related to their achievement in the counting principles evaluation task. The results reveal that most of the students demonstrated good metacognitive knowledge, showing correspondence between their answers and the achievement in the evaluation task.application/pdfporEducação (Santa Maria). Santa Maria, RS. Vol. 45 (2020), p. 1-27Conhecimento cognitivoMatemáticaMetacognitive knowledgeCounting principlesInitial mathematicsRelação entre conhecimento metacognitivo e desempenho em princípios de contagemRelations between metacognitive knowledge and performance in counting principles info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001114710.pdf.txt001114710.pdf.txtExtracted Texttext/plain58128http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211808/2/001114710.pdf.txt4939b526ea159a02c64bebc7b8d93387MD52ORIGINAL001114710.pdfTexto completoapplication/pdf443575http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211808/1/001114710.pdfcc9b3f9fcf6891ddadc860d2a3f8e772MD5110183/2118082020-07-12 03:42:06.383754oai:www.lume.ufrgs.br:10183/211808Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-07-12T06:42:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Relação entre conhecimento metacognitivo e desempenho em princípios de contagem |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Relations between metacognitive knowledge and performance in counting principles |
title |
Relação entre conhecimento metacognitivo e desempenho em princípios de contagem |
spellingShingle |
Relação entre conhecimento metacognitivo e desempenho em princípios de contagem Assis, Évelin Fulginiti de Conhecimento cognitivo Matemática Metacognitive knowledge Counting principles Initial mathematics |
title_short |
Relação entre conhecimento metacognitivo e desempenho em princípios de contagem |
title_full |
Relação entre conhecimento metacognitivo e desempenho em princípios de contagem |
title_fullStr |
Relação entre conhecimento metacognitivo e desempenho em princípios de contagem |
title_full_unstemmed |
Relação entre conhecimento metacognitivo e desempenho em princípios de contagem |
title_sort |
Relação entre conhecimento metacognitivo e desempenho em princípios de contagem |
author |
Assis, Évelin Fulginiti de |
author_facet |
Assis, Évelin Fulginiti de Corso, Luciana Vellinho |
author_role |
author |
author2 |
Corso, Luciana Vellinho |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Assis, Évelin Fulginiti de Corso, Luciana Vellinho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conhecimento cognitivo Matemática |
topic |
Conhecimento cognitivo Matemática Metacognitive knowledge Counting principles Initial mathematics |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Metacognitive knowledge Counting principles Initial mathematics |
description |
Este artigo objetiva investigar o conhecimento metacognitivo de alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, em relação às sessões de intervenção que os sujeitos participaram, e verificar se este conhecimento corresponderia ao desempenho dos estudantes em avaliação dos princípios de contagem. Para tanto, inicialmente são discutidos estudos buscando evidenciar o conceito de metacognição e sua relação com a matemática. Este estudo contou com 60 alunos de 1º ano do Ensino Fundamental, de 3 escolas públicas de Porto Alegre. A investigação do conhecimento metacognitivo ocorreu através de três perguntas realizadas, pela pesquisadora, ao final da última sessão de uma intervenção em princípios de contagem. As respostas das crianças foram categorizadas e relacionadas com o desempenho destas em avaliação dos princípios de contagem. Os resultados evidenciam que a maioria dos alunos mostrou bom conhecimento metacognitivo, demonstrando correspondência entre o que responderam à pesquisadora e o desempenho na avaliação. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-07-11T03:53:11Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/211808 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0101-9031 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001114710 |
identifier_str_mv |
0101-9031 001114710 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/211808 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educação (Santa Maria). Santa Maria, RS. Vol. 45 (2020), p. 1-27 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211808/2/001114710.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211808/1/001114710.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4939b526ea159a02c64bebc7b8d93387 cc9b3f9fcf6891ddadc860d2a3f8e772 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224995083386880 |