O uso de tecnologias da informação nos anos iniciais da educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Klein, Marcia Helena Perius
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/95680
Resumo: Considerando as constantes transformações que assolam a nossa sociedade, grande parte delas devido às tecnologias, o contexto educacional é diretamente afetado pela presença de novas maneiras de se reproduzir as informações, transformando-as em aprendizagem. Para tanto, é preciso que os educadores utilizem as tecnologias disponíveis como facilitadoras do processo de ensino. O presente trabalho aborda o tema “O uso das tecnologias da informação nos anos iniciais da Educação Básica”, tendo como objetivo geral avaliar a contribuição das tecnologias da informação para os processos de ensino e aprendizagem. Para tanto foi realizada uma prática com a utilização de tecnologias com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, por meio de jogos online, a fim de estruturar a pesquisa propriamente dita. Realizou-se consultas literárias a fim de buscar embasamento teórico necessário para a articulação da metodologia, sendo esta qualitativa e quantitativa. Após a implementação da prática e análise dos resultados pode-se perceber que as tecnologias da informação, quando utilizadas, adequadamente, em favor dos processos de ensino e aprendizagem, podem agir como ferramentas poderosas em favor da construção do conhecimento matemático, assim como, do processo de alfabetização – leitura e escrita, nos anos iniciais da Educação Básica.
id UFRGS-2_df688f290d2a4ecb78157ca75de16bfa
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95680
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Klein, Marcia Helena PeriusAmaral, Érico Marcelo Hoff do2014-05-29T02:04:53Z2012http://hdl.handle.net/10183/95680000916987Considerando as constantes transformações que assolam a nossa sociedade, grande parte delas devido às tecnologias, o contexto educacional é diretamente afetado pela presença de novas maneiras de se reproduzir as informações, transformando-as em aprendizagem. Para tanto, é preciso que os educadores utilizem as tecnologias disponíveis como facilitadoras do processo de ensino. O presente trabalho aborda o tema “O uso das tecnologias da informação nos anos iniciais da Educação Básica”, tendo como objetivo geral avaliar a contribuição das tecnologias da informação para os processos de ensino e aprendizagem. Para tanto foi realizada uma prática com a utilização de tecnologias com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, por meio de jogos online, a fim de estruturar a pesquisa propriamente dita. Realizou-se consultas literárias a fim de buscar embasamento teórico necessário para a articulação da metodologia, sendo esta qualitativa e quantitativa. Após a implementação da prática e análise dos resultados pode-se perceber que as tecnologias da informação, quando utilizadas, adequadamente, em favor dos processos de ensino e aprendizagem, podem agir como ferramentas poderosas em favor da construção do conhecimento matemático, assim como, do processo de alfabetização – leitura e escrita, nos anos iniciais da Educação Básica.Considering the constant changes that plague our society, most of them due to technology, the educational context is directly affected by the presence of new ways to reproduce the information, turning them into learning. Therefore, it is necessary that educators use the available technologies as facilitators of the learning process. This paper discusses the theme "The use of information technology in the early years of Basic Education", aimed at evaluating the contribution of information technology to the processes of teaching and learning. Therefore we performed a practice with the use of technology with students in the 4th year of elementary school, through online games in order to structure the research itself. Held consultations to seek literary necessary theoretical framework for the articulation of the methodology, which is qualitative and quantitative. After the implementation of the practice and analysis of the results can be seen that information technologies, when used properly, in favor of teaching and learning, can act as powerful tools in favor of the construction of mathematical knowledge, as well as the process of alphabetization - reading and writing in the early years of basic education.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Educação básicaConstrução do conhecimentoTechnologyInformationEducationalO uso de tecnologias da informação nos anos iniciais da educação básicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoCerro Largo, BR-RS2013especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000916987.pdf000916987.pdfTexto completoapplication/pdf750338http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95680/1/000916987.pdf4917bafc6337bf781145c5d4c24f05ffMD51TEXT000916987.pdf.txt000916987.pdf.txtExtracted Texttext/plain56540http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95680/2/000916987.pdf.txt2564001a8fb5be6592b577e55f680918MD52THUMBNAIL000916987.pdf.jpg000916987.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1046http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95680/3/000916987.pdf.jpgeb4927f9bd319816f9741b8eebf95a41MD5310183/956802018-10-09 09:15:45.3oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95680Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T12:15:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso de tecnologias da informação nos anos iniciais da educação básica
title O uso de tecnologias da informação nos anos iniciais da educação básica
spellingShingle O uso de tecnologias da informação nos anos iniciais da educação básica
Klein, Marcia Helena Perius
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Educação básica
Construção do conhecimento
Technology
Information
Educational
title_short O uso de tecnologias da informação nos anos iniciais da educação básica
title_full O uso de tecnologias da informação nos anos iniciais da educação básica
title_fullStr O uso de tecnologias da informação nos anos iniciais da educação básica
title_full_unstemmed O uso de tecnologias da informação nos anos iniciais da educação básica
title_sort O uso de tecnologias da informação nos anos iniciais da educação básica
author Klein, Marcia Helena Perius
author_facet Klein, Marcia Helena Perius
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Klein, Marcia Helena Perius
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Amaral, Érico Marcelo Hoff do
contributor_str_mv Amaral, Érico Marcelo Hoff do
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Educação básica
Construção do conhecimento
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Educação básica
Construção do conhecimento
Technology
Information
Educational
dc.subject.eng.fl_str_mv Technology
Information
Educational
description Considerando as constantes transformações que assolam a nossa sociedade, grande parte delas devido às tecnologias, o contexto educacional é diretamente afetado pela presença de novas maneiras de se reproduzir as informações, transformando-as em aprendizagem. Para tanto, é preciso que os educadores utilizem as tecnologias disponíveis como facilitadoras do processo de ensino. O presente trabalho aborda o tema “O uso das tecnologias da informação nos anos iniciais da Educação Básica”, tendo como objetivo geral avaliar a contribuição das tecnologias da informação para os processos de ensino e aprendizagem. Para tanto foi realizada uma prática com a utilização de tecnologias com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, por meio de jogos online, a fim de estruturar a pesquisa propriamente dita. Realizou-se consultas literárias a fim de buscar embasamento teórico necessário para a articulação da metodologia, sendo esta qualitativa e quantitativa. Após a implementação da prática e análise dos resultados pode-se perceber que as tecnologias da informação, quando utilizadas, adequadamente, em favor dos processos de ensino e aprendizagem, podem agir como ferramentas poderosas em favor da construção do conhecimento matemático, assim como, do processo de alfabetização – leitura e escrita, nos anos iniciais da Educação Básica.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-05-29T02:04:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/95680
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000916987
url http://hdl.handle.net/10183/95680
identifier_str_mv 000916987
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95680/1/000916987.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95680/2/000916987.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95680/3/000916987.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4917bafc6337bf781145c5d4c24f05ff
2564001a8fb5be6592b577e55f680918
eb4927f9bd319816f9741b8eebf95a41
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224465170825216