O uso de tecnologias da informação nos anos iniciais da educação básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/95680 |
Resumo: | Considerando as constantes transformações que assolam a nossa sociedade, grande parte delas devido às tecnologias, o contexto educacional é diretamente afetado pela presença de novas maneiras de se reproduzir as informações, transformando-as em aprendizagem. Para tanto, é preciso que os educadores utilizem as tecnologias disponíveis como facilitadoras do processo de ensino. O presente trabalho aborda o tema “O uso das tecnologias da informação nos anos iniciais da Educação Básica”, tendo como objetivo geral avaliar a contribuição das tecnologias da informação para os processos de ensino e aprendizagem. Para tanto foi realizada uma prática com a utilização de tecnologias com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, por meio de jogos online, a fim de estruturar a pesquisa propriamente dita. Realizou-se consultas literárias a fim de buscar embasamento teórico necessário para a articulação da metodologia, sendo esta qualitativa e quantitativa. Após a implementação da prática e análise dos resultados pode-se perceber que as tecnologias da informação, quando utilizadas, adequadamente, em favor dos processos de ensino e aprendizagem, podem agir como ferramentas poderosas em favor da construção do conhecimento matemático, assim como, do processo de alfabetização – leitura e escrita, nos anos iniciais da Educação Básica. |
id |
UFRGS-2_df688f290d2a4ecb78157ca75de16bfa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95680 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Klein, Marcia Helena PeriusAmaral, Érico Marcelo Hoff do2014-05-29T02:04:53Z2012http://hdl.handle.net/10183/95680000916987Considerando as constantes transformações que assolam a nossa sociedade, grande parte delas devido às tecnologias, o contexto educacional é diretamente afetado pela presença de novas maneiras de se reproduzir as informações, transformando-as em aprendizagem. Para tanto, é preciso que os educadores utilizem as tecnologias disponíveis como facilitadoras do processo de ensino. O presente trabalho aborda o tema “O uso das tecnologias da informação nos anos iniciais da Educação Básica”, tendo como objetivo geral avaliar a contribuição das tecnologias da informação para os processos de ensino e aprendizagem. Para tanto foi realizada uma prática com a utilização de tecnologias com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, por meio de jogos online, a fim de estruturar a pesquisa propriamente dita. Realizou-se consultas literárias a fim de buscar embasamento teórico necessário para a articulação da metodologia, sendo esta qualitativa e quantitativa. Após a implementação da prática e análise dos resultados pode-se perceber que as tecnologias da informação, quando utilizadas, adequadamente, em favor dos processos de ensino e aprendizagem, podem agir como ferramentas poderosas em favor da construção do conhecimento matemático, assim como, do processo de alfabetização – leitura e escrita, nos anos iniciais da Educação Básica.Considering the constant changes that plague our society, most of them due to technology, the educational context is directly affected by the presence of new ways to reproduce the information, turning them into learning. Therefore, it is necessary that educators use the available technologies as facilitators of the learning process. This paper discusses the theme "The use of information technology in the early years of Basic Education", aimed at evaluating the contribution of information technology to the processes of teaching and learning. Therefore we performed a practice with the use of technology with students in the 4th year of elementary school, through online games in order to structure the research itself. Held consultations to seek literary necessary theoretical framework for the articulation of the methodology, which is qualitative and quantitative. After the implementation of the practice and analysis of the results can be seen that information technologies, when used properly, in favor of teaching and learning, can act as powerful tools in favor of the construction of mathematical knowledge, as well as the process of alphabetization - reading and writing in the early years of basic education.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Educação básicaConstrução do conhecimentoTechnologyInformationEducationalO uso de tecnologias da informação nos anos iniciais da educação básicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoCerro Largo, BR-RS2013especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000916987.pdf000916987.pdfTexto completoapplication/pdf750338http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95680/1/000916987.pdf4917bafc6337bf781145c5d4c24f05ffMD51TEXT000916987.pdf.txt000916987.pdf.txtExtracted Texttext/plain56540http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95680/2/000916987.pdf.txt2564001a8fb5be6592b577e55f680918MD52THUMBNAIL000916987.pdf.jpg000916987.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1046http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95680/3/000916987.pdf.jpgeb4927f9bd319816f9741b8eebf95a41MD5310183/956802018-10-09 09:15:45.3oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95680Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T12:15:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O uso de tecnologias da informação nos anos iniciais da educação básica |
title |
O uso de tecnologias da informação nos anos iniciais da educação básica |
spellingShingle |
O uso de tecnologias da informação nos anos iniciais da educação básica Klein, Marcia Helena Perius Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Educação básica Construção do conhecimento Technology Information Educational |
title_short |
O uso de tecnologias da informação nos anos iniciais da educação básica |
title_full |
O uso de tecnologias da informação nos anos iniciais da educação básica |
title_fullStr |
O uso de tecnologias da informação nos anos iniciais da educação básica |
title_full_unstemmed |
O uso de tecnologias da informação nos anos iniciais da educação básica |
title_sort |
O uso de tecnologias da informação nos anos iniciais da educação básica |
author |
Klein, Marcia Helena Perius |
author_facet |
Klein, Marcia Helena Perius |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Klein, Marcia Helena Perius |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Amaral, Érico Marcelo Hoff do |
contributor_str_mv |
Amaral, Érico Marcelo Hoff do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Educação básica Construção do conhecimento |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Educação básica Construção do conhecimento Technology Information Educational |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Technology Information Educational |
description |
Considerando as constantes transformações que assolam a nossa sociedade, grande parte delas devido às tecnologias, o contexto educacional é diretamente afetado pela presença de novas maneiras de se reproduzir as informações, transformando-as em aprendizagem. Para tanto, é preciso que os educadores utilizem as tecnologias disponíveis como facilitadoras do processo de ensino. O presente trabalho aborda o tema “O uso das tecnologias da informação nos anos iniciais da Educação Básica”, tendo como objetivo geral avaliar a contribuição das tecnologias da informação para os processos de ensino e aprendizagem. Para tanto foi realizada uma prática com a utilização de tecnologias com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, por meio de jogos online, a fim de estruturar a pesquisa propriamente dita. Realizou-se consultas literárias a fim de buscar embasamento teórico necessário para a articulação da metodologia, sendo esta qualitativa e quantitativa. Após a implementação da prática e análise dos resultados pode-se perceber que as tecnologias da informação, quando utilizadas, adequadamente, em favor dos processos de ensino e aprendizagem, podem agir como ferramentas poderosas em favor da construção do conhecimento matemático, assim como, do processo de alfabetização – leitura e escrita, nos anos iniciais da Educação Básica. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-05-29T02:04:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/95680 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000916987 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/95680 |
identifier_str_mv |
000916987 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95680/1/000916987.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95680/2/000916987.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95680/3/000916987.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4917bafc6337bf781145c5d4c24f05ff 2564001a8fb5be6592b577e55f680918 eb4927f9bd319816f9741b8eebf95a41 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224465170825216 |