As capacitações em bibliotecas universitárias como estratégia para promoção de competências infocomunicacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Heller, Bruna
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/268193
Resumo: A promoção de competências infocomunicacionais é relevante quando o assunto trata de educação para a informação. Borges (2018) elenca quinze elementos de competências infocomunicacionais como estrutura conceitual. As bibliotecas universitárias se colocam, nesse sentido, como propulsoras nessa promoção e, a partir de uma coleta empírica, realizada para uma pesquisa de mestrado, pôde-se investigar algumas ações que as mesmas estão praticando. O tipo mais citado foram as capacitações. O presente trabalho tem por objetivo apresentar os tipos de capacitações citadas, além de relacioná-los com os indicadores de Borges (2018). Foram apontados seis tipos diferentes de capacitações, que puderam ser relacionados a oito dos quinze elementos de competências infocomunicacionais, cinco deles voltados à competência em informação. Isso demonstra a aproximação dos bibliotecários frente a sua área de atuação (informação) e certa ausência de percepção quanto à necessidade de atuação na área da comunicação. Ainda assim, pode-se dizer que a educação para a informação, em um nível bastante inicial, é praticada nas bibliotecas entrevistadas, de forma que tenham estes bibliotecários a necessidade de avançar as suas práticas para a oferta de ações com cunho mais autônomo e emancipador.
id UFRGS-2_e18bc63af76e5efd8d740ccb5351ea55
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/268193
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Heller, Bruna2023-12-09T03:27:53Z2023http://hdl.handle.net/10183/268193001189552A promoção de competências infocomunicacionais é relevante quando o assunto trata de educação para a informação. Borges (2018) elenca quinze elementos de competências infocomunicacionais como estrutura conceitual. As bibliotecas universitárias se colocam, nesse sentido, como propulsoras nessa promoção e, a partir de uma coleta empírica, realizada para uma pesquisa de mestrado, pôde-se investigar algumas ações que as mesmas estão praticando. O tipo mais citado foram as capacitações. O presente trabalho tem por objetivo apresentar os tipos de capacitações citadas, além de relacioná-los com os indicadores de Borges (2018). Foram apontados seis tipos diferentes de capacitações, que puderam ser relacionados a oito dos quinze elementos de competências infocomunicacionais, cinco deles voltados à competência em informação. Isso demonstra a aproximação dos bibliotecários frente a sua área de atuação (informação) e certa ausência de percepção quanto à necessidade de atuação na área da comunicação. Ainda assim, pode-se dizer que a educação para a informação, em um nível bastante inicial, é praticada nas bibliotecas entrevistadas, de forma que tenham estes bibliotecários a necessidade de avançar as suas práticas para a oferta de ações com cunho mais autônomo e emancipador.The promotion of infocommunicational skills is relevant when it comes to information education. Borges (2018) lists 15 elements of infocommunication skills as a conceptual framework. In this sense, university libraries stand as propellers in this promotion and, based on an empirical collection carried out for a master’s research, it was possible to investigate some actions that they are practicing. The most cited type was training. The present work aims to present the types of qualifications mentioned, in addition to relating them to the indicators of Borges (2018). Six different types of training were identified, which could be related to eight of the 15 elements of infocommunication competences, five of them focused on information competence. This demonstrates the approach of librarians to their area of expertise (information) and a certain lack of perception regarding the need to work around communication. Even so, it can be said that education for information, at a very early level, is practiced in the libraries interviewed, so that these librarians have the need to advance their practices to offer actions with a more autonomous and emancipatory nature.application/pdfporSaberes informacionais na América Latina[recurso eletrônico]. Porto Alegre: Polifonia, 2023. 461 p. ISBN: 9786587420226. Parte 1, p. 160-178Biblioteca universitáriaCompetência informacionalInfocommunication skillsUniversity librariesSkills promotionAs capacitações em bibliotecas universitárias como estratégia para promoção de competências infocomunicacionaisTraining in university libraries as a strategy to promote infocommunication skills info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001189552.pdf.txt001189552.pdf.txtExtracted Texttext/plain33267http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/268193/2/001189552.pdf.txt13e115b24167f859bf323e17d646974dMD52ORIGINAL001189552.pdfCapítuloapplication/pdf736033http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/268193/1/001189552.pdfd0ae784e500259d7ec6ab6ebd32c7da8MD5110183/2681932024-02-13 06:02:40.830644oai:www.lume.ufrgs.br:10183/268193Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-02-13T08:02:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As capacitações em bibliotecas universitárias como estratégia para promoção de competências infocomunicacionais
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Training in university libraries as a strategy to promote infocommunication skills
title As capacitações em bibliotecas universitárias como estratégia para promoção de competências infocomunicacionais
spellingShingle As capacitações em bibliotecas universitárias como estratégia para promoção de competências infocomunicacionais
Heller, Bruna
Biblioteca universitária
Competência informacional
Infocommunication skills
University libraries
Skills promotion
title_short As capacitações em bibliotecas universitárias como estratégia para promoção de competências infocomunicacionais
title_full As capacitações em bibliotecas universitárias como estratégia para promoção de competências infocomunicacionais
title_fullStr As capacitações em bibliotecas universitárias como estratégia para promoção de competências infocomunicacionais
title_full_unstemmed As capacitações em bibliotecas universitárias como estratégia para promoção de competências infocomunicacionais
title_sort As capacitações em bibliotecas universitárias como estratégia para promoção de competências infocomunicacionais
author Heller, Bruna
author_facet Heller, Bruna
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Heller, Bruna
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca universitária
Competência informacional
topic Biblioteca universitária
Competência informacional
Infocommunication skills
University libraries
Skills promotion
dc.subject.eng.fl_str_mv Infocommunication skills
University libraries
Skills promotion
description A promoção de competências infocomunicacionais é relevante quando o assunto trata de educação para a informação. Borges (2018) elenca quinze elementos de competências infocomunicacionais como estrutura conceitual. As bibliotecas universitárias se colocam, nesse sentido, como propulsoras nessa promoção e, a partir de uma coleta empírica, realizada para uma pesquisa de mestrado, pôde-se investigar algumas ações que as mesmas estão praticando. O tipo mais citado foram as capacitações. O presente trabalho tem por objetivo apresentar os tipos de capacitações citadas, além de relacioná-los com os indicadores de Borges (2018). Foram apontados seis tipos diferentes de capacitações, que puderam ser relacionados a oito dos quinze elementos de competências infocomunicacionais, cinco deles voltados à competência em informação. Isso demonstra a aproximação dos bibliotecários frente a sua área de atuação (informação) e certa ausência de percepção quanto à necessidade de atuação na área da comunicação. Ainda assim, pode-se dizer que a educação para a informação, em um nível bastante inicial, é praticada nas bibliotecas entrevistadas, de forma que tenham estes bibliotecários a necessidade de avançar as suas práticas para a oferta de ações com cunho mais autônomo e emancipador.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-09T03:27:53Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/268193
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001189552
url http://hdl.handle.net/10183/268193
identifier_str_mv 001189552
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Saberes informacionais na América Latina[recurso eletrônico]. Porto Alegre: Polifonia, 2023. 461 p. ISBN: 9786587420226. Parte 1, p. 160-178
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/268193/2/001189552.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/268193/1/001189552.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 13e115b24167f859bf323e17d646974d
d0ae784e500259d7ec6ab6ebd32c7da8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447847445725184