Engenharia didática : um referencial para ação investigativa e para formação de professores de matemática

Bibliographic Details
Main Author: Garcia, Vera Clotilde Vanzetto
Publication Date: 2005
Format: Article
Language: por
Source: Repositório Institucional da UFRGS
Download full: http://hdl.handle.net/10183/180084
Summary: O presente texto constitui estudo de caso de atividade formadora de professores de matemática, informada e orientada pelos princípios da Engenharia Didática. O objetivo do trabalho não está tão centrado na experiência didática realizada – ensino de geometria com uso de softwares – quanto nas características do funcionamento metodológico desta teoria, vista como um referencial para articular pesquisa e ação didática. O artigo traz um mapa da engenharia, que pode ser um exemplo de roteiro racional para as reflexões do professor, em formação inicial ou continuada, e que abrange: descrição e justificativa da escolha do tema e do local da ação; análise do ensino habitual nas dimensões epistemológica, cognitiva e didática; escolhas e hipóteses que acompanham o planejamento da ação, experimentação, análise posterior, validação; e considerações sobre a reprodutibilidade do produto didático.
id UFRGS-2_e2a6a8706d3eec6b943fcac424b810d7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180084
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Garcia, Vera Clotilde Vanzetto2018-07-04T02:27:27Z20050104-4877http://hdl.handle.net/10183/180084000550830O presente texto constitui estudo de caso de atividade formadora de professores de matemática, informada e orientada pelos princípios da Engenharia Didática. O objetivo do trabalho não está tão centrado na experiência didática realizada – ensino de geometria com uso de softwares – quanto nas características do funcionamento metodológico desta teoria, vista como um referencial para articular pesquisa e ação didática. O artigo traz um mapa da engenharia, que pode ser um exemplo de roteiro racional para as reflexões do professor, em formação inicial ou continuada, e que abrange: descrição e justificativa da escolha do tema e do local da ação; análise do ensino habitual nas dimensões epistemológica, cognitiva e didática; escolhas e hipóteses que acompanham o planejamento da ação, experimentação, análise posterior, validação; e considerações sobre a reprodutibilidade do produto didático.This article is a case study about teacher’s education, based on Didactics Engineering, developed by Michelle Artigue. The main point is not the didactics experience – geometry teaching and learning using computers – but the methodological characteristics of this theory, viewing as a framework to articulate research with didactics action. The work presents an Engineering Map, which can become a rational guide for reflective teacher, on pre-service or continuing education, which includes: details and justification about the choices, analysis of the usual teaching on epistemological, cognitive and didactical dimensions, choices and hypotheses that give form to the designer an the action; experimentation, analysis, validation an reproduction considerations.application/pdfporZetetiké. Campinas. Vol. 13, n. 1 (jan./jun. 2005), p. 87-119Matemática : EnsinoFormação de professoresMath teachers’ educationDidactics engineeringMathematics education researchEngenharia didática : um referencial para ação investigativa e para formação de professores de matemáticaDidactical Engineering : a framework for the investigation action and teaching educationinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000550830.pdf000550830.pdfTexto completoapplication/pdf129618http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180084/1/000550830.pdf22e3e4cc2ed086e721cc2b43787db7b0MD51TEXT000550830.pdf.txt000550830.pdf.txtExtracted Texttext/plain62447http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180084/2/000550830.pdf.txt5271d4116bd9ac3a602b601359bb7a91MD5210183/1800842018-07-05 02:25:57.279101oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180084Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-07-05T05:25:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Engenharia didática : um referencial para ação investigativa e para formação de professores de matemática
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Didactical Engineering : a framework for the investigation action and teaching education
title Engenharia didática : um referencial para ação investigativa e para formação de professores de matemática
spellingShingle Engenharia didática : um referencial para ação investigativa e para formação de professores de matemática
Garcia, Vera Clotilde Vanzetto
Matemática : Ensino
Formação de professores
Math teachers’ education
Didactics engineering
Mathematics education research
title_short Engenharia didática : um referencial para ação investigativa e para formação de professores de matemática
title_full Engenharia didática : um referencial para ação investigativa e para formação de professores de matemática
title_fullStr Engenharia didática : um referencial para ação investigativa e para formação de professores de matemática
title_full_unstemmed Engenharia didática : um referencial para ação investigativa e para formação de professores de matemática
title_sort Engenharia didática : um referencial para ação investigativa e para formação de professores de matemática
author Garcia, Vera Clotilde Vanzetto
author_facet Garcia, Vera Clotilde Vanzetto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Vera Clotilde Vanzetto
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática : Ensino
Formação de professores
topic Matemática : Ensino
Formação de professores
Math teachers’ education
Didactics engineering
Mathematics education research
dc.subject.eng.fl_str_mv Math teachers’ education
Didactics engineering
Mathematics education research
description O presente texto constitui estudo de caso de atividade formadora de professores de matemática, informada e orientada pelos princípios da Engenharia Didática. O objetivo do trabalho não está tão centrado na experiência didática realizada – ensino de geometria com uso de softwares – quanto nas características do funcionamento metodológico desta teoria, vista como um referencial para articular pesquisa e ação didática. O artigo traz um mapa da engenharia, que pode ser um exemplo de roteiro racional para as reflexões do professor, em formação inicial ou continuada, e que abrange: descrição e justificativa da escolha do tema e do local da ação; análise do ensino habitual nas dimensões epistemológica, cognitiva e didática; escolhas e hipóteses que acompanham o planejamento da ação, experimentação, análise posterior, validação; e considerações sobre a reprodutibilidade do produto didático.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-07-04T02:27:27Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/180084
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0104-4877
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000550830
identifier_str_mv 0104-4877
000550830
url http://hdl.handle.net/10183/180084
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Zetetiké. Campinas. Vol. 13, n. 1 (jan./jun. 2005), p. 87-119
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180084/1/000550830.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180084/2/000550830.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 22e3e4cc2ed086e721cc2b43787db7b0
5271d4116bd9ac3a602b601359bb7a91
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1824427310388871168