Nexos e desafios na formação profissional do enfermeiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/28857 |
Resumo: | A investigação teve como objetivo conhecer os nexos e desafios entre a formação e a práxis profissional e as recomendações das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. Estudo qualitativo, com 34 diplomados em Enfermagem, que responderam ao questionário por e-mail. A análise dos dados foi baseada na análise de discurso de Michael Foucault. Os aspectos éticos foram respeitados. A análise apontou três temáticas nos discursos dos diplomados - Sistema Único de Saúde, formação generalista e humanização. O estudo revelou uma aproximação das concepções e orientações das Diretrizes Curriculares e do SUS com a realidade da práxis profissional, bem como desafios para a formação do enfermeiro. |
id |
UFRGS-2_e3fb9b6ea8bcf8dfb88305635787629e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/28857 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Corbellini, Valéria LambSantos, Beatriz Regina Lara dosOjeda, Beatriz SebbenGerhardt, Luiza MariaEldt, Olga RosáriaStein, Sarah CeolinMello, Denise Teixeira de2011-05-04T06:00:19Z20100034-7167http://hdl.handle.net/10183/28857000764623A investigação teve como objetivo conhecer os nexos e desafios entre a formação e a práxis profissional e as recomendações das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. Estudo qualitativo, com 34 diplomados em Enfermagem, que responderam ao questionário por e-mail. A análise dos dados foi baseada na análise de discurso de Michael Foucault. Os aspectos éticos foram respeitados. A análise apontou três temáticas nos discursos dos diplomados - Sistema Único de Saúde, formação generalista e humanização. O estudo revelou uma aproximação das concepções e orientações das Diretrizes Curriculares e do SUS com a realidade da práxis profissional, bem como desafios para a formação do enfermeiro.The objective of the study was to know the linkages and challenges between professional training and practice and the Curriculum Guidelines for Nursing Baccalaureate Degree Programs. It was a qualitative study, with 34 graduates in nursing, who answered an emailed questionnaire. Data analysis was based on Michael Foucault’s discourse analysis. The ethical aspects were observed. Analysis showed three themes in graduates discourses - Unified Health System, generalist professional training and humanization. The study revealed an approximation of concepts and guidelines of the Curriculum Guidelines for Nursing Baccalaureate Degree Programs and of the Unified Health System with the reality of professional practice along with challenges in the training of professional nurses.La investigación tuve como objetivo conocer los vínculos y desafíos entre la formación y práctica profesional y las recomendaciones de las Directrices Curriculares Nacionales del curso de pregrado de enfermería. Estudio cualitativo, con 34 licenciados en enfermería, que respondieron al cuestionario por correo electrónico. El análisis de los datos ha sido basada en la análisis de discurso de Michael Foucault. Los aspectos éticos se observaron. El análisis identifica tres temas en los discursos de los graduados – Sistema Único de Salud, la formación generalista y humanización. El estudio reveló una aproximación de conceptos y recomendaciones de las Directrices Curriculares Nacionales y del Sistema Único de Salud con la realidad de la práctica profesional, así como los retos para la formación de enfermeras.application/pdfporRevista brasileira de enfermagem. Brasília. Vol. 63, n.4 (jul./ago. 2010), p. 555-560Enfermeiros : Formação profissionalEducação em enfermagemEnfermagem : CurrículoEducationNursingCurriculumTeachingEducación en enfermeríaCurriculumEnseñanzaNexos e desafios na formação profissional do enfermeiroLinkages and challenges in the training of professional nurses Vínculos y desafios en la formación de los professionales de enfermería info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000764623.pdf000764623.pdfTexto completoapplication/pdf68832http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28857/1/000764623.pdfa5781cae88733745b6409f61b25952f0MD51TEXT000764623.pdf.txt000764623.pdf.txtExtracted Texttext/plain33292http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28857/2/000764623.pdf.txt2fcfceade54c85a7be7f4adf7234ea48MD52THUMBNAIL000764623.pdf.jpg000764623.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1922http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28857/3/000764623.pdf.jpgffc54a3654a2197f2fead7dde8eac54bMD5310183/288572018-10-18 09:22:55.566oai:www.lume.ufrgs.br:10183/28857Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T12:22:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Nexos e desafios na formação profissional do enfermeiro |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Linkages and challenges in the training of professional nurses |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Vínculos y desafios en la formación de los professionales de enfermería |
title |
Nexos e desafios na formação profissional do enfermeiro |
spellingShingle |
Nexos e desafios na formação profissional do enfermeiro Corbellini, Valéria Lamb Enfermeiros : Formação profissional Educação em enfermagem Enfermagem : Currículo Education Nursing Curriculum Teaching Educación en enfermería Curriculum Enseñanza |
title_short |
Nexos e desafios na formação profissional do enfermeiro |
title_full |
Nexos e desafios na formação profissional do enfermeiro |
title_fullStr |
Nexos e desafios na formação profissional do enfermeiro |
title_full_unstemmed |
Nexos e desafios na formação profissional do enfermeiro |
title_sort |
Nexos e desafios na formação profissional do enfermeiro |
author |
Corbellini, Valéria Lamb |
author_facet |
Corbellini, Valéria Lamb Santos, Beatriz Regina Lara dos Ojeda, Beatriz Sebben Gerhardt, Luiza Maria Eldt, Olga Rosária Stein, Sarah Ceolin Mello, Denise Teixeira de |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Beatriz Regina Lara dos Ojeda, Beatriz Sebben Gerhardt, Luiza Maria Eldt, Olga Rosária Stein, Sarah Ceolin Mello, Denise Teixeira de |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corbellini, Valéria Lamb Santos, Beatriz Regina Lara dos Ojeda, Beatriz Sebben Gerhardt, Luiza Maria Eldt, Olga Rosária Stein, Sarah Ceolin Mello, Denise Teixeira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermeiros : Formação profissional Educação em enfermagem Enfermagem : Currículo |
topic |
Enfermeiros : Formação profissional Educação em enfermagem Enfermagem : Currículo Education Nursing Curriculum Teaching Educación en enfermería Curriculum Enseñanza |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Education Nursing Curriculum Teaching |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Educación en enfermería Curriculum Enseñanza |
description |
A investigação teve como objetivo conhecer os nexos e desafios entre a formação e a práxis profissional e as recomendações das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. Estudo qualitativo, com 34 diplomados em Enfermagem, que responderam ao questionário por e-mail. A análise dos dados foi baseada na análise de discurso de Michael Foucault. Os aspectos éticos foram respeitados. A análise apontou três temáticas nos discursos dos diplomados - Sistema Único de Saúde, formação generalista e humanização. O estudo revelou uma aproximação das concepções e orientações das Diretrizes Curriculares e do SUS com a realidade da práxis profissional, bem como desafios para a formação do enfermeiro. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-05-04T06:00:19Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/28857 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0034-7167 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000764623 |
identifier_str_mv |
0034-7167 000764623 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/28857 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista brasileira de enfermagem. Brasília. Vol. 63, n.4 (jul./ago. 2010), p. 555-560 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28857/1/000764623.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28857/2/000764623.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28857/3/000764623.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a5781cae88733745b6409f61b25952f0 2fcfceade54c85a7be7f4adf7234ea48 ffc54a3654a2197f2fead7dde8eac54b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224725856256000 |