Estudo dos conhecimentos dos estudantes e graduados em engenharia de alimentos em relação a microbiologia e sistemas de gestão da qualidade de alimentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Horvath, Mariana Bandeira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/56096
Resumo: É possível que uma das características mais importantes de um alimento de qualidade seja a sua inocuidade, a qual depende fortemente do conhecimento microbiológico de quem o produz. A correta implementação de sistemas de gestão da qualidade em indústrias de alimentos depende muito do conhecimento que os profissionais da área têm sobre microbiologia e sistemas de gestão da qualidade e a principal fonte desse conhecimento têm sido as universidades. Uma vez que o Engenheiro de Alimentos é um dos principais profissionais envolvidos nessas atividades, a avaliação do conhecimento desses indivíduos pode ser muito útil para estabelecer melhorias nos conteúdos ou formas de abordar as matérias de microbiologia de alimentos e controle de qualidade em indústrias de alimentos, durante o período de graduação. Esse trabalho teve o objetivo de estudar os conhecimentos dos estudantes e dos profissionais de Engenharia de Alimentos da UFRGS durante o curso e depois da graduação, a fim de identificar possíveis melhorias na formação desses profissionais. Neste trabalho foi realizada uma pesquisa de campo descritiva envolvendo os estudantes e profissionais formados em Engenharia de Alimentos da UFRGS. Para a avaliação dos conhecimentos dos estudantes e dos graduados em Engenharia de Alimentos da UFRGS, foram preparados dois questionários, um dirigido aos estudantes e outro aos graduados. Estes documentos continham perguntas objetivas e descritivas sobre microbiologia de alimentos e sistemas de gestão da qualidade, bem como perguntas para classificação dos indivíduos. Estes documentos ficaram disponíveis para preenchimento por 22 dias, e após, os questionários foram desativados para respostas e procedeu-se então a análise dos resultados. A partir dos resultados obtidos na aplicação dos questionários, pôde-se perceber que os alunos, ao longo do curso de graduação, mostraram aprendizado crescente, fixação de conhecimentos e interesse nas disciplinas relacionadas a microbiologia de alimentos e sistemas de gestão da qualidade de alimentos. Também observou-se que os profissionais graduados tinham os conceitos relacionados às disciplinas citadas acima bastante claras. Comparando as respostas dos alunos e dos formados entrevistados, concluiu-se que a formação acadêmica dos Engenheiros de Alimentos da UFRGS dá grande destaque aos temas abordados neste trabalho.
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