O uso de graded readers no ensino de língua adicional na educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coracini, Adriana de Alencastro
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/56165
Resumo: Este trabalho apresenta e analisa uma unidade didática elaborada para o ensino de língua inglesa como língua adicional na Educação Básica Regular para a prática de estágio II. A fundamentação teórica desenvolvida está baseada nos conceitos de letramento e gêneros do discurso conforme a proposta disposta nos Referenciais Curriculares do Rio Grande do Sul (RGS, 2009a). Também faz parte deste trabalho uma análise sobre o uso de livros adaptados (Graded Readers) em sala de aula com o objetivo de formar leitores também em uma língua adicional. A unidade didática desenvolvida baseia-se na leitura de livros adaptados e é discutida e analisada conforme a aplicação das tarefas durante as aulas. Comentários e sugestões são tecidos baseados na reflexão a partir das atividades em sala de aula. O resultado da aplicação deste projeto didático mostra que os alunos foram capazes de construir um processo de leitura relevante e participar ativamente das tarefas elaboradas.
id UFRGS-2_e9f108887e06e0e2c20e2a9b4e6287c2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/56165
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Coracini, Adriana de AlencastroSarmento, Simone2012-10-06T01:38:16Z2012http://hdl.handle.net/10183/56165000859642Este trabalho apresenta e analisa uma unidade didática elaborada para o ensino de língua inglesa como língua adicional na Educação Básica Regular para a prática de estágio II. A fundamentação teórica desenvolvida está baseada nos conceitos de letramento e gêneros do discurso conforme a proposta disposta nos Referenciais Curriculares do Rio Grande do Sul (RGS, 2009a). Também faz parte deste trabalho uma análise sobre o uso de livros adaptados (Graded Readers) em sala de aula com o objetivo de formar leitores também em uma língua adicional. A unidade didática desenvolvida baseia-se na leitura de livros adaptados e é discutida e analisada conforme a aplicação das tarefas durante as aulas. Comentários e sugestões são tecidos baseados na reflexão a partir das atividades em sala de aula. O resultado da aplicação deste projeto didático mostra que os alunos foram capazes de construir um processo de leitura relevante e participar ativamente das tarefas elaboradas.This paper proposes and analyses a pedagogical project designed for my internship practicum II to be used in basic education. The theoretical framework is based on the notions of literacy, additional languages, and speech genres, as proposed by the State Standards for English/Spanish Language Arts and Literacy (Referenciais Curriculares do Rio Grande do Sul – RGS, 2009a). It is also part of this paper the analysis of the use of Graded Readers in the classroom aiming to improve the students’ reading ability in an Additional Language. The pedagogical project is based on the reading of the Graded reader and it is analysed and discussed as the tasks were applied during the lessons. Suggestions and comments are made afterwards focusing on the observation of how the activities actually took place in the classroom. The results of the application of this pedagogical project show that the students were able to set up a relevant reading process participating fully in the tasks developed.application/pdfporLetramentoGêneros do discursoEnsino de línguasLiteracySpeech genresAdditional language teachingGraded readersO uso de graded readers no ensino de língua adicional na educação básicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2012Letras: Língua Moderna: Inglês: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000859642.pdf000859642.pdfTexto completoapplication/pdf1063050http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56165/1/000859642.pdfaff0e8c17dcf69a72cb1934fc4c9fa0fMD51TEXT000859642.pdf.txt000859642.pdf.txtExtracted Texttext/plain74153http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56165/2/000859642.pdf.txt36ef613f6a6dd03290ed4cf3a75573d1MD52THUMBNAIL000859642.pdf.jpg000859642.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1049http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56165/3/000859642.pdf.jpgbd457f603f283e9ebb95197d9cf31b30MD5310183/561652022-08-06 04:52:58.359279oai:www.lume.ufrgs.br:10183/56165Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:52:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso de graded readers no ensino de língua adicional na educação básica
title O uso de graded readers no ensino de língua adicional na educação básica
spellingShingle O uso de graded readers no ensino de língua adicional na educação básica
Coracini, Adriana de Alencastro
Letramento
Gêneros do discurso
Ensino de línguas
Literacy
Speech genres
Additional language teaching
Graded readers
title_short O uso de graded readers no ensino de língua adicional na educação básica
title_full O uso de graded readers no ensino de língua adicional na educação básica
title_fullStr O uso de graded readers no ensino de língua adicional na educação básica
title_full_unstemmed O uso de graded readers no ensino de língua adicional na educação básica
title_sort O uso de graded readers no ensino de língua adicional na educação básica
author Coracini, Adriana de Alencastro
author_facet Coracini, Adriana de Alencastro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coracini, Adriana de Alencastro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sarmento, Simone
contributor_str_mv Sarmento, Simone
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento
Gêneros do discurso
Ensino de línguas
topic Letramento
Gêneros do discurso
Ensino de línguas
Literacy
Speech genres
Additional language teaching
Graded readers
dc.subject.eng.fl_str_mv Literacy
Speech genres
Additional language teaching
Graded readers
description Este trabalho apresenta e analisa uma unidade didática elaborada para o ensino de língua inglesa como língua adicional na Educação Básica Regular para a prática de estágio II. A fundamentação teórica desenvolvida está baseada nos conceitos de letramento e gêneros do discurso conforme a proposta disposta nos Referenciais Curriculares do Rio Grande do Sul (RGS, 2009a). Também faz parte deste trabalho uma análise sobre o uso de livros adaptados (Graded Readers) em sala de aula com o objetivo de formar leitores também em uma língua adicional. A unidade didática desenvolvida baseia-se na leitura de livros adaptados e é discutida e analisada conforme a aplicação das tarefas durante as aulas. Comentários e sugestões são tecidos baseados na reflexão a partir das atividades em sala de aula. O resultado da aplicação deste projeto didático mostra que os alunos foram capazes de construir um processo de leitura relevante e participar ativamente das tarefas elaboradas.
publishDate 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-06T01:38:16Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/56165
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000859642
url http://hdl.handle.net/10183/56165
identifier_str_mv 000859642
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56165/1/000859642.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56165/2/000859642.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56165/3/000859642.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv aff0e8c17dcf69a72cb1934fc4c9fa0f
36ef613f6a6dd03290ed4cf3a75573d1
bd457f603f283e9ebb95197d9cf31b30
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224433889705984