O uso de graded readers no ensino de língua adicional na educação básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/56165 |
Resumo: | Este trabalho apresenta e analisa uma unidade didática elaborada para o ensino de língua inglesa como língua adicional na Educação Básica Regular para a prática de estágio II. A fundamentação teórica desenvolvida está baseada nos conceitos de letramento e gêneros do discurso conforme a proposta disposta nos Referenciais Curriculares do Rio Grande do Sul (RGS, 2009a). Também faz parte deste trabalho uma análise sobre o uso de livros adaptados (Graded Readers) em sala de aula com o objetivo de formar leitores também em uma língua adicional. A unidade didática desenvolvida baseia-se na leitura de livros adaptados e é discutida e analisada conforme a aplicação das tarefas durante as aulas. Comentários e sugestões são tecidos baseados na reflexão a partir das atividades em sala de aula. O resultado da aplicação deste projeto didático mostra que os alunos foram capazes de construir um processo de leitura relevante e participar ativamente das tarefas elaboradas. |
id |
UFRGS-2_e9f108887e06e0e2c20e2a9b4e6287c2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/56165 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Coracini, Adriana de AlencastroSarmento, Simone2012-10-06T01:38:16Z2012http://hdl.handle.net/10183/56165000859642Este trabalho apresenta e analisa uma unidade didática elaborada para o ensino de língua inglesa como língua adicional na Educação Básica Regular para a prática de estágio II. A fundamentação teórica desenvolvida está baseada nos conceitos de letramento e gêneros do discurso conforme a proposta disposta nos Referenciais Curriculares do Rio Grande do Sul (RGS, 2009a). Também faz parte deste trabalho uma análise sobre o uso de livros adaptados (Graded Readers) em sala de aula com o objetivo de formar leitores também em uma língua adicional. A unidade didática desenvolvida baseia-se na leitura de livros adaptados e é discutida e analisada conforme a aplicação das tarefas durante as aulas. Comentários e sugestões são tecidos baseados na reflexão a partir das atividades em sala de aula. O resultado da aplicação deste projeto didático mostra que os alunos foram capazes de construir um processo de leitura relevante e participar ativamente das tarefas elaboradas.This paper proposes and analyses a pedagogical project designed for my internship practicum II to be used in basic education. The theoretical framework is based on the notions of literacy, additional languages, and speech genres, as proposed by the State Standards for English/Spanish Language Arts and Literacy (Referenciais Curriculares do Rio Grande do Sul – RGS, 2009a). It is also part of this paper the analysis of the use of Graded Readers in the classroom aiming to improve the students’ reading ability in an Additional Language. The pedagogical project is based on the reading of the Graded reader and it is analysed and discussed as the tasks were applied during the lessons. Suggestions and comments are made afterwards focusing on the observation of how the activities actually took place in the classroom. The results of the application of this pedagogical project show that the students were able to set up a relevant reading process participating fully in the tasks developed.application/pdfporLetramentoGêneros do discursoEnsino de línguasLiteracySpeech genresAdditional language teachingGraded readersO uso de graded readers no ensino de língua adicional na educação básicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2012Letras: Língua Moderna: Inglês: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000859642.pdf000859642.pdfTexto completoapplication/pdf1063050http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56165/1/000859642.pdfaff0e8c17dcf69a72cb1934fc4c9fa0fMD51TEXT000859642.pdf.txt000859642.pdf.txtExtracted Texttext/plain74153http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56165/2/000859642.pdf.txt36ef613f6a6dd03290ed4cf3a75573d1MD52THUMBNAIL000859642.pdf.jpg000859642.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1049http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56165/3/000859642.pdf.jpgbd457f603f283e9ebb95197d9cf31b30MD5310183/561652022-08-06 04:52:58.359279oai:www.lume.ufrgs.br:10183/56165Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:52:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O uso de graded readers no ensino de língua adicional na educação básica |
title |
O uso de graded readers no ensino de língua adicional na educação básica |
spellingShingle |
O uso de graded readers no ensino de língua adicional na educação básica Coracini, Adriana de Alencastro Letramento Gêneros do discurso Ensino de línguas Literacy Speech genres Additional language teaching Graded readers |
title_short |
O uso de graded readers no ensino de língua adicional na educação básica |
title_full |
O uso de graded readers no ensino de língua adicional na educação básica |
title_fullStr |
O uso de graded readers no ensino de língua adicional na educação básica |
title_full_unstemmed |
O uso de graded readers no ensino de língua adicional na educação básica |
title_sort |
O uso de graded readers no ensino de língua adicional na educação básica |
author |
Coracini, Adriana de Alencastro |
author_facet |
Coracini, Adriana de Alencastro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coracini, Adriana de Alencastro |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sarmento, Simone |
contributor_str_mv |
Sarmento, Simone |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letramento Gêneros do discurso Ensino de línguas |
topic |
Letramento Gêneros do discurso Ensino de línguas Literacy Speech genres Additional language teaching Graded readers |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Literacy Speech genres Additional language teaching Graded readers |
description |
Este trabalho apresenta e analisa uma unidade didática elaborada para o ensino de língua inglesa como língua adicional na Educação Básica Regular para a prática de estágio II. A fundamentação teórica desenvolvida está baseada nos conceitos de letramento e gêneros do discurso conforme a proposta disposta nos Referenciais Curriculares do Rio Grande do Sul (RGS, 2009a). Também faz parte deste trabalho uma análise sobre o uso de livros adaptados (Graded Readers) em sala de aula com o objetivo de formar leitores também em uma língua adicional. A unidade didática desenvolvida baseia-se na leitura de livros adaptados e é discutida e analisada conforme a aplicação das tarefas durante as aulas. Comentários e sugestões são tecidos baseados na reflexão a partir das atividades em sala de aula. O resultado da aplicação deste projeto didático mostra que os alunos foram capazes de construir um processo de leitura relevante e participar ativamente das tarefas elaboradas. |
publishDate |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-10-06T01:38:16Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/56165 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000859642 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/56165 |
identifier_str_mv |
000859642 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56165/1/000859642.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56165/2/000859642.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56165/3/000859642.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
aff0e8c17dcf69a72cb1934fc4c9fa0f 36ef613f6a6dd03290ed4cf3a75573d1 bd457f603f283e9ebb95197d9cf31b30 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224433889705984 |