Marketing esportivo : análise dos patrocínios em um clube de Rugby
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/158562 |
Resumo: | A partir do crescimento do rugby no Brasil e do número de empresas envolvidas com esse esporte, o presente trabalho buscou entender como ocorre a geração e a manutenção dos patrocínios no Charrua Rugby Clube, tradicional clube de rugby do Rio Grande do Sul, sediado na cidade de Porto Alegre. A partir de uma pesquisa qualitativa exploratória, dois roteiros de entrevista semi-estruturados foram criados, utilizados como instrumento de coleta de dados e aplicados, de forma individual, em 9 empresas e também no Charrua Rugby Clube, totalizando 11 respondentes. O áudio das respostas foi transcrito em forma de texto e categorizado em blocos de assunto, nos quais houve a análise das informações a partir do cruzamento de dados, procurando pontos em comum e que divergiam entre as respostas dos entrevistados. A análise dos resultados revelou que os patrocínios foram gerados a partir da necessidade de confecção dos uniformes do clube e de outras necessidades fundamentais para o pleno funcionamento do Charrua, tais como parcerias com profissionais da área da saúde. Os resultados também revelaram que poucas ações de ativação foram realizadas, assim como não há análises de dados dessas parcerias. Por fim, os entrevistados acreditam que o patrocínio traz alguns benefícios a empresas patrocinadoras, como visibilidade, agregação de valor à marca e a sinergia com os valores presentes na modalidade esportiva. |
id |
UFRGS-2_f0ef7c77b2d99582295a782571f244d5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/158562 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Kupka, Guilherme SteinkeCloss, Lisiane Quadrado2017-05-25T02:28:26Z2016http://hdl.handle.net/10183/158562001022122A partir do crescimento do rugby no Brasil e do número de empresas envolvidas com esse esporte, o presente trabalho buscou entender como ocorre a geração e a manutenção dos patrocínios no Charrua Rugby Clube, tradicional clube de rugby do Rio Grande do Sul, sediado na cidade de Porto Alegre. A partir de uma pesquisa qualitativa exploratória, dois roteiros de entrevista semi-estruturados foram criados, utilizados como instrumento de coleta de dados e aplicados, de forma individual, em 9 empresas e também no Charrua Rugby Clube, totalizando 11 respondentes. O áudio das respostas foi transcrito em forma de texto e categorizado em blocos de assunto, nos quais houve a análise das informações a partir do cruzamento de dados, procurando pontos em comum e que divergiam entre as respostas dos entrevistados. A análise dos resultados revelou que os patrocínios foram gerados a partir da necessidade de confecção dos uniformes do clube e de outras necessidades fundamentais para o pleno funcionamento do Charrua, tais como parcerias com profissionais da área da saúde. Os resultados também revelaram que poucas ações de ativação foram realizadas, assim como não há análises de dados dessas parcerias. Por fim, os entrevistados acreditam que o patrocínio traz alguns benefícios a empresas patrocinadoras, como visibilidade, agregação de valor à marca e a sinergia com os valores presentes na modalidade esportiva.Given the growth of rugby in Brazil and the number of companies involved in this sport, the present work sought to understand how the generation and maintenance of sponsorship occurs in Charrua Rugby Club, a traditional rugby club in Rio Grande do Sul, based in the city of Porto Alegre. From an exploratory qualitative research, two semi-structured interview scripts were created, used as an instrument of data collection and applied, individually, in 9 companies and also in the Charrua Rugby Club, totaling 11 respondents. The audio of the answers was transcribed in text and categorized in subject blocks, which the information was analyzed from the data crossing, looking for common and diverged points between respondent's answers. The results showed that sponsorships were generated from the necessity of making the uniforms of the club and other basic needs for the full operation of the Charrua, such as partnerships with health professionals. The results also revealed that few activation actions were performed, as there are no data analyzes of these partnerships. At last, the interviewees believe that the sponsorship brings some benefits to sponsoring companies, such as visibility, added value to the brand and synergy with the values present in the sports modality.application/pdfporRio Grande do SulRugbyMarketing esportivoPatrocínioSports marketingSport sponsorshipMarketing esportivo : análise dos patrocínios em um clube de Rugbyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2016Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001022122.pdf001022122.pdfTexto completoapplication/pdf447157http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158562/1/001022122.pdf487f64d7f3a453f7044302caaf3259b1MD51TEXT001022122.pdf.txt001022122.pdf.txtExtracted Texttext/plain117320http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158562/2/001022122.pdf.txt18b438beff1a9c5298e0ddc9fab85e9fMD5210183/1585622017-05-26 02:32:48.277326oai:www.lume.ufrgs.br:10183/158562Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-05-26T05:32:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Marketing esportivo : análise dos patrocínios em um clube de Rugby |
title |
Marketing esportivo : análise dos patrocínios em um clube de Rugby |
spellingShingle |
Marketing esportivo : análise dos patrocínios em um clube de Rugby Kupka, Guilherme Steinke Rio Grande do Sul Rugby Marketing esportivo Patrocínio Sports marketing Sport sponsorship |
title_short |
Marketing esportivo : análise dos patrocínios em um clube de Rugby |
title_full |
Marketing esportivo : análise dos patrocínios em um clube de Rugby |
title_fullStr |
Marketing esportivo : análise dos patrocínios em um clube de Rugby |
title_full_unstemmed |
Marketing esportivo : análise dos patrocínios em um clube de Rugby |
title_sort |
Marketing esportivo : análise dos patrocínios em um clube de Rugby |
author |
Kupka, Guilherme Steinke |
author_facet |
Kupka, Guilherme Steinke |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kupka, Guilherme Steinke |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Closs, Lisiane Quadrado |
contributor_str_mv |
Closs, Lisiane Quadrado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Rio Grande do Sul Rugby Marketing esportivo Patrocínio |
topic |
Rio Grande do Sul Rugby Marketing esportivo Patrocínio Sports marketing Sport sponsorship |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Sports marketing Sport sponsorship |
description |
A partir do crescimento do rugby no Brasil e do número de empresas envolvidas com esse esporte, o presente trabalho buscou entender como ocorre a geração e a manutenção dos patrocínios no Charrua Rugby Clube, tradicional clube de rugby do Rio Grande do Sul, sediado na cidade de Porto Alegre. A partir de uma pesquisa qualitativa exploratória, dois roteiros de entrevista semi-estruturados foram criados, utilizados como instrumento de coleta de dados e aplicados, de forma individual, em 9 empresas e também no Charrua Rugby Clube, totalizando 11 respondentes. O áudio das respostas foi transcrito em forma de texto e categorizado em blocos de assunto, nos quais houve a análise das informações a partir do cruzamento de dados, procurando pontos em comum e que divergiam entre as respostas dos entrevistados. A análise dos resultados revelou que os patrocínios foram gerados a partir da necessidade de confecção dos uniformes do clube e de outras necessidades fundamentais para o pleno funcionamento do Charrua, tais como parcerias com profissionais da área da saúde. Os resultados também revelaram que poucas ações de ativação foram realizadas, assim como não há análises de dados dessas parcerias. Por fim, os entrevistados acreditam que o patrocínio traz alguns benefícios a empresas patrocinadoras, como visibilidade, agregação de valor à marca e a sinergia com os valores presentes na modalidade esportiva. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-05-25T02:28:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/158562 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001022122 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/158562 |
identifier_str_mv |
001022122 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158562/1/001022122.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158562/2/001022122.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
487f64d7f3a453f7044302caaf3259b1 18b438beff1a9c5298e0ddc9fab85e9f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224531951484928 |