Alfabetização aliada ao desenvolvimento de competências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Márcia Regina Souza de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/35144
Resumo: Alfabetização Aliada ao Desenvolvimento de Competências é uma investigação de cunho predominantemente exploratório-qualitativo, com características de estudo de caso. Neste trabalho pretende-se discutir as implicações decorrentes de um processo de aprendizagem, onde a alfabetização ocorre concomitantemente ao desenvolvimento de competências-chave e básicas, tendo como estratégia principal o uso de uma arquitetura pedagógica (documentário). Durante os trabalhos desenvolveu-se o estudo do que são competências; como aliá-las ao processo de alfabetização; quais competências priorizar neste interstício e qual a relevância das Tecnologias de Informação e Comunicação na formação das referidas competências. No espaço referente à contextualização do estudo, o trabalho expõe a arquitetura pedagógica pretendida, apresentando o meio e as circunstâncias nos quais foi inserida. O capítulo destinado ao desenvolvimento da experiência mostra que o estudo ocorreu in loco, ou seja, em uma escola de ensino fundamental junto a uma classe de alfabetização. Os dados e as evidências apresentados foram coletados no período de estágio curricular supervisionado. E os resultados obtidos revelam que uma estratégia moderna, aberta e flexível – arquitetura pedagógica – é exequível, mesmo com crianças de seis anos de idade. Revelam ainda, que é possível aliar o desenvolvimento de competências ao processo de alfabetização inicial.
id UFRGS-2_f50605daad40a204abf0befbc34dc487
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35144
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Souza, Márcia Regina Souza deMagdalena, Beatriz Corso2011-12-07T01:19:54Z2010http://hdl.handle.net/10183/35144000794517Alfabetização Aliada ao Desenvolvimento de Competências é uma investigação de cunho predominantemente exploratório-qualitativo, com características de estudo de caso. Neste trabalho pretende-se discutir as implicações decorrentes de um processo de aprendizagem, onde a alfabetização ocorre concomitantemente ao desenvolvimento de competências-chave e básicas, tendo como estratégia principal o uso de uma arquitetura pedagógica (documentário). Durante os trabalhos desenvolveu-se o estudo do que são competências; como aliá-las ao processo de alfabetização; quais competências priorizar neste interstício e qual a relevância das Tecnologias de Informação e Comunicação na formação das referidas competências. No espaço referente à contextualização do estudo, o trabalho expõe a arquitetura pedagógica pretendida, apresentando o meio e as circunstâncias nos quais foi inserida. O capítulo destinado ao desenvolvimento da experiência mostra que o estudo ocorreu in loco, ou seja, em uma escola de ensino fundamental junto a uma classe de alfabetização. Os dados e as evidências apresentados foram coletados no período de estágio curricular supervisionado. E os resultados obtidos revelam que uma estratégia moderna, aberta e flexível – arquitetura pedagógica – é exequível, mesmo com crianças de seis anos de idade. Revelam ainda, que é possível aliar o desenvolvimento de competências ao processo de alfabetização inicial.application/pdfporAlfabetizaçãoTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)CompetênciaAlfabetização aliada ao desenvolvimento de competênciasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000794517.pdf000794517.pdfTexto completoapplication/pdf446202http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35144/1/000794517.pdf0d1856076f32861cec566c39139692abMD51TEXT000794517.pdf.txt000794517.pdf.txtExtracted Texttext/plain75060http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35144/2/000794517.pdf.txtd736a8bc6a21fac8cfb5320708bb38fcMD52THUMBNAIL000794517.pdf.jpg000794517.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1132http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35144/3/000794517.pdf.jpg56ea10507729e932792f184256017b8eMD5310183/351442018-10-08 09:13:33.652oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35144Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T12:13:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Alfabetização aliada ao desenvolvimento de competências
title Alfabetização aliada ao desenvolvimento de competências
spellingShingle Alfabetização aliada ao desenvolvimento de competências
Souza, Márcia Regina Souza de
Alfabetização
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Competência
title_short Alfabetização aliada ao desenvolvimento de competências
title_full Alfabetização aliada ao desenvolvimento de competências
title_fullStr Alfabetização aliada ao desenvolvimento de competências
title_full_unstemmed Alfabetização aliada ao desenvolvimento de competências
title_sort Alfabetização aliada ao desenvolvimento de competências
author Souza, Márcia Regina Souza de
author_facet Souza, Márcia Regina Souza de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Márcia Regina Souza de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Magdalena, Beatriz Corso
contributor_str_mv Magdalena, Beatriz Corso
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Competência
topic Alfabetização
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Competência
description Alfabetização Aliada ao Desenvolvimento de Competências é uma investigação de cunho predominantemente exploratório-qualitativo, com características de estudo de caso. Neste trabalho pretende-se discutir as implicações decorrentes de um processo de aprendizagem, onde a alfabetização ocorre concomitantemente ao desenvolvimento de competências-chave e básicas, tendo como estratégia principal o uso de uma arquitetura pedagógica (documentário). Durante os trabalhos desenvolveu-se o estudo do que são competências; como aliá-las ao processo de alfabetização; quais competências priorizar neste interstício e qual a relevância das Tecnologias de Informação e Comunicação na formação das referidas competências. No espaço referente à contextualização do estudo, o trabalho expõe a arquitetura pedagógica pretendida, apresentando o meio e as circunstâncias nos quais foi inserida. O capítulo destinado ao desenvolvimento da experiência mostra que o estudo ocorreu in loco, ou seja, em uma escola de ensino fundamental junto a uma classe de alfabetização. Os dados e as evidências apresentados foram coletados no período de estágio curricular supervisionado. E os resultados obtidos revelam que uma estratégia moderna, aberta e flexível – arquitetura pedagógica – é exequível, mesmo com crianças de seis anos de idade. Revelam ainda, que é possível aliar o desenvolvimento de competências ao processo de alfabetização inicial.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-12-07T01:19:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/35144
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000794517
url http://hdl.handle.net/10183/35144
identifier_str_mv 000794517
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35144/1/000794517.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35144/2/000794517.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35144/3/000794517.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0d1856076f32861cec566c39139692ab
d736a8bc6a21fac8cfb5320708bb38fc
56ea10507729e932792f184256017b8e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224418356101120