Uma Ferramenta de Mineração de Texto para Apoio à Leitura e Escrita Autoral
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/55613 |
Resumo: | Este artigo apresenta um estudo sobre o potencial de uma ferramenta de mineração de texto para auxiliar no processo de leitura e escrita autoral. No mundo letrado, a leitura e escrita estão diretamente ligadas aos processos de aprendizagem, favorecendo a formação do pensamento crítico e argumentativo. Dados estatísticos mostram que em países em desenvolvimento, como o Brasil, os estudantes demonstram grande dificuldade em escrever ou interpretar textos. Visando minimizar tais dificuldades, este estudo apresenta uma proposta que alia práticas pedagógicas e recursos tecnológicos para contribuir com os processos de leitura e escrita. O artigo apresenta um estudo envolvendo 22 estudantes que participaram de atividades de leitura e escrita em um curso semi-presencial de 30 horas. Os resultados do estudo, realizado por uma perspectiva qualitativa, permitiram concluir que as ferramentas e estratégias propostas contribuíram para o desenvolvimento de uma escrita autoral pelos participantes. |
id |
UFRGS-7_c76a55f464f12ef22404d11fe7fc67ff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/55613 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma Ferramenta de Mineração de Texto para Apoio à Leitura e Escrita AutoralLeitura. Escrita. Autoria. Aprendizagem. Mineração de texto.Este artigo apresenta um estudo sobre o potencial de uma ferramenta de mineração de texto para auxiliar no processo de leitura e escrita autoral. No mundo letrado, a leitura e escrita estão diretamente ligadas aos processos de aprendizagem, favorecendo a formação do pensamento crítico e argumentativo. Dados estatísticos mostram que em países em desenvolvimento, como o Brasil, os estudantes demonstram grande dificuldade em escrever ou interpretar textos. Visando minimizar tais dificuldades, este estudo apresenta uma proposta que alia práticas pedagógicas e recursos tecnológicos para contribuir com os processos de leitura e escrita. O artigo apresenta um estudo envolvendo 22 estudantes que participaram de atividades de leitura e escrita em um curso semi-presencial de 30 horas. Os resultados do estudo, realizado por uma perspectiva qualitativa, permitiram concluir que as ferramentas e estratégias propostas contribuíram para o desenvolvimento de uma escrita autoral pelos participantes.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2016-11-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/5561310.22456/1982-1654.55613Computers in education: theory & practice; Vol. 19 No. 2 (2016): TECNOLOGIA ASSISTIVA, PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM E ESTÉTICAInformática na educação: teoria & prática; v. 19 n. 2 (2016): TECNOLOGIA ASSISTIVA, PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM E ESTÉTICA1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/55613/39083Copyright (c) 2016 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessLorandi Macedo, AlexandraGracioli, FrancieliReategui, EliseoBehar, PatríciaHartmann Ferreira, Vinicius2016-12-03T05:01:51Zoai:seer.ufrgs.br:article/55613Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2016-12-03T05:01:51Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma Ferramenta de Mineração de Texto para Apoio à Leitura e Escrita Autoral |
title |
Uma Ferramenta de Mineração de Texto para Apoio à Leitura e Escrita Autoral |
spellingShingle |
Uma Ferramenta de Mineração de Texto para Apoio à Leitura e Escrita Autoral Lorandi Macedo, Alexandra Leitura. Escrita. Autoria. Aprendizagem. Mineração de texto. |
title_short |
Uma Ferramenta de Mineração de Texto para Apoio à Leitura e Escrita Autoral |
title_full |
Uma Ferramenta de Mineração de Texto para Apoio à Leitura e Escrita Autoral |
title_fullStr |
Uma Ferramenta de Mineração de Texto para Apoio à Leitura e Escrita Autoral |
title_full_unstemmed |
Uma Ferramenta de Mineração de Texto para Apoio à Leitura e Escrita Autoral |
title_sort |
Uma Ferramenta de Mineração de Texto para Apoio à Leitura e Escrita Autoral |
author |
Lorandi Macedo, Alexandra |
author_facet |
Lorandi Macedo, Alexandra Gracioli, Francieli Reategui, Eliseo Behar, Patrícia Hartmann Ferreira, Vinicius |
author_role |
author |
author2 |
Gracioli, Francieli Reategui, Eliseo Behar, Patrícia Hartmann Ferreira, Vinicius |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lorandi Macedo, Alexandra Gracioli, Francieli Reategui, Eliseo Behar, Patrícia Hartmann Ferreira, Vinicius |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura. Escrita. Autoria. Aprendizagem. Mineração de texto. |
topic |
Leitura. Escrita. Autoria. Aprendizagem. Mineração de texto. |
description |
Este artigo apresenta um estudo sobre o potencial de uma ferramenta de mineração de texto para auxiliar no processo de leitura e escrita autoral. No mundo letrado, a leitura e escrita estão diretamente ligadas aos processos de aprendizagem, favorecendo a formação do pensamento crítico e argumentativo. Dados estatísticos mostram que em países em desenvolvimento, como o Brasil, os estudantes demonstram grande dificuldade em escrever ou interpretar textos. Visando minimizar tais dificuldades, este estudo apresenta uma proposta que alia práticas pedagógicas e recursos tecnológicos para contribuir com os processos de leitura e escrita. O artigo apresenta um estudo envolvendo 22 estudantes que participaram de atividades de leitura e escrita em um curso semi-presencial de 30 horas. Os resultados do estudo, realizado por uma perspectiva qualitativa, permitiram concluir que as ferramentas e estratégias propostas contribuíram para o desenvolvimento de uma escrita autoral pelos participantes. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/55613 10.22456/1982-1654.55613 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/55613 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.55613 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/55613/39083 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Informática na educação: teoria & prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Informática na educação: teoria & prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 19 No. 2 (2016): TECNOLOGIA ASSISTIVA, PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM E ESTÉTICA Informática na educação: teoria & prática; v. 19 n. 2 (2016): TECNOLOGIA ASSISTIVA, PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM E ESTÉTICA 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766183139868672 |