Educação de Jovens e Adultos na Cultura Digital
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/43608 |
Resumo: | Esse presente trabalho foi realizado com turmas de sétima e oitava séria da Educação de Jovens e Adultos (EJA) numa escola municipal. A escolha dos temas partiu da necessidade de inclusão tanto digital quanto cultural visto que a maioria dos alunos das turmas apresentava mínima ou até nenhuma formação digital e informação cultural sobre culinária africana. Os objetivos principais do projeto foram: incluir jovens e adultos na educação digital, principalmente nas redes de informação e comunicação (blog); evidenciar o processo de autoria dos alunos; conhecer e discutir sobre a culinária africana e sua influencia na história das receitas típicas brasileiras; elaborar atividades da disciplina de Matemática relacionando-as com as receitas; disponibilizar jogos, informações extras e vídeos relativos aos temas do projeto para contemplas outras áreas do conhecimento. A metodologia adotada foi à construção de um blog para cada uma das duas turmas envolvidas no projeto com a finalidade de hospedar as atividades das comidas africanas, pesos e medidas e cálculos matemáticos. A Etnomatemática, as mídias, fizeram parte dessa construção coletiva do conhecimento onde cada participante teve o seu papel como sendo principal e mais ainda fundamental em todas as etapas do projeto que ainda deixa vários vieses de continuação. |
id |
UFRGS-7_cff20a81d903689a762fc8c76dc0034f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/43608 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação de Jovens e Adultos na Cultura DigitalEducação de Jovens e AdultosBlogEducação MatemáticaEtnomatemática.educação matemática e cultura digitalEsse presente trabalho foi realizado com turmas de sétima e oitava séria da Educação de Jovens e Adultos (EJA) numa escola municipal. A escolha dos temas partiu da necessidade de inclusão tanto digital quanto cultural visto que a maioria dos alunos das turmas apresentava mínima ou até nenhuma formação digital e informação cultural sobre culinária africana. Os objetivos principais do projeto foram: incluir jovens e adultos na educação digital, principalmente nas redes de informação e comunicação (blog); evidenciar o processo de autoria dos alunos; conhecer e discutir sobre a culinária africana e sua influencia na história das receitas típicas brasileiras; elaborar atividades da disciplina de Matemática relacionando-as com as receitas; disponibilizar jogos, informações extras e vídeos relativos aos temas do projeto para contemplas outras áreas do conhecimento. A metodologia adotada foi à construção de um blog para cada uma das duas turmas envolvidas no projeto com a finalidade de hospedar as atividades das comidas africanas, pesos e medidas e cálculos matemáticos. A Etnomatemática, as mídias, fizeram parte dessa construção coletiva do conhecimento onde cada participante teve o seu papel como sendo principal e mais ainda fundamental em todas as etapas do projeto que ainda deixa vários vieses de continuação.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2014-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/4360810.22456/1982-1654.43608Computers in education: theory & practice; Vol. 17 No. 2 (2014): Information Technology, Teaching and Learning, EJAInformática na educação: teoria & prática; v. 17 n. 2 (2014): Tecnologia da Informação, Ensino e Aprendizagem, EJA1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/43608/32525Balduino, Grazielle EloisaDe Souza Junior, Arlindo JoséReinaldo, Iraidesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-12-28T21:57:53Zoai:seer.ufrgs.br:article/43608Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2014-12-28T21:57:53Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação de Jovens e Adultos na Cultura Digital |
title |
Educação de Jovens e Adultos na Cultura Digital |
spellingShingle |
Educação de Jovens e Adultos na Cultura Digital Balduino, Grazielle Eloisa Educação de Jovens e Adultos Blog Educação Matemática Etnomatemática. educação matemática e cultura digital |
title_short |
Educação de Jovens e Adultos na Cultura Digital |
title_full |
Educação de Jovens e Adultos na Cultura Digital |
title_fullStr |
Educação de Jovens e Adultos na Cultura Digital |
title_full_unstemmed |
Educação de Jovens e Adultos na Cultura Digital |
title_sort |
Educação de Jovens e Adultos na Cultura Digital |
author |
Balduino, Grazielle Eloisa |
author_facet |
Balduino, Grazielle Eloisa De Souza Junior, Arlindo José Reinaldo, Iraides |
author_role |
author |
author2 |
De Souza Junior, Arlindo José Reinaldo, Iraides |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Balduino, Grazielle Eloisa De Souza Junior, Arlindo José Reinaldo, Iraides |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de Jovens e Adultos Blog Educação Matemática Etnomatemática. educação matemática e cultura digital |
topic |
Educação de Jovens e Adultos Blog Educação Matemática Etnomatemática. educação matemática e cultura digital |
description |
Esse presente trabalho foi realizado com turmas de sétima e oitava séria da Educação de Jovens e Adultos (EJA) numa escola municipal. A escolha dos temas partiu da necessidade de inclusão tanto digital quanto cultural visto que a maioria dos alunos das turmas apresentava mínima ou até nenhuma formação digital e informação cultural sobre culinária africana. Os objetivos principais do projeto foram: incluir jovens e adultos na educação digital, principalmente nas redes de informação e comunicação (blog); evidenciar o processo de autoria dos alunos; conhecer e discutir sobre a culinária africana e sua influencia na história das receitas típicas brasileiras; elaborar atividades da disciplina de Matemática relacionando-as com as receitas; disponibilizar jogos, informações extras e vídeos relativos aos temas do projeto para contemplas outras áreas do conhecimento. A metodologia adotada foi à construção de um blog para cada uma das duas turmas envolvidas no projeto com a finalidade de hospedar as atividades das comidas africanas, pesos e medidas e cálculos matemáticos. A Etnomatemática, as mídias, fizeram parte dessa construção coletiva do conhecimento onde cada participante teve o seu papel como sendo principal e mais ainda fundamental em todas as etapas do projeto que ainda deixa vários vieses de continuação. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/43608 10.22456/1982-1654.43608 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/43608 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.43608 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/43608/32525 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 17 No. 2 (2014): Information Technology, Teaching and Learning, EJA Informática na educação: teoria & prática; v. 17 n. 2 (2014): Tecnologia da Informação, Ensino e Aprendizagem, EJA 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766183093731328 |