O sucesso das estratégias de marketing das influenciadoras de beleza: estudo de caso da Boca Rosa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/19612 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo principal compreender como se dá o sucesso das estratégias de marketing utilizadas pelas influenciadoras de beleza a partir de uma análise da trajetória da influenciadora Bianca Andrade e de sua marca Boca Rosa Beauty. Para isso será feita a revisão da literatura sobre os desdobramentos da Web, conceitos de capital, webcelebridade, marketing de influência e cocriação. A pesquisa foi feita através de um estudo de caso, analisando toda a trajetória profissional da Bianca, pontuando momentos que colaboraram para sua ascensão em articulação com os conceitos discutidos no trabalho. Constatou-se que por ter crescido profissionalmente, junto da internet, Bianca consegue utilizar as ferramentas disponíveis ao seu favor para agregar valor às suas marcas como influenciadora digital, além de conseguir ser sempre pioneira em suas ações, sabendo se comunicar e cocriar junto ao seu público. |
id |
UFRJ_75a8c2cd10ef2de3204ba978685e66ad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/19612 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Moura, Mylena SilvaBurrowes, Patricia CeciliaAnjos, Júlia Cavalcanti Versiani dosCosta, Tatiane Cruz Leal2023-01-23T17:21:48Z2023-11-30T03:05:26Z2023-01-09MOURA, Mylena Silva. O sucesso das estratégias de marketing das influenciadoras de beleza: estudo de caso da Boca Rosa. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.http://hdl.handle.net/11422/19612Submitted by Biblioteca CFCH (tccpantheonbibliotecacfch@gmail.com) on 2023-01-16T12:56:52Z No. of bitstreams: 1 MMoura.pdf: 645554 bytes, checksum: 1da4f7684782082ad8221b818ba66f72 (MD5)Made available in DSpace on 2023-01-23T17:21:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MMoura.pdf: 645554 bytes, checksum: 1da4f7684782082ad8221b818ba66f72 (MD5) Previous issue date: 2023-01-09O presente estudo tem como objetivo principal compreender como se dá o sucesso das estratégias de marketing utilizadas pelas influenciadoras de beleza a partir de uma análise da trajetória da influenciadora Bianca Andrade e de sua marca Boca Rosa Beauty. Para isso será feita a revisão da literatura sobre os desdobramentos da Web, conceitos de capital, webcelebridade, marketing de influência e cocriação. A pesquisa foi feita através de um estudo de caso, analisando toda a trajetória profissional da Bianca, pontuando momentos que colaboraram para sua ascensão em articulação com os conceitos discutidos no trabalho. Constatou-se que por ter crescido profissionalmente, junto da internet, Bianca consegue utilizar as ferramentas disponíveis ao seu favor para agregar valor às suas marcas como influenciadora digital, além de conseguir ser sempre pioneira em suas ações, sabendo se comunicar e cocriar junto ao seu público.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAInfluência socialBoca RosaMarketing de redeO sucesso das estratégias de marketing das influenciadoras de beleza: estudo de caso da Boca Rosainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/19612/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52ORIGINALMMoura.pdfMMoura.pdfapplication/pdf645554http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/19612/1/MMoura.pdf1da4f7684782082ad8221b818ba66f72MD5111422/196122023-11-30 00:05:26.684oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:05:26Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O sucesso das estratégias de marketing das influenciadoras de beleza: estudo de caso da Boca Rosa |
title |
O sucesso das estratégias de marketing das influenciadoras de beleza: estudo de caso da Boca Rosa |
spellingShingle |
O sucesso das estratégias de marketing das influenciadoras de beleza: estudo de caso da Boca Rosa Moura, Mylena Silva CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA Influência social Boca Rosa Marketing de rede |
title_short |
O sucesso das estratégias de marketing das influenciadoras de beleza: estudo de caso da Boca Rosa |
title_full |
O sucesso das estratégias de marketing das influenciadoras de beleza: estudo de caso da Boca Rosa |
title_fullStr |
O sucesso das estratégias de marketing das influenciadoras de beleza: estudo de caso da Boca Rosa |
title_full_unstemmed |
O sucesso das estratégias de marketing das influenciadoras de beleza: estudo de caso da Boca Rosa |
title_sort |
O sucesso das estratégias de marketing das influenciadoras de beleza: estudo de caso da Boca Rosa |
author |
Moura, Mylena Silva |
author_facet |
Moura, Mylena Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moura, Mylena Silva |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Burrowes, Patricia Cecilia |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Anjos, Júlia Cavalcanti Versiani dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Costa, Tatiane Cruz Leal |
contributor_str_mv |
Burrowes, Patricia Cecilia Anjos, Júlia Cavalcanti Versiani dos Costa, Tatiane Cruz Leal |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA Influência social Boca Rosa Marketing de rede |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Influência social Boca Rosa Marketing de rede |
description |
O presente estudo tem como objetivo principal compreender como se dá o sucesso das estratégias de marketing utilizadas pelas influenciadoras de beleza a partir de uma análise da trajetória da influenciadora Bianca Andrade e de sua marca Boca Rosa Beauty. Para isso será feita a revisão da literatura sobre os desdobramentos da Web, conceitos de capital, webcelebridade, marketing de influência e cocriação. A pesquisa foi feita através de um estudo de caso, analisando toda a trajetória profissional da Bianca, pontuando momentos que colaboraram para sua ascensão em articulação com os conceitos discutidos no trabalho. Constatou-se que por ter crescido profissionalmente, junto da internet, Bianca consegue utilizar as ferramentas disponíveis ao seu favor para agregar valor às suas marcas como influenciadora digital, além de conseguir ser sempre pioneira em suas ações, sabendo se comunicar e cocriar junto ao seu público. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-01-23T17:21:48Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-30T03:05:26Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-01-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MOURA, Mylena Silva. O sucesso das estratégias de marketing das influenciadoras de beleza: estudo de caso da Boca Rosa. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/19612 |
identifier_str_mv |
MOURA, Mylena Silva. O sucesso das estratégias de marketing das influenciadoras de beleza: estudo de caso da Boca Rosa. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/19612 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/19612/2/license.txt http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/19612/1/MMoura.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255 1da4f7684782082ad8221b818ba66f72 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1784097275498201088 |