Uma proposta de plano de marketing para novo modelo de sócio torcedor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/669 |
Resumo: | Propõe um novo modelo em programa sócio torcedor para clubes brasileiros de grande porte. Apesar de ser uma prática difundida, principalmente no mercado europeu, o Brasil ainda apresenta algumas deficiências neste ambiente mercadológico. O principal desafio é criar um produto diferenciado e inovador,capaz de se inserir no mercado, afim de projetar novos horizontes aos torcedores que buscam uma integração maior com os clubes para os quais torcem. Serão utilizadas referências teóricas de profissionais de marketing conceituados, assim como estudos de outros programas já existentes, tanto no Brasil, quanto internacionais. A partir de então será desenvolvido um plano de marketing para o lançamento do projeto, bem como a construção desta marca e uma suposta aplicação do programa junto ao clube Botafogo Futebol e Regatas. |
id |
UFRJ_e459b818b087cd9f0b2fdf29e82a9e9a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/669 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Ghestem, Fabien ElisioKrau, Igor Tadeu Gonçalveshttp://lattes.cnpq.br/1047267549932423Almeida, Alda Rosana Duarte dehttp://lattes.cnpq.br/2652910030797348Gomes, Nilo Sergio Silvahttp://lattes.cnpq.br/1678955322105228Tavares Junior, Frederico Augusto2016-07-22T18:20:45Z2023-11-30T03:03:07Z2013-12-18GHESTEM, Fabien Elisio; KRAU, Igor Tadeu Gonçalves. Uma Proposta de plano de marketing para novo Modelo de Sócio Torcedor. 2013. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.http://hdl.handle.net/11422/669Submitted by Helio Pedrosa (helionelson01@hotmail.com) on 2016-07-18T13:44:22Z No. of bitstreams: 1 FGhestem.pdf: 1415009 bytes, checksum: 5de46d8d787fc898c9e4b12c2a779bb1 (MD5)Made available in DSpace on 2016-07-22T18:20:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FGhestem.pdf: 1415009 bytes, checksum: 5de46d8d787fc898c9e4b12c2a779bb1 (MD5) Previous issue date: 2013-12-18Propõe um novo modelo em programa sócio torcedor para clubes brasileiros de grande porte. Apesar de ser uma prática difundida, principalmente no mercado europeu, o Brasil ainda apresenta algumas deficiências neste ambiente mercadológico. O principal desafio é criar um produto diferenciado e inovador,capaz de se inserir no mercado, afim de projetar novos horizontes aos torcedores que buscam uma integração maior com os clubes para os quais torcem. Serão utilizadas referências teóricas de profissionais de marketing conceituados, assim como estudos de outros programas já existentes, tanto no Brasil, quanto internacionais. A partir de então será desenvolvido um plano de marketing para o lançamento do projeto, bem como a construção desta marca e uma suposta aplicação do programa junto ao clube Botafogo Futebol e Regatas.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAMarketing esportivoPlano de marketingTorcedorMarcaUma proposta de plano de marketing para novo modelo de sócio torcedorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALFGhestem.pdfFGhestem.pdfapplication/pdf1415009http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/669/1/FGhestem.pdf5de46d8d787fc898c9e4b12c2a779bb1MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/669/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52TEXTFGhestem.pdf.txtFGhestem.pdf.txtExtracted texttext/plain137643http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/669/3/FGhestem.pdf.txt3217eaad63792311c0a0202b234fce77MD5311422/6692023-11-30 00:03:07.147oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:03:07Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma proposta de plano de marketing para novo modelo de sócio torcedor |
title |
Uma proposta de plano de marketing para novo modelo de sócio torcedor |
spellingShingle |
Uma proposta de plano de marketing para novo modelo de sócio torcedor Ghestem, Fabien Elisio CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA Marketing esportivo Plano de marketing Torcedor Marca |
title_short |
Uma proposta de plano de marketing para novo modelo de sócio torcedor |
title_full |
Uma proposta de plano de marketing para novo modelo de sócio torcedor |
title_fullStr |
Uma proposta de plano de marketing para novo modelo de sócio torcedor |
title_full_unstemmed |
Uma proposta de plano de marketing para novo modelo de sócio torcedor |
title_sort |
Uma proposta de plano de marketing para novo modelo de sócio torcedor |
author |
Ghestem, Fabien Elisio |
author_facet |
Ghestem, Fabien Elisio Krau, Igor Tadeu Gonçalves |
author_role |
author |
author2 |
Krau, Igor Tadeu Gonçalves |
author2_role |
author |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1047267549932423 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ghestem, Fabien Elisio Krau, Igor Tadeu Gonçalves |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Almeida, Alda Rosana Duarte de |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2652910030797348 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Gomes, Nilo Sergio Silva |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1678955322105228 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Tavares Junior, Frederico Augusto |
contributor_str_mv |
Almeida, Alda Rosana Duarte de Gomes, Nilo Sergio Silva Tavares Junior, Frederico Augusto |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA Marketing esportivo Plano de marketing Torcedor Marca |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing esportivo Plano de marketing Torcedor Marca |
description |
Propõe um novo modelo em programa sócio torcedor para clubes brasileiros de grande porte. Apesar de ser uma prática difundida, principalmente no mercado europeu, o Brasil ainda apresenta algumas deficiências neste ambiente mercadológico. O principal desafio é criar um produto diferenciado e inovador,capaz de se inserir no mercado, afim de projetar novos horizontes aos torcedores que buscam uma integração maior com os clubes para os quais torcem. Serão utilizadas referências teóricas de profissionais de marketing conceituados, assim como estudos de outros programas já existentes, tanto no Brasil, quanto internacionais. A partir de então será desenvolvido um plano de marketing para o lançamento do projeto, bem como a construção desta marca e uma suposta aplicação do programa junto ao clube Botafogo Futebol e Regatas. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-12-18 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-07-22T18:20:45Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-30T03:03:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
GHESTEM, Fabien Elisio; KRAU, Igor Tadeu Gonçalves. Uma Proposta de plano de marketing para novo Modelo de Sócio Torcedor. 2013. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/669 |
identifier_str_mv |
GHESTEM, Fabien Elisio; KRAU, Igor Tadeu Gonçalves. Uma Proposta de plano de marketing para novo Modelo de Sócio Torcedor. 2013. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/669 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/669/1/FGhestem.pdf http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/669/2/license.txt http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/669/3/FGhestem.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5de46d8d787fc898c9e4b12c2a779bb1 dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255 3217eaad63792311c0a0202b234fce77 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1784097067290853376 |