Uma proposta de plano de marketing para novo modelo de sócio torcedor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ghestem, Fabien Elisio
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Krau, Igor Tadeu Gonçalves
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/669
Resumo: Propõe um novo modelo em programa sócio torcedor para clubes brasileiros de grande porte. Apesar de ser uma prática difundida, principalmente no mercado europeu, o Brasil ainda apresenta algumas deficiências neste ambiente mercadológico. O principal desafio é criar um produto diferenciado e inovador,capaz de se inserir no mercado, afim de projetar novos horizontes aos torcedores que buscam uma integração maior com os clubes para os quais torcem. Serão utilizadas referências teóricas de profissionais de marketing conceituados, assim como estudos de outros programas já existentes, tanto no Brasil, quanto internacionais. A partir de então será desenvolvido um plano de marketing para o lançamento do projeto, bem como a construção desta marca e uma suposta aplicação do programa junto ao clube Botafogo Futebol e Regatas.
id UFRJ_e459b818b087cd9f0b2fdf29e82a9e9a
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/669
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Uma proposta de plano de marketing para novo modelo de sócio torcedorMarketing esportivoPlano de marketingTorcedorMarcaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAPropõe um novo modelo em programa sócio torcedor para clubes brasileiros de grande porte. Apesar de ser uma prática difundida, principalmente no mercado europeu, o Brasil ainda apresenta algumas deficiências neste ambiente mercadológico. O principal desafio é criar um produto diferenciado e inovador,capaz de se inserir no mercado, afim de projetar novos horizontes aos torcedores que buscam uma integração maior com os clubes para os quais torcem. Serão utilizadas referências teóricas de profissionais de marketing conceituados, assim como estudos de outros programas já existentes, tanto no Brasil, quanto internacionais. A partir de então será desenvolvido um plano de marketing para o lançamento do projeto, bem como a construção desta marca e uma suposta aplicação do programa junto ao clube Botafogo Futebol e Regatas.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJTavares Junior, Frederico Augustohttp://lattes.cnpq.br/1047267549932423Almeida, Alda Rosana Duarte dehttp://lattes.cnpq.br/2652910030797348Gomes, Nilo Sergio Silvahttp://lattes.cnpq.br/1678955322105228Ghestem, Fabien ElisioKrau, Igor Tadeu Gonçalves2016-07-22T18:20:45Z2023-12-21T03:05:10Z2013-12-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisGHESTEM, Fabien Elisio; KRAU, Igor Tadeu Gonçalves. Uma Proposta de plano de marketing para novo Modelo de Sócio Torcedor. 2013. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.http://hdl.handle.net/11422/669porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:05:10Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/669Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:05:10Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma proposta de plano de marketing para novo modelo de sócio torcedor
title Uma proposta de plano de marketing para novo modelo de sócio torcedor
spellingShingle Uma proposta de plano de marketing para novo modelo de sócio torcedor
Ghestem, Fabien Elisio
Marketing esportivo
Plano de marketing
Torcedor
Marca
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
title_short Uma proposta de plano de marketing para novo modelo de sócio torcedor
title_full Uma proposta de plano de marketing para novo modelo de sócio torcedor
title_fullStr Uma proposta de plano de marketing para novo modelo de sócio torcedor
title_full_unstemmed Uma proposta de plano de marketing para novo modelo de sócio torcedor
title_sort Uma proposta de plano de marketing para novo modelo de sócio torcedor
author Ghestem, Fabien Elisio
author_facet Ghestem, Fabien Elisio
Krau, Igor Tadeu Gonçalves
author_role author
author2 Krau, Igor Tadeu Gonçalves
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tavares Junior, Frederico Augusto
http://lattes.cnpq.br/1047267549932423
Almeida, Alda Rosana Duarte de
http://lattes.cnpq.br/2652910030797348
Gomes, Nilo Sergio Silva
http://lattes.cnpq.br/1678955322105228
dc.contributor.author.fl_str_mv Ghestem, Fabien Elisio
Krau, Igor Tadeu Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing esportivo
Plano de marketing
Torcedor
Marca
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
topic Marketing esportivo
Plano de marketing
Torcedor
Marca
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
description Propõe um novo modelo em programa sócio torcedor para clubes brasileiros de grande porte. Apesar de ser uma prática difundida, principalmente no mercado europeu, o Brasil ainda apresenta algumas deficiências neste ambiente mercadológico. O principal desafio é criar um produto diferenciado e inovador,capaz de se inserir no mercado, afim de projetar novos horizontes aos torcedores que buscam uma integração maior com os clubes para os quais torcem. Serão utilizadas referências teóricas de profissionais de marketing conceituados, assim como estudos de outros programas já existentes, tanto no Brasil, quanto internacionais. A partir de então será desenvolvido um plano de marketing para o lançamento do projeto, bem como a construção desta marca e uma suposta aplicação do programa junto ao clube Botafogo Futebol e Regatas.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-18
2016-07-22T18:20:45Z
2023-12-21T03:05:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GHESTEM, Fabien Elisio; KRAU, Igor Tadeu Gonçalves. Uma Proposta de plano de marketing para novo Modelo de Sócio Torcedor. 2013. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
http://hdl.handle.net/11422/669
identifier_str_mv GHESTEM, Fabien Elisio; KRAU, Igor Tadeu Gonçalves. Uma Proposta de plano de marketing para novo Modelo de Sócio Torcedor. 2013. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
url http://hdl.handle.net/11422/669
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455954891702272