Uma proposta de plano de marketing para novo modelo de sócio torcedor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/669 |
Resumo: | Propõe um novo modelo em programa sócio torcedor para clubes brasileiros de grande porte. Apesar de ser uma prática difundida, principalmente no mercado europeu, o Brasil ainda apresenta algumas deficiências neste ambiente mercadológico. O principal desafio é criar um produto diferenciado e inovador,capaz de se inserir no mercado, afim de projetar novos horizontes aos torcedores que buscam uma integração maior com os clubes para os quais torcem. Serão utilizadas referências teóricas de profissionais de marketing conceituados, assim como estudos de outros programas já existentes, tanto no Brasil, quanto internacionais. A partir de então será desenvolvido um plano de marketing para o lançamento do projeto, bem como a construção desta marca e uma suposta aplicação do programa junto ao clube Botafogo Futebol e Regatas. |
id |
UFRJ_e459b818b087cd9f0b2fdf29e82a9e9a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/669 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma proposta de plano de marketing para novo modelo de sócio torcedorMarketing esportivoPlano de marketingTorcedorMarcaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAPropõe um novo modelo em programa sócio torcedor para clubes brasileiros de grande porte. Apesar de ser uma prática difundida, principalmente no mercado europeu, o Brasil ainda apresenta algumas deficiências neste ambiente mercadológico. O principal desafio é criar um produto diferenciado e inovador,capaz de se inserir no mercado, afim de projetar novos horizontes aos torcedores que buscam uma integração maior com os clubes para os quais torcem. Serão utilizadas referências teóricas de profissionais de marketing conceituados, assim como estudos de outros programas já existentes, tanto no Brasil, quanto internacionais. A partir de então será desenvolvido um plano de marketing para o lançamento do projeto, bem como a construção desta marca e uma suposta aplicação do programa junto ao clube Botafogo Futebol e Regatas.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJTavares Junior, Frederico Augustohttp://lattes.cnpq.br/1047267549932423Almeida, Alda Rosana Duarte dehttp://lattes.cnpq.br/2652910030797348Gomes, Nilo Sergio Silvahttp://lattes.cnpq.br/1678955322105228Ghestem, Fabien ElisioKrau, Igor Tadeu Gonçalves2016-07-22T18:20:45Z2023-12-21T03:05:10Z2013-12-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisGHESTEM, Fabien Elisio; KRAU, Igor Tadeu Gonçalves. Uma Proposta de plano de marketing para novo Modelo de Sócio Torcedor. 2013. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.http://hdl.handle.net/11422/669porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:05:10Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/669Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:05:10Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma proposta de plano de marketing para novo modelo de sócio torcedor |
title |
Uma proposta de plano de marketing para novo modelo de sócio torcedor |
spellingShingle |
Uma proposta de plano de marketing para novo modelo de sócio torcedor Ghestem, Fabien Elisio Marketing esportivo Plano de marketing Torcedor Marca CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
title_short |
Uma proposta de plano de marketing para novo modelo de sócio torcedor |
title_full |
Uma proposta de plano de marketing para novo modelo de sócio torcedor |
title_fullStr |
Uma proposta de plano de marketing para novo modelo de sócio torcedor |
title_full_unstemmed |
Uma proposta de plano de marketing para novo modelo de sócio torcedor |
title_sort |
Uma proposta de plano de marketing para novo modelo de sócio torcedor |
author |
Ghestem, Fabien Elisio |
author_facet |
Ghestem, Fabien Elisio Krau, Igor Tadeu Gonçalves |
author_role |
author |
author2 |
Krau, Igor Tadeu Gonçalves |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Tavares Junior, Frederico Augusto http://lattes.cnpq.br/1047267549932423 Almeida, Alda Rosana Duarte de http://lattes.cnpq.br/2652910030797348 Gomes, Nilo Sergio Silva http://lattes.cnpq.br/1678955322105228 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ghestem, Fabien Elisio Krau, Igor Tadeu Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing esportivo Plano de marketing Torcedor Marca CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
topic |
Marketing esportivo Plano de marketing Torcedor Marca CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
description |
Propõe um novo modelo em programa sócio torcedor para clubes brasileiros de grande porte. Apesar de ser uma prática difundida, principalmente no mercado europeu, o Brasil ainda apresenta algumas deficiências neste ambiente mercadológico. O principal desafio é criar um produto diferenciado e inovador,capaz de se inserir no mercado, afim de projetar novos horizontes aos torcedores que buscam uma integração maior com os clubes para os quais torcem. Serão utilizadas referências teóricas de profissionais de marketing conceituados, assim como estudos de outros programas já existentes, tanto no Brasil, quanto internacionais. A partir de então será desenvolvido um plano de marketing para o lançamento do projeto, bem como a construção desta marca e uma suposta aplicação do programa junto ao clube Botafogo Futebol e Regatas. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-18 2016-07-22T18:20:45Z 2023-12-21T03:05:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GHESTEM, Fabien Elisio; KRAU, Igor Tadeu Gonçalves. Uma Proposta de plano de marketing para novo Modelo de Sócio Torcedor. 2013. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013. http://hdl.handle.net/11422/669 |
identifier_str_mv |
GHESTEM, Fabien Elisio; KRAU, Igor Tadeu Gonçalves. Uma Proposta de plano de marketing para novo Modelo de Sócio Torcedor. 2013. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/669 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455954891702272 |